Com a evolução do nosso negócio, cresce também a nossa responsabilidade para com as pessoas e com o planeta. O Inter tem pilares sólidos com foco na responsabilidade financeira, ambiental, social e de governança - o que também é conhecido como ESG.

Em 2015, com o objetivo de revolucionar o setor bancário, criamos uma conta que revolucionou o mercado por ser a primeira 100% digital e gratuita do Brasil. Tiramos as burocracias da frente e tornamos possível às pessoas mergulharem em uma plataforma com diversos serviços e produtos parceiros, justos e inclusivos.

Hoje somos um Super App totalmente digital, e nosso propósito evoluiu para simplificar a vida das pessoas, já que agora oferecemos também diversos produtos não financeiros. Nascemos com a sustentabilidade e a ecoeficiência em nosso DNA, mas sabemos que a sociedade tem expectativas sobre nós e nos comprometemos com elas.

Por isso, desenvolvemos diariamente ações alinhadas à nossa Materialidade, aos nossos pilares de sustentabilidade e não vamos parar. A seguir contamos um pouco mais sobre cada um deles, mas antes uma breve explicação sobre o que é ESG

ESG: ações em prol da sociedade, do meio ambiente e de governança

Como já adiantado no título, ESG é uma sigla em inglês que visa medir as ações de uma empresa nos pilares ambiental (environmental), social e governança (governance).

Essas ações são tomadas como base para diminuir o impacto no meio ambiente, para melhorar a sociedade (reduzindo a desigualdade, por exemplo) e para aprimorar os processos administrativos, ampliando a transparência para os demais stakeholders.

Realizamos uma Pesquisa de Materialidade e por meio dela conseguimos mapear temas prioritários a trabalharmos dentro de cada um dos nossos pilares. Agora, vamos falar sobre eles.

Pilares FASG

Financeiro

De modo interno, apoiar o desempenho econômico do Inter e manter o ritmo de inovação. Externamente, alavancar a inclusão financeira da população além de aprimorar a experiência dos nossos clientes.

Ambiental

Internamente, promover a ecoeficiência através do nosso modelo de baixo carbono, reduzindo as externalidades negativas de nossa operação. Já externamente, levar produtos e serviços para os nossos clientes que impactem menos e beneficiem o meio ambiente.

Social

Com foco interno, promover a capacitação dos colaboradores em sustentabilidade, além de priorizar o bem-estar dos times, incluindo a promoção de um ambiente diverso e inclusivo. Externamente, incentivar os clientes a aprimorarem sua relação com o dinheiro por meio de diversas iniciativas de comunicação sobre Educação Financeira, tema transversal de nossa Materialidade. Além disso, fomentar práticas de Investimento Social Privado e Voluntariado Corporativo.

Governança 

Internamente, garantir a manutenção de processos robustos de ética e integridade, incluindo políticas, treinamentos obrigatórios e comunicações diversas. No âmbito externo, além de acompanhar a evolução dos modelos de governança corporativa para evoluir o modelo do Inter, estarmos sempre na vanguarda da privacidade e segurança digital.

Materialidade

A materialidade é traduzida na relevância de temas da sustentabilidade para um modelo de negócio específico, aos olhos de seus diversos públicos de relacionamento. A partir dela, são observados os riscos e oportunidades que podem guiar a priorização das iniciativas estratégicas de impacto da corporação. Os temas identificados como materiais do Inter, enaltecidos em nossa Escuta aos Stakeholders mais recente são:  Experiência do Cliente; Desempenho Econômico; Inovação e Negócios; Educação Financeira; Diversidade e Igualdade; Ética, Integridade e Transparência; Privacidade e Segurança de Dados; e Marca e Reputação.

Ecoeficiência no Inter

Se comparado com o modelo de negócio tradicional de grandes instituições, temos a ecoeficiência como um grande diferencial. Por isso, ao utilizar os serviços do Super App, nossos clientes podem se considerar mais sustentáveis.

