Você pode passar por vários sufocos e imprevistos na sua vida, seja financeiramente, indo buscar seu filho no colégio ou com alguma fatalidade. Sendo assim, ter seguros garantidos, como de cartão, carro ou de vida, é de extrema importância para se, infelizmente, ocorrer algum desses acontecimentos com você ou terceiros.

Antes de tudo, é importante entender que existem dois tipos de seguro, onde você pode receber sua indenização em valor determinado ou por tabela. No primeiro caso, o valor que você irá receber é o que já estava pré-acordado e constava no contrato que você fez com sua segurado, existindo valores mínimos e máximos para a quantia.

No segundo caso, a quantia da indenização é determinada de acordo com tabela de mercado, seguindo os valores da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), podendo variar conforme o que foi acertado na hora da contratação do seguro.

Quando pedir indenização de seguro?

Você pode pedir indenização de um seguro quando acontecer qualquer evento que é coberto pela sua apólice. Roubo de carro, furto de cartão, morte do assegurado ou terceiros que também são cobertos, enfim, muitas são as situações que você pode pedir indenização. Tudo vai depender do que foi acordado no seu contrato. Então, fique atento.

Como solicitar a indenização?

Para solicitar sua indenização, você tem que entrar em contato com sua seguradora. No Inter, por exemplo, você consegue fazê-la através do Super App. Porém, é importante você ter todos os documentos solicitados em mãos, pois, sem eles, você não conseguirá dar entrar na solicitação.

Seguindo os requisitos da seguradora, ou seja, a série de documentos pessoais e em relação ao seguro, como boletim de ocorrência, por exemplo, você seguirá tranquilamente o processo e receberá sua indenização. Os valores variam muito, como dito no início do nosso artigo, a depender do seu contrato.

Quais documentos são necessários?

Confira a lista de documentos necessários:

Auto:

  • CNH (carteira de motorista do condutor) – obrigatório;
  • CRLV (documento do carro) – obrigatório;
  • Comprovante de residência do segurado – obrigatório;
  • Boletim de Ocorrência – obrigatório.

Leia também: Seguro Auto completo: como funciona e como contratar 

Vida:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência

Leia também: Como funciona o seguro de vida do Inter?

Cartão:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Boletim de Ocorrência

Leia também: Cartão Mais Protegido: como funciona o seguro para cartões do Inter?

Quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização?

É dever da seguradora pagar a indenização do assegurado em até 30 dias, podendo até ser menos, caso as partes entrem em acordo ou a depender do procedimento da empresa. Porém, esteja faltando algum documento obrigatório, o prazo pode ser estendido, atrasando o pagamento da indenização.

Os imprevistos podem acontecer a qualquer momento e saber como pedir uma indenização do seguro é de suma importância. Com uma proteção garantida, você terá toda a tranquilidade que precisa. Conheça mais de nossos seguros e contrate agora mesmo no Super App do Inter!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/ef04e54588e64fb2a5edcb19add68ff1_onui21t5jpg-medium.jpeg
Denner PerazzoAnalista de Conteúdo

Jornalista especialista em tecnologia e jogos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Seguros
Previdência Privada Inter: contrate agora e planeje seu futuro!

Ter uma previdência privada é garantir um futuro mais tranquilo para você! Conheça como contratar...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Como funciona o seguro Quebra-Galho?

Precisando de serviços de manutenção? Conheça o seguro certo para você. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Dicionário de Seguros: descomplicando o segurês

Chega de letra miúda e palavras que ninguém entende!...

Leia mais