Em 2015, com o objetivo de revolucionar o setor bancário, criamos a primeira conta digital gratuita do Brasil. Tiramos as burocracias da frente e tornamos possível às pessoas mergulharem em uma plataforma com diversos serviços e produtos financeiros.

Hoje, somos uma empresa de tecnologia com o propósito de simplificar a vida das pessoas através de serviços financeiros e não financeiros, todos integrados em um mesmo aplicativo.

Junto com evolução do nosso negócio, cresceu também o nosso compromisso com a sociedade e com o planeta. A partir dele, fortalecemos nossos pilares de responsabilidade financeira, ambiental, social e de governança - o que também é conhecido como ESG.

Diariamente investimos em ações alinhadas à nossa Materialidade e aos nossos pilares de sustentabilidade e nesse post vamos te contar mais sobre cada um deles. Antes, que tal relembrar o que é ESG?

O que é ESG?

ESG, do inglês environmental (ambiental), social e governance (governança), corresponde ao conjunto de iniciativas de uma organização para redução do impacto no meio ambiente, da sociedade (reduzindo a desigualdade, por exemplo) e para aprimorar os processos administrativos, ampliando a transparência frente a todos os públicos.

Os temas materiais do Inter

Realizamos uma Pesquisa de Materialidade e por meio dela conseguimos mapear temas prioritários para trabalharmos dentro de cada um dos nossos pilares:

Pilares FASG

Financeiro

De modo interno, apoiamos o desempenho econômico do Inter e mantemos o ritmo de inovação. Externamente, consiste em alavancar a inclusão financeira da população além de aprimorar a experiência dos nossos clientes.

Ambiental

Internamente, promovemos a ecoeficiência através do nosso modelo de baixo carbono, reduzindo as consequências negativas de nossa operação. Já externamente, levar produtos e serviços para os nossos clientes que impactem menos e beneficiem o meio ambiente.

Social

Com foco interno, consiste em promover a capacitação dos colaboradores em sustentabilidade, além de priorizar o bem-estar dos times, incluindo a promoção de um ambiente diverso e inclusivo. E externamente, incentivar os clientes a aprimorarem sua relação com o dinheiro por meio de diversas iniciativas de Educação Financeira, tema transversal de nossa Materialidade. Além disso, fomentar práticas de Investimento Social Privado e Voluntariado Corporativo.

Governança 

Internamente, garantimos a manutenção de processos robustos de ética e integridade, incluindo políticas, treinamentos obrigatórios e comunicações diversas. No âmbito externo, além de acompanhar a evolução dos modelos de governança corporativa para evoluir o modelo do Inter, estarmos sempre na vanguarda da privacidade e segurança digital.

Materialidade

A materialidade é traduzida na relevância de temas da sustentabilidade para um modelo de negócio específico, aos olhos de seus diversos públicos de relacionamento. A partir dela, são observados os riscos e oportunidades que podem guiar a priorização das iniciativas estratégicas de impacto da corporação.

Os temas identificados como materiais do Inter, enaltecidos em nossa Escuta aos Stakeholders realizada em 2021 são:

  • Experiência do Cliente;
  • Desempenho Econômico;
  • Inovação e Negócios;
  • Educação Financeira;
  • Diversidade e Igualdade;
  • Ética, Integridade e Transparência;
  • Privacidade e Segurança de Dados;
  • Marca e Reputação.

Ecoeficiência no Inter

Se comparado com o modelo de negócio tradicional de grandes instituições, temos a ecoeficiência como um grande diferencial. Por isso, ao utilizar os serviços do Super App, nossos clientes podem se considerar mais sustentáveis.

  • Fomos o primeiro banco digital a divulgar e neutralizar suas emissões de carbono [linkar texto sobre carbono];
  • Abrimos milhares de novas contas todos os dias sem usar 1 folha de papel;
  • Consumimos 96% menos água, 95% menos energia e emite 95% menos carbono que outras empresas do mesmo setor.
  • Realizamos, em 2022, 36 ações sociais, impactando positivamente a vida de mais de 180 mil brasileiros.
  • Financiamos um Título Verde no valor de 56 milhões;
  • Lançamos da seção Vida Sustentável no Super App com possibilidades para os clientes também realizarem atitudes sustentáveis;
  • Lançamos Fundos de Investimentos de caráter ESG em nossa plataforma de investimentos;
  • Assinamos o Princípios de Investimento Responsáveis (PRI) e passamos a fazer parte do Investidores pelo Clima (IPC);
  • Integramos o Hub ODS Minas Gerais, iniciativa liderada pela Rede Brasil do Pacto Global - ONU em conjunto com a Rede Desafio 2030;
  • Recebemos em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro do GHG Protocol; por nossa transparência e completude no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa;
  • Compensamos nossas emissões de gases de efeito estufa desde 2020 através de projetos de proteção da Amazônia e Energia Renovável;
  • Ganhamos o prêmio de melhor ESG, segundo o Ranking Institucional Investor em 2021;

