O Day Trade é uma forma de operar no mercado financeiro que depende das oscilações da bolsa de valores para as operações. Como o mercado é difícil de prever, é essencial para o trader estabelecer um limite de perda e um bom gerenciamento de risco.

Nesse artigo, vamos falar sobre os riscos do Day Trade e como boas práticas podem contribuir com as suas operações. Vem com a gente!

O que é Gerenciamento de Risco?

Em termos básicos, gerenciamento de riscos são técnicas nas operações financeiras que têm o objetivo de controlar as perdas e otimizar resultados. Além disso, é uma maneira de avaliar uma estratégia operacional, já que seu objetivo é ter ganhos maiores que perdas.

Independentemente da metodologia utilizada, o gerenciamento de risco estabelece, a partir de alguns critérios, o que fazer e o que não fazer. Ou seja, gerenciamento de risco é impedir a perda do valor investido.

Como fazer Gerenciamento de Risco?

Alguns fatores são fundamentais para estabelecer uma estratégia de gerenciamento de risco. Você precisa entender as dinâmicas do mercado financeiro, logo, ficar atento aos movimentos econômicos e funcionamento da bolsa.

Além disso, é importante definir uma estratégia de atuação, com pontos que orientem as decisões nas operações. Essa estratégia deve estar alinhada com seus objetivos a curto e longo prazo.

Essa estratégia deve levar em conta aspectos como:

Stops

Os stops são os momentos que o trader fecha a operação. É uma ordem que pode ser disparada automaticamente ou manualmente quando os ativos chegam a limites colocados no começo da operação.

Você deve definir dois gatilhos para encerrar uma operação: o Stop Loss, que impede prejuízos ao controlar o quanto você pode perder e o Stop Gain, que atua como um gatilho da meta diária, controlando o impulso de operar depois de alcançar resultados planejados.

Ou seja, o Stop Loss encerra quando o ativo cai até o ponto definido e o Stop Gain quando alcança um objetivo específico.

Antes de fazer o seu INVESTIMENTO na BOLSA DE VALORES, você precisa saber o que fazer em todos os cenários possíveis, seja de GAIN (ganho) ou de LOSS (perda). Nesse vídeo, RODRIGO COHEN te conta o que é STOP LOSS e porque ele é o melhor amigo de quem faz DAY TRADE. Vem com a gente!

Limitar operações diárias

Além de definir momentos de encerrar, você também precisa ter um limite de operações. É importante limitar o número de operações abertas em cada ativo. Essa quantidade deve considerar as possibilidades de perda e conciliar o controle emocional.

Quanto mais operações em diferentes ativos, mais exposição a risco de perda e, portanto, maior é a necessidade de atenção. Por isso, é importante ter um valor máximo de operações abertas para manter a estratégia.

Definir tamanho de lote

Lotes são números mínimos de unidade de um ativo que pode ser negociado na bolsa. Para boas operações, é necessário saber estabelecer lotes operacionais. Existem alguns fatores que você deve considerar:

  • Seu momento de trader: a experiência com negociações na bolsa deve ser considerada. Se você já está acostumado com as dinâmicas pode operar com lotes grandes, do contrário, é importante definir lotes menores e aumentar a partir de objetivos alcançados. É interessante começar com lotes mínimos.
  • O mercado: é fundamental considerar como está o mercado está para definir os tamanhos dos lotes operacionais. Por exemplo, levar em conta contextos de volatilidade e liquidez.
  • Tamanho da conta: finalmente, você deve considerar quanto de dinheiro tem em conta e quanto está sendo solicitado pela corretora. Você precisa definir um valor que não seja alto demais para não operar no limite da sua conta.

A regra do 1%

Uma estratégia comum entre Day Traders é a famosa regra do 1%. Essa regra estabelece que você nunca deve colocar mais de 1% de seu capital de investimento em um único trade. Ou seja, o trade precisa ter um limite abaixo de 1% do capital total.

Logo, se você possui R$ 1.000,00 na sua conta, nenhum trade deve ultrapassar o limite de RS10,00. Geralmente, essa regra é mais levada em conta por traders que possuem uma carteira mais baixa. Com valores mais altos alocados é possível aumentar essa porcentagem.

Essa regra é uma forma de fazer gestão de risco do seu patrimônio e garantir que não vai perder mais do que deveria em apenas uma operação.

Gerenciamento de risco 2x1

Outra possibilidade de estratégia comum entre Day Traders é o gerenciamento 2x1.  Nele você busca lucrar pelo menos 2 vezes mais que seu stop. Dessa forma, você deve estabelecer uma proporção de 2 para 1 entre seu stop gain e loss.

Ou seja, se você busca lucrar RS 1.000,oo reais, seu stop deve ser de RS 500,00. Essa estratégia é baseada em uma taxa de acerto de 33%, onde o trader está disposto a perder 1 a cada 3 operações.

Diversifique suas operações

Assim como a regra do 1% estabelece que você não deve apostar todas suas fichas em uma única operação, o ideal é sempre manter sua carteira diversificada, investindo em diferentes ativos e mercados.

Essa abertura te assegura contra eventuais quedas enquanto te possibilita novas oportunidades de ganho.

Uma boa combinação é não apenas escolher ativos diversos, mas também alternar suas estratégias em relação a cada um. Por isso é importante conhecer bem o mercado, para associar as estratégias certas à cada ativo.

Use ferramentas adequadas

Como o mercado muda todos os dias e as oscilações impactam seus investimentos, vale a pena investir em ferramentas seguras que te ajudam a verificar perdas e ganhos. Com elas é possível estabelecer stop points automáticos e reduzir o fator emocional na hora de operar, por exemplo.

Também existem ferramentas que mostram gráficos em tempo real dos mercados e possibilitam operar diretamente pelos gráficos, auxiliando na tomada de decisão e estabilidade das operações. 

A Inter Invest permite que os traders operem com tranquilidade. Além de uma plataforma completa e intuitiva, lá você encontra diversas opções de ferramentas que vão potencializar sua experiência com o Day Trade. 

Conheça as ferramentas de Day Trade do Inter!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0d4d51e42cf4422facf48cd58c7e8796_1686670654897-compressed.jpeg
Helena BenficaConteúdo e CRM

Jornalista pela UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Day Trade: Quais as melhores ferramentas?

Conheça as ferramentas que vão facilitar suas operações day trade...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
O que é Day Trade?

Se você navega pelo mundo dos investimentos já deve ter escutado o termo Day Trade...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Stock Picking: o que é e como fazer

Entenda como comprar ações mais baratas para vender quando elas se valorizam ...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Quais as diferenças entre NASDAQ e NYSE?

Confira a diferenças entre as principais bolsas dos EUA: NASDAQ e NYSE!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
O que é CRI e como investir

Os Certificados de Recebíveis imobiliários (CRI) são alternativas de renda fixa não atreladas à Selic....

Leia mais