Sim, mãe de pet! Se você tem um animalzinho em casa, independente da espécie que ele seja, assume o dever e responsabilidade de cuidar muito bem daquele serzinho. Até porque, desde o momento em que uma pessoa toma a decisão de adotá-lo, tem que ter isso em mente. Assim nasce a mão de pet 💕

Mãe de Pet também é mãe

Há aqueles que ainda acham que o termo mãe de pet é usado de forma exagerada e inadequada para se referir às pessoas que têm um animal em casa. Porém, até mesmo a ciência afirma o contrário.

Várias pesquisas já foram feitas sobre o assunto e afirmam que, devido ao contato e conexão que existem entre a pessoa e o seu pet, hormônios são liberados no cérebro de ambos, principalmente a ocitocina, o “hormônio da paixão”, funcionando de maneira semelhante ao que acontece com mães e filhos. Os estudos foram feitos e comprovados pela universidade japonesa Azabu e pelo pesquisador japonês Takefumi Kikusui.

O que é ser mãe de pet?

É ter um filho em quatro patas. O animal adotado não é um brinquedo ou diversão, exigindo de você muita força de vontade, responsabilidade e amor para cuidar do bichinho, adequando seu ambiente e rotina, adicionando uma vida e rotina a ela e tendo cuidados indispensáveis.

Sendo assim, aqui estão 10 dicas que vão lhe ajudar a ser uma excelente mãe de pet.

10 dicas para cuidar do seu pet

Muitas pessoas são mães e pais de pet de primeira viagem e podem se sentir perdidos ou não sabem por onde começar. Porém, obrigatoriamente, precisam ser responsáveis. Por isso, separamos dicas extremamente importantes e que vão lhe ajudar a cuidar melhor do seu animalzinho, tanto no bem-estar dele e convivência, quanto - principalmente - na saúde do seu pet.

1 - Faça passeios regularmente com seu pet

Não só para fazer suas necessidades, mas, também, para fazer com que seu pet se movimente! Assim como os seres humanos, os animais também ficam sedentários e perdem massa muscular, fazendo com que se cansem mais rápido e percam a capacidade de fazer exercícios físicos e brincadeiras do dia a dia.

Além disso, passeios regulares proporcionam ao seu pet que ele conheça o lugar onde habita, além de ter contato com outros animais da mesma espécie.

2 – Disponibilize brinquedos adequados de acordo com o tamanho e idade

A variedade de brinquedos para pets é infinita. Existe de todo tipo e tamanho. Sendo assim, escolha os mais adequados possíveis para seu animalzinho, isso porque cada um tem tamanho e idade diferentes.

Por exemplo, não é recomendado oferecer brinquedos muito pequenos para um cão de grande porte, pois ele pode colocá-los inteiramente na boca e se engasgar ou até mesmo engoli. Por isso, fique muito atento às características do seu pet.

>> Compre na Petz e ganhe cashback 

3 - Deixe seu pet socializar com outros animais

Assim como o ser humano, os animais também podem se sentir solitários. Evite que a solidão tome conta de seu pet e, caso você só tenha um, é importante que ele socialize com outros animais. Seja em passeios à rua ou em lugares feitos para isso. E certifique-se que o pet está tendo acompanhamento adequado ao socializar com seus amiguinhos.

4 - Higiene bucal também é importante para os pets

Assim como nossos dentes, os dos pets também precisando de muitos cuidados. A higiene bucal, como limpeza e escovação, tem que ser feita diariamente, evitando bactérias, doenças e problemas de saúde em toda zona da boca do animal.

Pasta e escova de dentre para cães e gatos
Escove os dentes do seu pet regularmente.

5 – Mantenha a vacinação em dia

Um dos cuidados mais importantes que você, pai ou mãe de pet, deve ter com seu animal é manter a carteira de vacinação SEMPRE atualizada. Doenças como a "raiva" estão presentes, infelizmente, no dia a dia e seu pet pode acabar sendo afetado.

Inclusive, é uma doença transmissível para animais e humanos. Por isso sempre esteja atento as vacinas obrigatórias e recomendadas.

6 - Ofereça uma alimentação de qualidade e especial, quando necessário

Uma boa alimentação está diretamente ligada a boa saúde de cachorros e gatos. Alimentos e rações de qualidade fazem toda diferença no corpo e mente do animal, independente da idade.

Fique atendo também à quantidade que ele come por dia, sem cometer exageros ou deixar o bichinho sem comer o necessário. Em certos casos é necessária uma alimentação especial, seja por motivo de saúde ou adaptação. Para agir da melhor forma, consulte um veterinário.

7 – Previna contra pulgas e carrapatos

É melhor prevenir do que remediar. E isso vale também para os pets. Mesmo que seu cachorro ou gato não tenha histórico de pulgas e carrapatos, é muito importante sempre atualizar a dose antipulgas.

Existem vários medicamentos do tipo e também coleiras específicas para repelir esses pequenos parasitas. Antes de comprar, consulte um veterinário para saber qual é o produto mais indicado para seu animal.

Embalagem da coleira antipulgas da Leevre com cachorro correndo
Coleira antipulgas da Leevre.

8 – Acompanhe o nível de hidratação do seu pet

Hidratação é tudo! Mesmo ficando em casa e, principalmente, quando sai às ruas, hidratar bem seu pet faz toda a diferença para a saúde a curto, médio e longo prazo. Seu animal precisar estar sempre hidratado e com água disponível, seja aonde for e estiver. Fique atenta, mãe de pet!

9 – Verifique possíveis situações de perigo para o pet

Pense que os pets são como crianças pequenas, ainda mais quando filhotes. Com o tempo, eles vão aprendendo o que gera perigo para ele ou não. Porém, até lá, é sua obrigação cuidar e prevenir situações de perigo, seja em casa ou fora dela.

Adaptações do ambiente e cuidados redobrados devem sempre estar em mente para proteger seu pet.

10 – Use roupas e acessórios corretos de acordo com o clima

O seu bichinho também sente calor e frio! Se você está sentindo e se protege, lembre-se do seu pet e faça o mesmo com ele.

No frio, busque aquecê-lo com cobertores e em lugares quentes. No calor, dê bastante água e fique com ele em lugares amenos. Ah, vale lembrar de proteger as patas dos seus pets por conta de superfícies quentes.

Cachorro Golden Retriever com roupa do super homem.
Aqueça seu pet com estilo.

Economize em todos os produtos para pet

E há um jeito muito fácil e acessível pra você cuidar do seu pet! No Shopping do Inter, você encontra várias lojas em um só lugar. Tem diversos produtos para cachorro, gato, passarinhos e outros animais de estimação, desde rações, roupas, acessórios para a casa até higiene, proteção, etc. Tudo com muita economia e CASHBACK!

Ah, e quem não é cliente Inter também pode aproveitar cupons de desconto e cashaback em mais de 900 lojas, como Amazon, Magalu, Casas Bahia, Ponto, Shopee, Extra, Petz, Cobasi, Dentro da História, Zee Dog e muito mais. Aproveite!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/ef04e54588e64fb2a5edcb19add68ff1_onui21t5jpg-medium.jpeg
Denner PerazzoAnalista de Conteúdo

Jornalista especialista em tecnologia e jogos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Compras
Presentes para o Dia das Mães: ideias para mães de todos os estilos

Como escolher algo que represente tanto amor? ...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
Shopping virtual com cashback

A versão 7.25 do app da Conta Digital do Inter vem com uma super novidade:...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
15 ideias de presentes para mulheres

Confira a lista de sugestões de presentes que vão impressionar as mulheres especiais de nossas...

Leia mais