A Inter Asset é um agente importante do mercado financeiro, e com essa posição, surgem também responsabilidades.

Por isso, a gente entende que além de ter o poder de influenciar o mercado positivamente, a Inter Asset também pode inserir critérios ASG (Ambiental, Social e Governança) nos seus processos de investimento, integrando cada vez mais a sustentabilidade no planejamento que define quem somos e seremos.

Inter Asset e o Investimento Sustentável

Com o objetivo de se posicionar em relação a uma agenda global para o investimento sustentável, a Inter Asset se tornou Signatária dos Princípios para o Investimento Sustentável (PRI) em abril de 2021. 

A inciativa criada pela ONU para agentes do mercado financeiro foi lançada em 2006 e já possui mais de 3,8 mil signatários, incluindo os mais importantes gestores de investimento no mundo.

Ao assinar a PRI, a Inter Asset se comprometeu a: 

  • Incorporar os temas ASG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão;
  • Ser proativa e incorporar os temas ASG às suas políticas e práticas de propriedade de ativos;
  • Incentivar entidades nas quais investimos a divulgarem suas ações relacionadas aos temas ASG;
  • Promover a aceitação e implementação dos Princípios dentro do setor do investimento;
  • Trabalhar pela ampliação da eficácia na implementação dos Princípios;
  • Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação dos princípios.

Além de se comprometer com a agenda PRI, a Inter Asset firmou compromissos com outra importante iniciativa. Esta, ligada especialmente ao meio-ambiente. 

Inter Asset e o clima

Em janeiro de 2021, a Inter Asset se posicionou em prol de uma agenda de cuidado com o meio ambiente participando da iniciativa Investidores pelo Clima (IPC)

Criada pela SITAWI Finanças do Bem com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o IPC promove o engajamento e capacitação de investidores profissionais locais com o objetivo de avançar a agenda de descarbonização de portfólios e mitigação de riscos climáticos.

Se unindo ao instituto, nos comprometemos a:

  • Reportar publicamente nossos avanços em relação a gestão de riscos e oportunidades climáticas dos portfólios investidos, quando possível de forma alinhada às diretrizes da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD);
  • Realizar atividade de propriedade ativa relacionada ao tema, ao menos, com uma companhia investida ou gestor de ativos por ano, de maneira que enderecem as mudanças climáticas em suas políticas e práticas. Esta atividade pode se dar por meio de engajamento de maneira institucional ou coletiva, através de relação com o gestor e com a área de Relações com Investidores, bem como por meio do exercício de nosso direito de voto em Assembleias de Acionistas, Cotistas e Debenturistas;

A princípio, estamos participando de reuniões do IPC sobre descabornização de portfólios e de uma campanha de engajamento de empresas de capital aberto, além de grupos de análise de dados.

A Inter Asset entende que investir no futuro é acreditar que ele pode ser melhor. Por isso, colaborar para um meio ambiente mais saudável e para uma sociedade mais sustentável é essencial. Fique ligado no nosso blog e acompanhe as próximas novidades da Inter Asset.

O que você acha de também pesquisar e aprender mais sobre as iniciativas que trabalham com foco na sustentabilidade? A gente acredita que todos podemos dar novos e importantes passos rumo a um futuro melhor. Invista nisso, você também. E se precisar, #contacomagente.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
25 curiosidades sobre o Inter

1 curiosidade para cada ano de história!...

Leia mais
Viver é Inter
Inter de olho em um futuro sustentável

Como nosso modelo de negócios ajuda a cuidar do futuro. ...

Leia mais
Viver é Inter
Inter. Simplifica a vida

Em 2018 fomos pioneiros e nos tornamos o primeiro banco do Brasil 100% digital e sem tarifas.  E...

Leia mais