Acabou de sair o segundo episódio da série de podcasts Conversas entre Grandes Líderes. Nele, a Economista-Chefe do Inter, Rafaela Vitória, conversa com Bruno Lasansky, COO na Localiza. Confira alguns destaques desse papo.

Transformações do setor

Bruno: A pandemia provocou transformações na indústria brasileira e internacional, e acelerou algumas tendências que já existiam. No setor de mobilidade vimos uma mudança de atitude grande do cliente em relação ao carro, que passou a ser visto como uma solução de transporte mais segura e mais flexível.

Muita gente está optando pelo carro em detrimento do transporte público, pelo aluguel por curtos períodos ou pelo uso de aplicativos como o Uber para fugir de cenários de aglomerações.

Na Localiza, aproveitamos essa mudança de hábito do consumidor para expandir nosso setor de tecnologia, que internamente chamamos de Localiza Labs, e resgatamos um produto de carro por assinatura que já tínhamos na versão beta: o Localiza Meo.

Consumo consciente + responsabilidade social

Bruno: A cada assinatura nova do Localiza Meo, a Localiza se comprometeu a fornecer internet para duas crianças vulneráveis terem acesso à ensino à distância de qualidade, através de parceria com a Gerando Falcões.

Nesse mundo de hoje o consumo consciente passa pela tecnologia mas também passa por gerar um impacto positivo.

Citação

Nesse mundo de hoje o consumo consciente passa pela tecnologia mas também passa por gerar um impacto positivo.

- Bruno Lasansky, COO na Localiza

Economia compartilhada

Bruno: Existe uma tendência do público mais jovem de usar ao invés de possuir o bem. A Localiza já nasce no centro dessa economia compartilhada. Hoje nós temos uma frota de quase 300 mil carros compartilhados. Mas ainda existe um público grande que deseja comprar o carro. A gente enxerga o mercado com toda essa pluralidade. Queremos oferecer soluções para todo tipo de cliente: de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo.

Impactos da pandemia

Bruno: Em seus 48 anos de história, a Localiza passou por vários momentos de crise, mas sempre focamos naquilo que estava ao nosso controle como uma forma de superar as dificuldades. Nas primeiras semanas da pandemia não foi diferente: montamos um comitê de gestão de crise e focamos no bem-estar dos nossos funcionários e clientes.

Oferecemos telemedicina para os empregados, trabalho remoto, disponibilizamos carros da nossa frota, entre outras medidas. E também adaptamos nosso serviço para adotar todos os protocolos de higienização necessários, sem perder de vista a gestão financeira da companhia. Garantimos que tivéssemos uma posição de caixa sólida e isso, somado à iniciativas de eficiência, nos permitiu virar o chip muito rápido para a construção de longo prazo.

Escute o Inter View

O segundo episódio da série Conversas entre grandes líderes já está disponível nos principais agregadores de áudio.

Aproveite para escutar a conversa completa, dando play aqui embaixo:

#66 InterView: um bate-papo entre grandes líderes - com Bruno Lasansky e Rafaela Vitória

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
De olho no mercado
Conversas com grandes líderes

Conheça a nova série de podcasts do Inter....

Leia mais
De olho no mercado
Inter Invest ep 45: Comentários do Mercado 11.01

O ano mal começou e já na primeira semana subiram as bolsas o dólar e...

Leia mais
De olho no mercado
Inter Invest ep 47: Mercado financeiro em 26.01

Nossa economista-chefe Rafaela Vitória fala sobre o impacto negativo dos mercados no Brasil e...

Leia mais