Uma das ferramentas dessa plataforma é o Home Broker 100% gratuito para quem deseja fazer investimentos com segurança, e que irá facilitar o acesso do investidor pessoa física ao mercado de ações com apenas alguns cliques.

Com a novidade, os clientes do Inter podem comprar e vender ações e outros ativos de renda variável pelo aplicativo ou Internet Banking, sem taxa de custódia e corretagem. Um jeito simples, prático e rápido para investir no mercado de ações!

Agora que você já sabe para que serve o Home Broker, é hora de aprender como acessá-lo!

Como fazer o primeiro acesso?

  • Abra o aplicativo do Inter selecione a opção Investir > Ações Brasil.
  • Se você ainda não fez seu teste de momento de investidor, precisará realizá-lo antes de acessar o Home Broker. E assinar o termo de adesão também;
  • Teste feito, clique em Home Broker;
  • Para seu primeiro acesso você precisará criar uma assinatura eletrônica, nada mais do que uma senha de oito dígitos que será solicitada em todas as operações que fizer no Home Broker.
Imagens da tela do Super App do Inter com o Home Broker em operação
Home Broker gratuito do Inter

Como inserir uma ordem de compra e venda?

Para vender e comprar seus primeiros ativos, siga o passo a passo:

  • Acesse o Home Broker pelo Super App do Inter;
  • No campo de busca, colocar o ativo ou nome da empresa, por exemplo, ABCD3 ou Empresa XPTO);
  • Ao achar o ativo que deseja nessa tela, você verá informações e outros benefícios para potencializar a sua ação;
  • Se você comprar menos do que o lote padrão, lembre-se de usar a letra F após o código da ação para que a compra seja fracionada;
  • Ao selecionar o ativo escolhido, eles estarão em "Ordem ao mercado"; 
  • Ao finalizar, clique em “Comprar” ou “Vender”, caso já tenha esse papel;

Importante: no Home Broker do Inter você só pode vender papeis que já tenha. Além disso, todas as operações são feitas dentro de um limite pré-estabelecido.

Esse limite operacional é um conceito dado pela B3 como uma forma de proteção contra os riscos inerentes a operações em bolsa, possibilitando aos clientes operarem em condições compatíveis com as suas movimentações e capacidade financeira.

Aqui no Inter seu limite operacional é: 100% o valor aplicado em renda fixa  (LCI e CDB), Tesouro Direto, CRI , CRA, debêntures + 50% do valor investido em renda variável + 100% do seu saldo em conta corrente.

Nessa conta a poupança, fundos de investimentos e CDB + Limite não são contabilizados. Caso você não tenha nenhum valor em renda fixa, seu limite é o valor que você tem em conta, tá bem? Para saber qual é o seu limite para operar, acesse o Home Broker, clique na opção Mais e a seguir em Financeiro

Nesse vídeo, a gente te conta como acessar e usar o novo Home Broker Inter para comprar ações, FIIs (Fundos Imobiliários), ETFs e mais.

Como acompanhar minhas ordens de mercado?

Acesse o Home Broker pelo Super App e vá para baixo em "Histórico de ordens". Lá você vai encontrar todos os seus ativos e o status que eles se encontram. Você pode filtrar por compra, venda, verificar os status, consultar os períodos e muito mais.

Com a tela aberta, além de verificar os seus ativos, você tem acesso as notas de corretagem com mais informações em tempo real.

Como conferir minhas notas de corretagem?

Ao fazer uma operação de compra ou venda no Home Broker gratuito do Inter, todos os detalhes de sua operação ficam registrados em notas de corretagem. Para consultar sua nota, siga as instruções:

  • Acesse seu Home Broker;
  • Role a tela para baixo;
  • Selecione "Notas de corretagem";
  • Nesta tela aparecerá várias opções importantes e detalhadas sobre o seu papel, preços, taxas, corretagem, enviar por email e até fazer o downloading em pdf da corretagem.

Como adquirir ações de empresas estrangeiras por meio do Home Broker?

Atualmente, você pode investir em ações estrangeiras por meio dos chamados “BDRs”(Brazilian Depositary Receipts Patrocinados ou Recibos de Ações Estrangeiras Negociadas na Bolsa Brasileira) através da nossa Plataforma Global de Investimentos

Os BDRs funcionam de maneira parecida com os fundos de investimentos. São certificados de valores mobiliários emitidos por empresas estrangeiras e negociados na B3 por instituições depositárias brasileiras.

Antes de investir, porém, é importante que o investidor conheça bem os tipos e níveis dos BDRs e entenda sobre os riscos envolvidos neste tipo de produto.

A ordem de compra de ações tem prazo de validade?

Os emolumentos, taxa de registro e liquidação são taxas cobradas pela B3. O valor total dessas taxas é de aproximadamente 0,0325% do volume financeiro total de compras e vendas realizadas e são obrigatórios para todas as corretoras.

Você paga esse valor tanto na hora de comprar quanto de vender um ativo. Ele é dividido entre taxa de negociação, liquidação e registro.

Dúvidas sobre o Home Broker

O Home Broker funciona fora do país?

Sim, funciona. A única restrição de acesso específico do Home Broker é com relação a endereços IPs não rastreáveis, tipicamente quando o usuário utiliza VPN, rede privada virtual que impede que o comportamento do usuário seja rastreado.

Só consigo acessar o Home Broker pelo aplicativo da Conta Digital?

O acesso já está disponível também pelo Internet Banking.

São cobradas as taxas de emolumentos?

Os emolumentos, taxa de registro e liquidação são taxas cobradas pela B3. O valor total dessas taxas é de aproximadamente 0,0325% do volume financeiro total de compras e vendas realizadas e são obrigatórios para todas as corretoras.

Você paga esse valor tanto na hora de comprar quanto de vender um ativo. Ele é dividido entre taxa de negociação, liquidação e registro.

O Home Broker tem a possibilidade de alavancagem, aluguel de ações e operar vendido?

Não é possível realizar essas operações pelo app ou pelo Internet Banking.Para realizá-las, entre em contato pelo chat do app ou ligue 3003-4070, opção 3.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/fdd72f263fb043aaa12c75e1d6664ace_img-20211222-wa0008.jpg
Rúbia GregórioAnalista de Conteúdo e CRM

Publicitária, especializada em Marketing Estratégico e técnica em Administração. Crio conteúdos que simplificam '')

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida
Home Broker: o que é, para que serve e como usar?

Quer saber mais sobre Home Broker? Neste post vamos explicar tudo sobre a funcionalidade...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Mitos x verdades sobre o Home Broker

Transparência é o nosso lema! ...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Simplificando a compra e venda de ações

Tiramos as principais dúvidas sobre as operações no Home Broker. ...

Leia mais
De olho no mercado
Como diversificar uma carteira de ações

Veja como compor uma carteira de ativos que te trará resultado...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
BDRs: O que são e como funcionam os recibos de empresas estrangeiras

Entenda o que são as BDRs e como começar a investir fora do Brasil!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2023

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais