A virada de um ano pra outro traz consigo a sensação de reorganização do tempo e, por que não, reorganização da vida financeira?

As pessoas costumam usar este período para fazer reflexões do ano que se acaba e projeções para o ano novinho que chega. Planejar suas metas para 2022 ajuda a entender onde você deseja chegar e como se organizar para alcançar estes objetivos.

Neste artigo vamos te ajudar tirar as metas financeiras do papel e colocá-las em prática desde o primeiro mês do ano.

Defina seu objetivo

Qual é a sua prioridade?

Viajar, casar, morar fora do país, quitar as dívidas, reformar a casa, entrar em uma faculdade, comprar um carro novo, fazer uma cirurgia plástica, aumentar a família...

Existem possibilidades para quase todos os sonhos do mundo e é essencial ter o seu objetivo bem esclarecido e, mais do que isso, entender a importância que essa meta tem pra você.

Se você não tiver clareza do seu objetivo a chance de desvio de atenção é alta, por isso, defina seu objetivo e mantenha o foco!

Organize o seu plano de ação

Divida seu objetivo por etapas e foque na constância.

Um exemplo é, se você colocou como objetivo reformar a casa, pode concluir que gostaria de envolver um arquiteto ou engenheiro, pensar em opções de materiais de construção, verificar a nova mobília da casa e por aí vai.

É importante administrar cada passo do planejamento dentro do seu cotidiano. A organização financeira é ponto importante e somente com boa educação financeira é possível perceber a viabilidade da meta.

É hora de deixar o que é supérfluo de lado para alcançar objetivos maiores. Você pode separar por meses e a cada prazo terá realizado uma parcela da meta final.

Revisite sua meta com frequência

Você já deve ter empurrado uma meta de um ano pra outro, todo mundo já errou assim...

Geralmente isso acontece porque a meta só é lembrada a cada fim de ano. Mantenha sua meta em evidência, só assim será possível acompanhar a evolução do seu planejamento.

Se você pretende viajar, revisite cada detalhe da sua viagem, veja o que foi possível adiantar como passagens, hospedagem, como está seu roteiro...

Estímulos visuais como imagem de plano de fundo no celular, planners e calendários ajudam muito na motivação de uma conquista. Então, coloque seu objetivo sempre a vista durante sua rotina.

Mudanças podem acontecer

É comum que algumas perspectivas mudem no decorrer do processo. Os desejos mudam, o cenário pode mudar, ou o mundo – depois de viver uma pandemia, deu pra entender que as coisas mudam MESMO.

Então, reveja o que foi planejado, faças ajustes (se preciso for). A dica é estar atento a suas necessidades.

Mudanças podem tanto serem mais brandas, como mais desafiadoras. Entenda a sua situação.

Movimente seu dinheiro

Dinheiro parado não rende, ou pior, você pode perder grana com algumas taxas ou tarifas de serviços cobradas por algumas instituições financeiras.

As vezes você paga e nem percebe, reveja estes custos com atenção e elimine o que não fizer sentido. Abra sua conta no Inter e fique livre de taxas.

No nosso Super App, sua conta digital é gratuita, tem shopping nacional e internacional, investimentos, seguros, e o que mais a sua vida precisar.

Quer mais dicas financeiras? Nos acompanhe em nossas redes sociais e Feliz 2022 🥂

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe