Você sabe quanto lixo um shopping produz por ano? O Inter também não. A gente precisou pesquisar pra descobrir.

Um shopping gera em média 950 toneladas de resíduos sólidos por ano, enquanto nós geramos apenas cerca de 8,8% desse valor. Isso só é possível porque a ecoeficiência é prioridade pra gente desde a criação do nosso modelo de negócio, um modelo digital feito pra simplificar a vida das pessoas enquanto também contribui para um futuro mais sustentável.

Nosso Super App reúne mais de 300 lojas na palma da sua mão, uma forma muito mais sustentável que reduz além da economia de resíduos, o consumo de água, energia e carbono.

Além disso, com a nova seção Vida Sustentável os clientes do Inter podem fazer doações de cashback, inscrição em vagas de trabalho voluntário, calcular e compensar o seu Impacto no Clima, conferir as lojas parceiras do Inter Shop com diferenciais sustentáveis, acessar conteúdos de educação financeira, educação socioambiental e muito mais. Ou seja, o Inter além de ser muito mais prático traz comodismo e é mais ecoeficiente.

E além de uma baixa produção de resíduos, é importante também fazer a gestão deles. Continue lendo para entender mais sobre isso 🌳

Afinal, o que é gestão de resíduos sólidos?

Fazer uma gestão de resíduos é garantir que todas as etapas desde a geração do resíduo até o seu descarte sejam realizadas de forma correta. Essas etapas são fundamentais e são estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente como:

  • Coleta;
  • Armazenamento;
  • Transporte;
  • Tratamento;
  • Destinação final.

E qual é a consequência de não fazer um descarte correto dos resíduos? Além de estar na lei como crime ambiental para as empresas que descumprirem as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, há todo um ecossistema sendo afetado pela ausência de uma condução correta deles.

Na maioria dos casos, a falta da gestão de resíduos sólidos impacta negativamente a fauna e flora, podendo ter consequências irreversíveis para o meio ambiente.

Imagine o efeito de toneladas de resíduos sendo descartados de maneira incorreta na natureza. Sem dúvidas isso causaria enormes problemas ambientais.

Então, qual a importância de fazer uma gestão de resíduos?

Empresas que fazem uma gestão responsável de resíduos sólidos demonstram compromisso com as pessoas e com o meio ambiente. E claro, ao optar por esses tipos de empresas, e cuidando da gestão dos resíduos da sua própria residência, você que está lendo esse post também contribui para um futuro melhor.

Veja algumas vantagens da gestão de resíduos correta:

  • Redução da poluição ambiental;
  • Diminuição dos gastos com a limpeza urbana;
  • Minimização de disseminação de doenças;
  • Melhoria da qualidade de vida.

O ideal é que cada vez menos resíduos cheguem aos aterros sanitários. E podemos contribuir para isso de duas formas: diminuindo a geração de resíduo ou reciclando o que já foi gerado. Com o aumento da reciclagem, aumentamos a vida útil dos aterros e fomentamos a cadeia produtiva associada, gerando renda para as famílias que vivem da coleta seletiva.

Como o Inter começou sua gestão de resíduos

Com a mudança da sede do Inter para o Edifício Aureliano Chaves, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a gestão ambiental em relação ao gerenciamento de resíduos também evoluiu.

Em 2020 iniciamos a reciclagem de alguns tipos de materiais e encaminhamos cerca de sete toneladas de papelão para reaproveitamento.

Além disso, nesse mesmo ano desenvolvemos um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) com uma empresa especializada para melhorar o aproveitamento do nosso potencial de reciclagem.

Também demos início ao treinamento dos nossos colaboradores sangue laranja sobre reciclagem, compartilhando as principais orientações sobre a prática e o quanto ela agrega, ambiental e financeiramente falando.

Com o aperfeiçoamento no nosso gerenciamento de resíduos, passamos ainda a medir a quantidade de materiais desviados do aterro sanitário e destinados para a reciclagem.

Digital de verdade

Por sermos uma empresa com atuação no meio digital, temos esse viés refletido em nossos processos operacionais internos e na interface com o cliente.

Assinatura Eletrônica

Em 2021, continuamos com o uso contínuo e abrangente de serviços de assinatura eletrônica. Por meio dela, a maior parte dos nossos termos e contratos se passam no ambiente digital, sem gerar resíduos, além de ganharmos em eficiência.

Ao todo, foram 2.676.381 folhas de papel evitadas que representam as seguintes economias:

  • 7.169 kg de resíduos;
  • 321 árvores;
  • 1.084.038 litros de água;
  • 109.357 kg de carbono.

Resíduos Eletrônicos

Em relação a maioria dos nossos resíduos eletrônicos, a destinação dos computadores é responsabilidade da empresa que os fabrica, como definido em nossos contratos de Leasing.

Isso significa que, ao utilizarmos a maioria os materiais eletrônicos da Apple, ela mesmo se responsabiliza pela correta destinação, como reciclagem e reuso de todos os seus subprodutos, seguindo diretrizes de economia circular.

Já os que são de nossa responsabilidade, ao fim da sua vida útil, são recolhidos por uma empresa especializada para correto tratamento e descarte. Para além disso, mantemos em nossa sede dois postos de descarte de pilhas e baterias e incentivamos o descarte correto desses materiais.

Pensar no planeta pode ser simples! Baixe o Super App Inter.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
O que o Inter faz pra ser ecoeficiente?

Por ano o Inter consome só 1 5% da água utilizada pelos bancos tradicionais. Só no...

Leia mais
Viver é Inter
Por que o Inter é uma empresa ecoeficiente? Entenda nossa emissão de carbono!

Você sabe quanto carbono um banco emite por ano? Como somos um Super App sustentável ...

Leia mais
Viver é Inter
ESG no Inter: olhar para um futuro mais sustentável

Aqui no Inter nos preocupamos e nos responsabilizamos com as pessoas e com o planeta....

Leia mais