Você já conhece o modelo de 3 linhas de defesa do Inter?

Essa é uma forma simples e eficaz de melhorar a comunicação do gerenciamento de riscos e controles por meio do esclarecimento dos papéis e responsabilidades essenciais.

O modelo das três linhas presa que o desenvolvimento e a implementação de atividades de controles internos elaboraram são responsabilidades de todos os integrantes do Inter, ou seja, desde o funcionário que está envolvido diretamente na operação até o mais alto executivo 🧡

Tabela com linhas de defesa do Inter.

1ª linha de defesa: GESTÃO OPERACIONAL

É formada pelas áreas de negócios e operacionais, responsáveis por identificar, mensurar, avaliar e mitigar os riscos inerentes como parte das atividades do dia a dia.

Além disso, são responsáveis também pela execução dos controles, em resposta aos riscos, e/ou pela definição e implementação de planos de ação para garantir a efetividade do ambiente de controle interno, mantendo os riscos dentro dos níveis aceitáveis.

2ª linha de defesa: FUNÇÕES DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, CONFORMIDADE E CONTROLES INTERNOS

Áreas de supervisão, responsáveis por estabelecer políticas e procedimentos de gerenciamento de riscos e conformidade para o desenvolvimento e/ou monitoramento dos controles da primeira linha de defesa. Destacam-se as áreas de Compliance, Risco Operacional e Controles Internos.

3ª linha de defesa: AUDITORIA INTERNA

Auditoria Interna, responsável por avaliar de maneira independente a eficácia do gerenciamento de riscos e dos controles internos, incluindo a forma como as primeiras linhas de defesa alcançam os seus objetivos, reportando os resultados de seus trabalhos ao Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Alta Administração.

Visamos sempre estabelecer normas, ações e diretrizes sustentadas pela ética, transparência e integridade para cada dia mais simplificar a vida dos clientes de forma segura e correta.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
Compliance na prática: Política de Anticorrupção do Inter

Possuímos uma Política de Anticorrupção para colaboradores e parceiros de negócios confira!...

Leia mais
Viver é Inter
Relatório Anual 2021 do Inter: fique por dentro!

Nosso Relatório Anual 2021 já está disponível. Saiba mais sobre a nossa jornada de geração...

Leia mais
Viver é Inter
O Inter na Nasdaq: o que isso significa?

O Inter passou por uma reorganização societária. Confira como e por que isso aconteceu!...

Leia mais