Fique alerta! Caso você tenha identificado algum erro ou pendência na sua declaração de Imposto de Renda 2021, este é momento para providenciar a correção. O aviso é da Receita Federal, que começou a enviar cartas aos contribuintes informando sobre inconsistências no documento.

Ao todo serão enviadas 550 mil correspondências até a primeira semana de agosto, orientando os contribuintes a enviarem uma declaração retificadora antes de serem intimados ou notificados pela Receita. Assim, é possível evitar autuação e cobrança de multas.

A iniciativa faz parte do Projeto Cartas 2021, como uma das ações institucionais do órgão federal para incentivar a autorregularização. Lembrando que, depois de receber a intimação ou notificação, não é mais possível corrigir a declaração apresentada. Portanto, caso você receba a carta, não perca tempo: regularize a sua declaração e evite dor de cabeça.

Malha fina

A declaração retida na malha fina é aquela que apresenta ‘pendências no extrato’. Para conhecer a situação da DIRPF 2021 apresentada à Receita Federal, é necessário consultar o extrato de processamento da declaração, no serviço ‘Meu Imposto de Renda’, disponível no e-Cac. Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal.

É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi declarado. Além das pendências, no menu ‘Meu Imposto de Renda’ é possível verificar informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores.

Gostou? Compartilhe