Iniciativas ESG

Algumas das nossas iniciativas sustentáveis:

  • Desde 2002, o Inter já atuava em prol de comunidades, por meio de doações para instituições que lutam por causas como direito da criança e do idoso, educação e incentivo à cultura.
  • Em 2019 criamos uma área de Sustentabilidade Empresarial que, além de endereçar a estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) do Inter, estruturou nossa agenda de responsabilidade social.
  • Para enaltecer o S dessa iniciativa, surgiu o grupo Inter Voluntariado, que mobiliza grande parte de seus colaboradores para protagonizarem ações sociais que visam levar impacto positivo para as pessoas. Desde o início, já impactamos mais de 600 mil pessoas, além da destinação de 7,6 milhões através do investimento social privado.
  • Todo esse impacto conta com a participação ativa dos +590 Inter Voluntários que ajudam a fortalecer essa agenda no relacionamento com a sociedade, parceiros sociais e instituições atuantes em prol de prestar apoio humanitário, desenvolvimento social e redução das desigualdades.
  • Também possuímos um grupo chamado Catalisadores da Sustentabilidade no qual convidamos todos os Sangue Laranjas para participarem. Com o grupo disseminamos conteúdos relacionados a Sustentabilidade e damos a possibilidade de todos serem protagonistas através da inscrição de ideias inovadoras de impacto que serão aceleradas.

Além disso, em janeiro de 2023 lançamos a Seção Vida Sustentável dentro do Super App como uma iniciativa para incentivar clientes do Inter a adotarem atitudes sustentáveis no dia a dia. Pela primeira vez em uma conta digital é oferecido um espaço assim. Dentre as funcionalidades da nova seção estão:

  • Doação de cashback recorrente;
  • Inscrição em milhares de vagas trabalho voluntário;
  • Calculadora de Carbono;
  • Lojas com diferenciais sustentáveis presentes no Inter Shop;
  • Disponibilização de conteúdos de Educação Financeira e Socioambiental;
  • Doutor Inter, funcionalidade de consultas médicas online pelo Super App.

Fazer o que é certo – Nossa Governança

As pessoas são nossos maiores ativos e isso só acontece porque estabelecemos uma relação de confiança com elas. Temos um Programa de Integridade sólido que estabelece ações, normas e diretrizes internas para garantirmos que essa relação esteja em constante fortalecimento. Ele é dividido em 9 pilares: 

  1. Governança e cultura: constante e visível apoio dos administradores à cultura de ética, integridade e observância à legislação.
  2. Avaliação de riscos de integridade e controles: gestão de riscos de integridade e conformidade decorrentes do não cumprimento das obrigações legais e regulatórias como normas externas, Código de Conduta e Ética, etc.
  3. Conformidade de terceiros: a Due Diligence de Integridade é realizada com o intuito de conhecer e avaliar o perfil das empresas que o Inter e suas subsidiárias pretendem celebrar contratos, para avaliar o risco de reputação, corrupção e má conduta.
  4. Comunicação e treinamento: definição de uma estratégia para elaboração de planos de treinamentos para a multiplicação do conhecimento.
  5. Políticas e procedimentos: possuímos o Sistema Normativo que regulamenta e direciona as condutas esperadas e processos internos para formalizar a governança e garantir a continuidade dos nossos negócios dentro dos padrões éticos e sustentáveis.
  6. Monitoramento e Auditoria: monitoramento constante do Programa de Integridade do Inter para garantir sua eficácia.
  7. Canal de Ética: principal mecanismo para identificação de descumprimento do Código de Conduta e Ética. É dever de todos os colaboradores, fornecedores, parceiros e terceiros relatar condutas inadequadas e violação ao nosso Código de Ética e Conduta.
  8. Apuração e investigação interna: apuração de irregularidades nos processos internos e denúncias de fraudes, corrupção, conflitos de interesse e demais riscos à reputação, imagem e integridade do Inter.
  9. Reporte: ritos de reportes institucionais bem definidos que visam garantir a adequada gestão e governança dos temas relacionados à conformidade legal e integridade corporativa.

Entenda mais sobre o Programa de Integridade Inter

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir uma conta no Inter?

Abrir sua conta no Inter é rápido e muito simples vem ver =)...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como conseguir dinheiro de volta no Inter

No Inter os clientes recebem dinheiro de volta no uso de vários produtos para gastar...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Vale a pena abrir uma Conta Digital no Inter?

Listamos 7 motivos para te provar que vale a pena ter sua conta digital com...

Leia mais