Menor de idade pode investir sim. E existem muitas opções de investimento para quem tem menos de 18 anos e já quer começar a planejar o futuro ou guardar uma graninha para algum projeto de curto prazo.

Neste texto vamos te mostrar a importância de se falar de educação financeira desde cedo, os melhores investimentos para quem ainda não tem 18 anos e dar algumas dicas para quem está começando.

Começando a investir cedo

Separar uma parcela do dinheiro para investir é uma decisão importante e envolve planejamento e visão de médio ou longo prazo.

Seja na infância, juventude ou vida adulta, a decisão de investir demonstra autocontrole e senso de responsabilidade do investidor, independente da quantia que dedique para essa atividade.

Mas ainda são poucos os adultos que foram incentivados a guardar dinheiro enquanto crianças, e tiveram ali o começo de um entendimento do que é a educação financeira.

Investimento x Educação Financeira

A educação financeira é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, e se for iniciada ainda na infância/adolescência, melhor ainda.

É nessa fase que temos nosso primeiro contato com dinheiro e quando começam a surgir as primeiras dúvidas sobre o assunto, ou seja, o melhor momento de começar a formar adultos conscientes de como administrar seus rendimentos e tomar boas decisões com suas finanças.

Investir – seja em um título ou guardando moedas no cofrinho – é um passo muito importante deste aprendizado, pois:

  • Ajuda a estabelecer metas
  • Ensina o valor do dinheiro
  • Trabalha o autocontrole

Melhores investimentos para quem tem menos de 18

Como qualquer outro investidor, quem tem menos de 18 anos deve antes de tudo ter uma reserva financeira. 

Para isso, existem excelentes produtos de liquidez diária quem quer saber como começar a investir, como o CDB.   

Dessa forma, a criança ou adolescente tem seu primeiro contato com a responsabilidade financeira e pode se comprometer a depositar mensalmente parte da sua mesada, por exemplo.

>>> Como abrir uma conta para menores de 18 anos <<<

Depois deste primeiro passo, já dá para avançar um pouco mais. Veja outros investimentos que estão disponíveis para quem é menor de idade:

  • Investimento de renda fixa

Os investimentos de renda fixa são tão seguros quanto a poupança, mas com rentabilidade muito superior! Podem ser LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e Debêntures

  •  Fundos de investimento

Ou seja, são diversas modalidades de fundos de investimento que a criança ou adolescente tem acesso, e todos disponíveis na Conta Digital.

Você votou e nesse Inter Responde a gente te conta mais sobre como menores de idade podem investir pela conta kids do Inter. É só apertar o play e conferir!

Menor de idade pode investir em ações?

Não é uma prática que incentivamos por aqui, e nosso Home Broker só está liberado para quem tem mais de 18 anos.

Entendemos que esse início é o momento de conhecer o universo dos investimentos, aprender sobre risco e tirar todas as dúvidas.

Um erro muito comum de quem começa a investir em ações é encarar a Bolsa de Valores como um cassino, um jogo de sorte e azar, ao invés de conhecer o mercado e entender seu funcionamento.

Começando este aprendizado ainda na infância/ adolescência, o investimento em ações a partir dos 18 será muito mais leve e natural.

5 Dicas para quem está começando

Se você é menor de idade e quer começar a investir, separamos 5 dicas podem te ajudar:

1. Abra uma conta digital gratuita

Assim você fica livre das tarifas, e sobra mais dinheiro para aplicar. Além disso, com uma conta digital você faz tudo pelo celular. Bem mais fácil né?

2. Trace objetivos

Qual a principal razão de você estar investindo? Com esses objetivos será possível definir metas (longo prazo, para faculdade por exemplo. Curto prazo, para aquela viagem de final de ano com a turma) e entender também qual o melhor investimento para você.

3. Estudo sobre o assunto

 Leia, escute podcasts, veja vídeos. Consuma o máximo de informações sobre o tema que conseguir, assim será beeem mais simples.

4. Converse com adultos que investem

Pergunte como começaram. Você vai ver que existe diferentes perfis de investidores e pode te ajudar a en tender o seu.

5. Reserve uma % para investir

Não existe valor certo, mas é importante definir uma porcentagem da sua renda mensal – seja da mesada ou outra fonte – para seus investimentos. Criando a rotina e fazendo aquele dinheiro aplicado “trabalhar” por você. 

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir uma Conta Digital para menores de 18 anos

Para te ajudar trouxemos um tutorial de 3 passos bem simples para abrir contas para...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2024

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Aplicativo de investimento: qual a diferença e como escolher o melhor

Descubra as vantagens de utilizar um app de investimento simples rápido e seguro...

Leia mais