A cada ano, a sociedade entende melhor a urgência de tomarmos medidas rapidamente no sentido de adotar hábitos de consumo consciente.

A superpopulação do planeta, o esgotamento dos recursos naturais e as mudanças climáticas começam a impactar de forma cada vez mais direta o nosso dia a dia, e podem inclusive aumentar as chances de epidemias como a de COVID-19.

Pensar no futuro faz parte da essência do Inter. Com um modelo de negócios pautado em inovação, simplicidade e inclusão, trabalhamos desde sempre com práticas que contribuem não só para o sucesso de nossos clientes e acionistas, mas para o bem-estar da sociedade.

Criamos um setor de Sustentabilidade Empresarial

Medidas como a implementação e aprimoramento da nossa abordagem estratégica ESG (Enviromental, Social and Governance), a criação de grupos como o InterVoluntários e o Catalisadores da Sustentabilidade, e a adesão ao Pacto Global fizeram a diferença na nossa performance em sustentabilidade.

Os avanços no campo social são muitos. Nosso Edital de Voluntariado, por exemplo, já contemplou 12 projetos, impactando mais de 6 mil pessoas.

Além disso, o Inter promoveu quase 30 ações sociais como distribuição de alimentos e promoção de atividades recreativas, viabilizou mais de R$ 200 mil em doações para projetos de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade e doou mais de 3 milhões para o enfrentamento da pandemia.

Já as conquistas ambientais do Inter se dão em função do modelo de negócios com foco no digital. Diferentemente de instituições financeiras tradicionais, que ainda trabalham abusando da papelada e com as já obsoletas agências físicas, o Inter escolhe uma estrutura enxuta, eficiente, econômica e, por consequência, mais ecoeficiente.

As 1.379 toneladas de carbono que o Inter neutralizou em 2020, por exemplo, equivalem ao plantio de uma floresta do tamanho de 13 campos de futebol. É uma forma de compensar nosso impacto ambiental relativo às nossas emissões atmosféricas, que já é baixo.

Outro resultado importante são os nossos indicadores de ecoeficiência comparada. Para atender cada milhão de clientes, o Inter consome, em média, apenas 3% da energia, 6% da água e 28% do papel gastos por uma instituição bancária tradicional.

Além disso, emitimos aproximadamente 86% menos carbono, grande vilão na preservação do meio ambiente.

>> Saiba mais sobre a essência transformadora do Inter e sobre os impactos positivos do nosso modelo de negócios

Próximos passos 

E isso é só o começo. Nos próximos anos, esperamos fazer ainda mais pelo futuro da sociedade e do planeta.

Se viver em um mundo sustentável torna a vida mais simples, criar novas formas de alcançar esse objetivo tem tudo a ver com a gente. O Inter continuará fazendo sua parte, mas não se esqueça: você também pode colaborar.

Procure conhecer formas através das quais você pode tornar seu dia a dia mais sustentável. Mobilize amigos e familiares.Fique atento também às políticas públicas da sua região e informe-se sobre as medidas sustentáveis por trás dos produtos e serviços que você consome. Cuidar do futuro é um dever de todos: governos, empresas e cidadãos.

Linha do tempo de sustentabilidade

Confira abaixo uma linha do tempo com alguns dos mais importantes movimentos do Inter em direção a um modelo de negócios ainda mais sustentável.

2019

  • Criação do setor de Sustentabilidade Empresarial, responsável por definir e aprimorar nossa abordagem ESG (Enviroment, Social and Governance). Quatro pilares são determinados: Financeiro, Ambiental, Social e Governança (FASG).

2020

  • Lançamento do nosso primeiro documento oficial da sustentabilidade, o Relato da Revolução Sustentável.
  • Adesão ao Pacto Global, nos comprometendo a reportar o nosso progresso (COP), anualmente;
  • Início da nossa relação com o CDP através da resposta via Supply Chain;
  • Lançamento do nosso primeiro Inventário de Emissões Atmosféricas no Registro Público do GHG Protocol, que recebeu o  Selo Ouro;
  • Compensação das nossas emissões atmosféricas de 2019 através da compra de créditos de carbono de 3 projetos de geração de energia renovável;
  • Finalização do nosso primeiro Simulado ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3);
  • Lançamento do nosso primeiro Edital de Voluntariado, com apoio a diversos projetos nos quais os nossos colaboradores estavam engajados;
  • Lançamento do Hub ODS Minas Gerais, resultado de uma parceria entre o Pacto Global e Rede Desafio 2030, ambas integradas pelo Inter. As iniciativas visam, através de ações conjuntas entre empresas mineiras, auxiliar no alcance da Agenda 2030 e seus ODS;
  • Integração de nossos pilares FASG em nossos produtos, projetos e processos nos níveis estratégicos;
  • Criação dos “Catalisadores da Sustentabilidade”, grupo voluntário de colaboradores de diversos setores que nos dão uma visão mais granular para a integração FASG.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
Inter atinge zona de excelência de NPS

Em outubro deste ano o Inter atingiu seus maiores índices de NPS (Net Promoter Score)...

Leia mais
Viver é Inter
Inter cresce em 2020 pensando nas pessoas

Várias coisas mudaram em 2020. Hábitos cuidados com a saúde formas de confraternizar de trabalhar...

Leia mais
Viver é Inter
Inter. Simplifica a vida

Em 2018 fomos pioneiros com a revolução bancária  e nos tornamos o primeiro banco do Brasil 100% digital...

Leia mais