O espírito natalino costuma fazer com que as pessoas estejam mais abertas à boas ações quando é chegado o fim do ano.

Este sentimento de ajuda ao próximo é muito nobre e não importa o tamanho da sua ação, o importante é que ela seja feita. O impacto de uma boa atitude será sempre positivo.

Separamos nesta matéria uma lista de ideias para você realizar seu gesto de caridade antes que o ano termine – e vale pensar em levá-las para o ano que vai chegar também, hein?!

Visite um lar de idosos

Nem sempre os familiares de idosos que vivem em casas de repouso conseguem visitá-los com frequência e muitos costumam ficar sozinhos.

Separe um tempo da sua agenda, convide sua família e façam a visita a um lar de idosos. Uma conversa, atenção e carinho podem mudar radicalmente o humor destes senhores e senhoras que, muitas vezes, carecem de afeto mais do que qualquer coisa.

Uma dica é levar algo que possa entretê-los como jogos, por exemplo.

Importante ressaltar que a pandemia ainda não acabou, por isso, antes da visita verifique com a instituição como está sendo feito o processo de visitação e mantenha os cuidados contra a COVID-19.

Doe brinquedos

As crianças são as mais encantadas com esta época do ano, não há como negar. Alguns pais, no entanto, não possuem condições de presentear seus filhos.

Se você tiver crianças em casa, o exercício de separar os brinquedos que não usam mais para doar é de grande valia. Mas lembre-se, é importante que o brinquedo esteja em bom estado.

Se preferir, você pode adotar uma cartinha de natal e ser um Papai Noel dos Correios . Esta iniciativa já virou tradição e agora está disponível virtualmente, você pode ler e escolher a carta que mais faz sentido para você e para o seu orçamento.

Doe Sangue

Os bancos de sangue precisam ser abastecidos frequentemente e a doação é um ato voluntário que pode salvar muitas vidas.

Convide seus familiares e amigos para irem com você até um posto de doação de sangue.

Como incentivo, os trabalhadores em regime CLT, recebem o dia de folga para realizar a doação. Este benefício é disponibilizado a cada 12 meses.

Seja um doador de medula

Além da doação de sangue, outra opção que salva vidas é a doação de medula.

Você pode fazer o teste, por uma pequena amostra de sangue, para identificar as características genéticas e avaliar a compatibilidade com a do possível recebedor. Se for comprovado, você será contatado para seguir com o processo de doação.

Para colocar-se a disposição, é importante realizar um cadastro e manter sempre seus dados atualizados.

Faça um mutirão de limpeza em um local público

Marque um dia com sua turma - pode ser em uma manhã ou no fim de semana - e escolham um local para fazerem juntos uma limpeza comunitária. Pode ser uma praça ou parque perto da casa de vocês.

Essa atitude, além de cuidar do local, traz benefícios pra toda comunidade.

Adote um animal

Nesta época do ano muitas crianças ganham de presente animaizinhos, mas é importante lembrar que vida não é brinquedo e animal não é presente. Alguns animais são dispensados pouco tempo depois da comemoração de fim de ano.

Na contramão desta atitude, adote um amigo. Abra sua casa e seu coração para um animal que esteja disponível para adoção.

Além de todo amor que ele oferece, estude toda a mudança que um novo pet pode causar na sua vida e realize a adoção responsável.

Tire um tempo para brincar com crianças

Confira a disponibilidade de instituições e agende uma visita.

Leve toda sua energia e alegria para brincar bastante com as crianças desta instituição. A diversão para elas pode não estar ligada à bens materiais e reservar um pouquinho do seu tempo pode fazer toda diferença e afastar a tristeza.

Lembre-se de manter os cuidados de proteção contra a COVID-19, beleza?

Ajude uma causa do site Vakinha

Existem outros sites no estilo do Vakinha , o objetivo é facilitar a ponte entre doador e doado.

Pela plataforma você conhece a causa de cada pessoa e pode ajudar com a quantia que quiser.

É quase impossível navegar pelo site e não se comover por uma história.

Ofereça ajuda financeira à uma instituição

Se você tem condições de ajudar financeiramente, exercite sua generosidade.

Conheça os parceiros sociais do Inter:

Sistema Divina Providência

O Sistema Divina Providência é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos composta por 24 obras, programas e serviços sociais que atende crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social no estado de Minas Gerais.

Sua principal frente de trabalho é promover a inclusão social, a capacitação profissional e o resgate da cidadania de seus assistidos, por meio de educação em tempo integral, moradia, alimentação, saúde, cultura, esporte, lazer, formação profissional, moral e religiosa.

Cruz Vermelha

A CVB-MG é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, com a missão de atenuar o sofrimento humano, de forma imparcial e independente, sendo auxiliar os poderes públicos e atuando em favor das populações em situação de vulnerabilidade.

Entre os públicos diretamente atendidos pela CVB-MG, de forma continuada, estão adolescentes de Belo Horizonte e região metropolitana, a população idosa, famílias e indivíduos em situação de desemprego, usuários da rede de assistência social.

A instituição é referência no estado no treinamento de Primeiros Socorros, na resposta humanitária em situação de desastres e catástrofes naturais, possui galpão próprio e equipe de voluntários preparada para atuar em diversas situações e conta com um grupo especial de voluntariado para resgate e intervenção em eventos de maior complexidade. Além disso, promove campanhas de doações para o atendimento a indivíduos afetados em Minas e outras regiões do Brasil.

Instituto Mano Down

Trocar a palavra “exclusão” por “OPORTUNIDADE”, é uma das premissas do Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos, que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências.

O projeto, que inicialmente era voltado para socialização das pessoas com Down, foi agregando famílias e crescendo.

Da formalização legal do Instituto, em 2015, à reestruturação estratégica, em 2017, o Instituto vem evoluindo e se transformando, para atuar em todas as fases de vida das pessoas com deficiência intelectual e promover o desenvolvimento, a autonomia e a inclusão.

Dentro de sua atuação, um de seus principais programas é o Desenvolvimento Potencializado, que visa reforçar as capacidades individuais, desenvolvendo o que cada pessoa tem de melhor. O Instituto adota uma metodologia integrada por meio de acolhimento, atividades de promoção à saúde, inclusão escolar, oficinas, talento apoiado e desenvolvimento do HUB de empreendedorismo.

Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

O CEAP é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1985, que atua no modelo de escola profissionalizante gratuita, e oferece anualmente cursos de formação e qualificação profissional para 1.100 jovens entre 10 e 18 anos que no contra turno estejam matriculados no ensino regular.

Além da formação técnica-profissional, o CEAP preocupa-se com a Formação Humana dos atendidos, desenvolvendo ao longo desses 36 anos uma metodologia com dois principais pilares: a educação personalizada, reconhecendo cada beneficiário como um ser único e especial, e o envolvimento familiar no processo de formação de cada indivíduo.

Obras Sociais Pavonianas

As Obras Sociais Pavonianas é uma instituição social que funciona em Belo Horizonte e dedica-se ao atendimento em tempo integral de crianças, à profissionalização de jovens e adultos e proteção ao idoso de comunidades do entorno (Barragem Santa Lúcia, Morro do Papagaio, Vila São José, Conjunto Santa Maria, Vila Leonina, Vila Estrela, Morro das Pedras).

A missão da AOPA é transformar vidas através da arte e cultura, da educação, da profissionalização e da formação humana. A instituição promove um universo cultural e social para as crianças e adolescentes, por meio de atividades lúdicas, pedagógicas e profissionalizantes, que potencializam as habilidades e ampliam as oportunidades para o desenvolvimento humano e espiritual.

Gostou? Compartilhe