Você sabe o que é gestão financeira e costuma aplicá-la em seu negócio?

Um dos grandes desafios enfrentados por empreendedores é, em meio a todas as obrigações empresariais, encontrar tempo para cuidar do planejamento financeiro da empresa. Se esta é uma realidade para você, #contacomagente para aprender medidas básicas, mas que são fundamentais para uma boa gestão financeira empresarial. Continue a leitura!

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos aplicados em uma empresa para que seja possível controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras.

Através da gestão financeira, os gestores podem avaliar o cenário em que a empresa está inserida e, a partir disso, traçar metas e planejar ações para que o capital da empresa seja utilizado da melhor forma possível.

Criar uma gestão financeira eficiente exige muita organização, conhecimento sobre a operação da empresa e visão de negócio. E claro, exige conhecimento sobre ferramentas tecnológicas, já que sem elas a visão sobre a realidade financeira da empresa se torna mais complexa.

Para que serve?

O objetivo de qualquer empresa é faturar mais e, consequentemente, ver sua margem de lucro aumentar, concorda?

Pois bem, a gestão das finanças empresariais visa facilitar o atingimento desse objetivo. Através do desenvolvimento e aplicação de boas práticas de gestão financeira, os profissionais podem ter uma noção melhor sobre o negócio e mercado. Assim, eles podem traçar estratégias que contribuam para o alcance dos resultados desejados.

E não é só isso! Gestão financeira também é sinônimo de organização financeira. Nesse sentido, é importante para que a visualização de todas as informações sobre a situação financeira da empresa se torne mais clara e objetiva. Logo, reduzir custos e potencializar algum determinado investimento, por exemplo, podem ser feitos de forma mais segura. Resumindo, essa gestão traz mais equilíbrio para o dia a dia de uma empresa.

Qual é a sua importância?

Se você chegou até aqui, já entendeu o quanto a gestão das finanças de uma empresa é importante e necessária. Veja abaixo alguns dos seus principais benefícios.

  • Ajuda a empresa a honrar seus compromissos financeiros;
  • Visa aumentar a receita da organização e reduzir despesas;
  • Possibilita que investimentos sejam feitos de forma segura;
  • Promove uma correta destinação dos recursos financeiros da empresa;
  • Possibilita uma maior previsibilidade financeira ao negócio;
  • Atua na manutenção da qualidade dos produtos/serviços ofertados pela empresa;
  • Protege o patrimônio da empresa.

Gestão financeira: 8 dicas para alcançar mais eficiência

Separamos 8 dicas que vão ajudá-lo a manter as finanças em dia. Confira!

1. Desenvolva um bom planejamento financeiro

Para que qualquer gestão financeira, empresarial ou pessoal, seja bem-sucedida, a adoção de um planejamento é uma tarefa obrigatória.

Seja por meio de softwares mais elaborados, ou planilhas básicas que mostrem todas as despesas fixas da empresa, é fundamental que exista este controle das finanças. Isso facilita o processo de definição dos investimentos a serem realizados em um determinado período, assim como as entradas de capital.

A sugestão é que o planejamento financeiro não seja negligenciado, pois os resultados positivos da sua empresa estão definitivamente relacionados a ele.

2. Seja organizado

Organização é indispensável para qualquer empreendedor. Ter as informações do fluxo de caixa bem definidas e separadas facilita a análise da situação financeira da sua empresa, permitindo assim um melhor planejamento.

Dessa forma, será possível prever cenários financeiros futuros e garantir que sua empresa não passe por aperto para arcar com suas responsabilidades.

3. Controle todos os gastos

Outro ponto que vai influenciar na gestão financeira da empresa é o controle dos gastos.

Nesse caso, é importante que nenhum tipo de despesa seja deixada de lado. Além disso, lembre-se de fazer a separação entre gastos fixos e variáveis. De forma resumida, podemos classificar os gastos fixos como aqueles que não sofrem interferência pelo volume de produção da sua empresa.

Fazem parte de grupo de gastos fixos, por exemplo, aluguel, despesas com telefonia, limpeza e outros. Já os gastos variáveis são aqueles diretamente relacionados à produção da sua empresa. Um exemplo é a matéria-prima usada, afinal quanto mais se produz, mais material é utilizado e, portanto, maior é o gasto.

Despesas com energia elétrica, fretes e mão de obra direta também são considerados gastos variáveis.

Assim, o controle desses gastos deve ser feito para que você se certifique que empresa recebe mais do que gasta, e assim assegurar bons resultados. Esse controle, aliado à análise diária do fluxo de caixa, ajudarão você a garantir a existência de recursos para pagar as contas.

>> Leia também: Como controlar as despesas administrativas?

4. Guarde dinheiro e o invista

Sabe aquele dinheirinho que está parado na conta da empresa e que não vai ser usado por agora?

Ele pode ser usado para gerar mais receita para o negócio. Existem diversos investimentos de baixo risco que entregam uma rentabilidade bem maior do que a poupança e possuem liquidez diária. Assim, caso surja uma emergência, a empresa não estará descapitalizada.

5. Pague as contas em dia

Dentro da lógica de gastar menos e receber mais, quitar as contas em dia, evitando juros e multas, pode contribuir para a redução de gastos desnecessários.

Para isso, você precisa manter o fluxo de caixa da empresa sempre atualizado, só assim conseguirá garantir o pagamento das contas sem atraso.

Se a sua empresa não estiver passando por um bom momento financeiro e tiver despesas em aberto, uma boa alternativa pode ser negociar com os credores a diminuição do valor dos juros e multas a serem pagos.

6. Antecipe pagamentos que ofereçam desconto

A prática de realizar pagamentos antecipados pode ser uma ótima alternativa para economizar, pois você tem a possibilidade de negociar descontos para pagamentos feitos antes da data de vencimento.

Além de economizar recursos, essa medida ajuda a sua empresa a ter uma boa imagem diante dos fornecedores e contribui para facilitar o seu acesso a crédito, caso precise contratar um empréstimo no futuro.

7. Cuide para que não haja endividamento

Quando não controladas, dívidas podem se tornar uma bola de neve. Por isso, cuide para que a sua empresa não caia no endividamento e comprometa todo o futuro do negócio.

Para isso, siga a regrinha de “gastar menos do que ganha”. Nesse sentido, uma boa gestão financeira – além da aplicação das dicas dadas neste texto – tem papel fundamental para que a saúde financeira da empresa não seja comprometida.

Em caso de dívida, mantenha o controle sobre ela para que não se torne impagável. Outra alternativa é tentar substituir sua dívida por uma mais barata. Mas como?

Suponhamos que você tenha feito um empréstimo pessoal, com taxas e condições que se tornaram insustentáveis.

Para quitá-lo, você pode, por exemplo, solicitar um crédito com garantia de imóvel no Inter. Com o dinheiro adquirido, você paga a primeira dívida e conta com condições, taxas e prazos mais atrativos para pagar este segundo empréstimo.

8. Separe as finanças pessoais e empresariais

A separação das finanças pessoais das empresariais pode parecer uma dica básica, mas ela é essencial para o sucesso da gestão financeira empresarial. Mesmo assim, é comum ver empreendedores cometerem esse erro.

Ao separar as finanças pessoais das empresariais, você conseguirá fazer o acompanhamento contínuo das finanças e terá uma percepção real sobre a lucratividade da empresa.

O indicado é que sua empresa tenha uma conta em nome da pessoa jurídica e que você, dono do negócio, possua uma conta particular para seus gastos pessoais.

Quais são as consequências de uma má gestão financeira?

Como você já deve imaginar, uma gestão financeira mal aplicada pode causar diversos transtornos para um negócio.

A princípio, seus efeitos podem não ser visíveis. Porém, quando não identificados a tempo, pode fazer com que a operação da empresa seja inviabilizada.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão financeira de um negócio?

A tecnologia é uma ótima aliada no momento de realizar a gestão financeira. Isso porque ela promove organização e eficiência, além de poder automatizar processos que demorariam horas para serem realizados.

A tecnologia torna os funcionários da empresa mais produtivos, já que eles conseguem realizar tarefas de forma mais ágil e, assim, podem focar mais tempo em outras tarefas estratégicas.

Dessa forma, ela gera benefícios para o gestor e seus funcionários, além de ajudar a empresa a economizar dinheiro.

Conheça as soluções para empresas do Inter

No Inter, por exemplo, você pode ter uma conta digital 100% gratuita para cuidar das suas finanças pessoais e ainda pode contar com duas modalidades diferentes de conta digital para pessoa jurídica.

Conta digital PJ

Com a conta digital PJ do Inter, você tem acesso a uma conta empresarial que oferece todas as funcionalidades que a sua empresa precisa. Além da isenção total de tarifas, você tem a facilidade de resolver tudo pelo Internet Banking com segurança e agilidade.

Assim, ganha mais tempo para cuidar das questões da sua empresa. Conheça algumas das funcionalidades da conta PJ que podem deixar a gestão financeira empresarial mais simples:

  • TEDs e boletos mensais gratuitos;
  • Lista de favorecidos para transferências frequentes;
  • Convênio com as principais máquinas de cartão;
  • Agendamento de transferências;
  • Super extrato Inter;
  • Pagamento de boletos e títulos;
  • Folha de pagamento automática padrão CNAB 240;
  • Permissões de visualização/movimentação por usuário e acesso multicontas;
  • Cartão Mastercard para compras no débito;
  • Crédito sem anuidade e com cashback na fatura;
  • Sistema de cobranças completo;
  • E muito mais!

Conta digital MEI

Já para quem é microempreendedor individual, oferecemos a conta digital MEI, a primeira conta bancária totalmente isenta de tarifas para MEI.

A conta MEI oferece serviços essenciais para o dia a dia de um negócio, com a facilidade de fazer tudo pelo aplicativo.

Confira alguns dos serviços oferecidos:

  • TEDs e boletos mensais gratuitos;
  • Lista de favorecidos para transferências frequentes;
  • Convênio com as principais máquinas de cartão do mercado;
  • Agendamento de transferências;
  • Depósito de cheque por imagem;
  • Pagamento de boletos.

Agora que você já sabe que os benefícios da conta digital do Inter se estendem também para sua empresa, que tal começar a colocar a gestão financeira em prática?

Abra já sua conta digital MEI ou conta digital PJ e aproveite uma conta 100% digital e gratuita para cuidar do seu negócio!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
Fluxo de caixa: o que é e como fazer

O fluxo de caixa é uma ferramenta de auxílio ao controle financeiro de uma empresa...

Leia mais
Para o empreendedor
Saiba tudo sobre a Conta Digital PJ do Inter

Entenda como funciona a conta digital do Inter e saiba como ela está simplificando a...

Leia mais
Para o empreendedor
Digital e sem tarifas: Saiba tudo sobre a Conta digital MEI do Inter

Uma conta digital para MEI oferece serviços de gestão e movimentação financeira de forma 100%...

Leia mais
Para o empreendedor
Como abrir conta MEI no Inter?

Abra sua conta MEI 100% gratuita e livre de tarifas do Inter e simplifique a...

Leia mais
Para o empreendedor
Entenda o que é Lucro Presumido e como funciona essa tributação

O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para empresas no Brasil....

Leia mais
Para o empreendedor
Lucro Real: como funciona?

Entenda como funciona o Lucro Real um regime de tributação que as grandes empresas brasileiras...

Leia mais
Para o empreendedor
Faturamento MEI em 2022: entenda as mudanças no limite

O faturamento bruto anual para MEI não deve ultrapassar R$ 81 mil. Caso esse limite...

Leia mais
Para o empreendedor
O que é capital de giro e como calculá-lo?

E porque você empreendedor precisa saber disso! ...

Leia mais
Para o empreendedor
CNAE: saiba o que é e como consultar

Entenda porque o CNAE é essencial para sua empresa e saiba como escolher o ideal...

Leia mais