  • Fomos o primeiro banco digital a divulgar e neutralizar suas emissões de carbono;
  • Abrirmos milhares de novas contas todos os dias sem usar 1 folha de papel;
  • Utilizamos –92,8% de consumo de água, emitimos –91,5% de carbono e consumimos –96,6% de energia;
  • Financiamos um Título Verde no valor de 56 milhões;
  • Lançamento de Fundos de Investimentos de caráter ESG em nossa plataforma de investimentos;
  • Assinamos o Princípios de Investimento Responsáveis e passamos a fazer parte do Investidores pelo Clima;
  • Integramos o Hub ODS Minas Gerais, iniciativa liderada pelo Pacto Global das Nações Unidas em conjunto com a Rede Desafio 2030;
  • Recebemos em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do GHG Protocol por nossa transparência e completude no Inventário de Emissões;
  • Neutralizamos o nosso carbono de 2020 através de projetos da Amazônia;
  • Ganhamos o prêmio de melhor ESG, segundo o Ranking Institucional Investor;

Iniciativas sociais

Algumas das nossas iniciativas no âmbito interno são, o grupo Inter Voluntariado, que mobiliza nossos colaboradores a protagonizarem ações em prol de pessoas e projetos ao longo de todo o ano, o projeto Catalisadores da Sustentabilidade, que é um grupo interno criado para disseminar assuntos essenciais de sustentabilidade dentro do Inter e dar protagonismo a ideias inovadoras de impacto, e a assinatura e adesão aos 10 princípios do Pacto Global da ONU, que também se mostrou um importante diferencial na nossa trajetória ESG.

No Inter Voluntariado já possuímos mais de 200 voluntários ativos que atuaram em mais de 50 projetos. Desde 2019, com a criação de uma área interna de Sustentabilidade que coordena as atividades de Responsabilidade Social, impactamos mais de 465 mil pessoas.

Além disso, viabilizamos mais de R$ 4.100.000,00 em doações, para projetos de auxílio à pessoas em situações vulneráveis por meio do Inter Voluntariado e doações institucionais para parceiros sociais ou instituições atuantes em emergências humanitárias.

Fazer o que é certo – Nossa Governança

As pessoas são nossos maiores ativos e isso só acontece porque estabelecemos uma relação de confiança com elas. Temos um Programa de Integridade sólido que estabelece ações, normas e diretrizes internas para garantirmos que essa relação esteja em constante fortalecimento. Ele é dividido em 9 pilares:

1) Governança e cultura: constante e visível apoio dos administradores à cultura de ética, integridade e observância à legislação.

2) Avaliação de riscos de integridade e controles: gestão de riscos de integridade e conformidade decorrentes do não cumprimento das obrigações legais e regulatórias como normas externas, Código de Conduta e Ética, etc.

3) Conformidade de terceiros: a Due Diligence de Integridade é realizada com o intuito de conhecer e avaliar o perfil das empresas que o Inter e suas subsidiárias pretendem celebrar contratos, para avaliar o risco de reputação, corrupção e má conduta.

4) Comunicação e treinamento: definição de uma estratégia para elaboração de planos de treinamentos para a multiplicação do conhecimento.

5) Políticas e procedimentos: possuímos o Sistema Normativo que regulamenta e direciona as condutas esperadas e processos internos para formalizar a governança e garantir a continuidade dos nossos negócios dentro dos padrões éticos e sustentáveis.

6) Monitoramento e Auditoria: monitoramento constante do Programa de Integridade do Inter para garantir sua eficácia.

7) Canal de Ética: principal mecanismo para identificação de descumprimento do Código de Conduta e Ética. É dever de todos os colaboradores, fornecedores, parceiros e terceiros relatar condutas inadequadas e violação ao nosso Código de Ética e Conduta.

8) Apuração e investigação interna: apuração de irregularidades nos processos internos e denúncias de fraudes, corrupção, conflitos de interesse e demais riscos à reputação, imagem e integridade do Inter.

9) Reporte: ritos de reportes institucionais bem definidos que visam garantir a adequada gestão e governança dos temas relacionados à conformidade legal e integridade corporativa.

Entenda mais sobre o Programa de Integridade Inter. 

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir uma conta no Inter?

Abrir sua conta no Inter é rápido e muito simples vem ver =)...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como conseguir dinheiro de volta no Inter

No Inter os clientes recebem dinheiro de volta no uso de vários produtos para gastar...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Vale a pena abrir uma Conta Digital no Inter?

Listamos 7 motivos para te provar que vale a pena ter sua conta digital com...

Leia mais
De olho no mercado
Como diversificar uma carteira de ações

Veja como compor uma carteira de ativos que te trará resultado...

Leia mais