Se o seu sonho é maior do que seu bolso, o consórcio está aí para te ajudar!

Neste post vamos listar 12 mitos e verdades que podem pesar na balança na hora de contratar ou não um consórcio.

Mas antes: o que é consórcio?

Imagine um grupo de pessoas que pretende comprar um imóvel, um carro ou uma moto, mas nenhuma delas tem dinheiro suficiente para fazer a compra à vista.

Essas pessoas se unem e a cada mês contribuem com uma quantia em uma espécie de fundo conjunto. Quando somada, essa quantia é o que chamamos de carta de crédito. É com ela que os consorciados podem adquirir o bem que tanto desejam.

Mitos e verdades sobre consórcios

1. Consórcio não tem juros: verdade

Nos consórcios, as administradoras cobram apenas uma taxa para gerenciamento do grupo, valor que é diluído no valor das parcelas.

2. Consórcio não é regularizado: mentira

O Sistema de Consórcios é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central. E só empresas autorizadas pelo órgão podem adquirir um Consórcio, ou seja, o consumidor pode ficar tranquilo, pois seus direitos serão assegurados. Entenda a relação entre os Consórcios e o Banco Central

3. Consórcio é um investimento: verdade

Quando contemplado, o consorciado pode usar a Carta de Crédito para comprar o bem ou para quitar um financiamento. No caso de não resgate da carta, a administradora do Consórcio também pode investir o valor em fundos para fazer o montante render mais, ou seja, o dinheiro pago nas parcelas volta para você de uma forma ou de outra.

4. Preciso de sorte para ser contemplado: mentira

O sorteio é apenas uma das formas de contemplação em um Consórcio. Mas você pode usar os lances para acelerar o processo e adiantar a realização do seu sonho.

Funciona assim: No lance fixo, existe um valor definido e aqueles que optarem por ele, concorrem somente entre eles.

Já no lance livre você pode escolher o valor que dará como lance (desde que seja um valor compatível com as parcelas restantes). Nesse caso, quem tiver dado um lance maior é contemplado. Tudo dependerá do seu planejamento financeiro para antecipar o valor, caso seu lance vença.

5. Posso mudar o valor do crédito com o consórcio em andamento: Verdade

Você terá flexibilidade para aumentar ou diminuir o valor do crédito, desde que o novo valor seja contemplado pelo grupo que está investindo junto com você, e esteja de acordo com as regras estipuladas na contratação.

O reajuste também pode acontecer por parte da Administradora. Neste caso, o valor da carta de crédito será reajustado na mesma proporção.

6. Se você cancelar o consórcio perderá dinheiro: Mentira

O consórcio é uma escolha, e como qualquer outra escolha na vida, desistir faz parte. Isso não significa que você perderá o dinheiro investido. Mesmo cancelando o consórcio sua cota continua participando dos sorteios mensais e, quando contemplado, ao invés de ter acesso à carta de crédito você receberá de volta o dinheiro aplicado, apenas com um adendo: as taxas de administração serão descontadas.

7. O Consórcio demora para contemplar – Depende

O consórcio é uma forma de compra programada que tem o objetivo de facilitar seu planejamento financeiro. Por outro lado, você não poderá adquirir o bem enquanto não for contemplado com a Carta de Crédito em um dos sorteios mensais ou até que pague todas as prestações.

Se este tempo demora ou não depende da sua perspectiva e do quanto você está disposto a esperar. Vale lembrar que o consorciado não precisa esperar ser sorteado e pode usar uma estratégia de lances para antecipar a contemplação, como já mencionamos no texto.

8. O consórcio é a forma mais barata de comprar: verdade

Além de não cobrar juros, o consórcio não cobra valor de entrada. Por esse motivo a modalidade sai muito mais barato que um financiamento, por exemplo.

9. Consórcios são investimentos flexíveis: verdade

Existem várias opções de consórcio com diferentes valores de carta de crédito e prazos de pagamento, que por sua vez, reúnem grupos de pessoas bastante diversos em seus objetivos. Cabe ao investidor decidir aquela que mais se enquadra ao seu perfil.

10. Se eu não pagar as parcelas não acontece nada: mentira

O consorciado que não estiver com todas as parcelas em dia, fica impossibilitado de participar do sorteio mensal e perde todas as chances de ser contemplado. Caso o atraso persista, essa pessoa pode ficar impossibilitado de solicitar crédito no mercado.

Mas não é preciso chegar a este ponto.

Se as prestações estão muito pesadas para o orçamento você tem duas opções: reajustar o valor do crédito, se o contrato permitir, ou solicitar o cancelamento do consórcio. Volte nos itens 5 e 6 do texto para saber mais.

11. Posso usar meu FGTS para dar lances: Depende

A opção existe, mas é dada apenas para consórcios de imóveis. Consulte uma agência da Caixa para atualizar seu saldo e se atualizar sobre as regras para o uso do benefício.

12. As parcelas do consórcio são reajustadas o tempo todo: mentira

Os reajustes das parcelas são feitos anualmente acompanhando a inflação, para que a Carta de Crédito não perca o poder de compra, sendo que o crédito é reajustado na mesma proporção. 

Esses foram alguns mitos e verdades sobre o consórcio. Aproveite para fazer sua simulação aqui

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida
10 vantagens de se fazer um consórcio imobiliário

Para muitas pessoas comprar a casa própria tem deixado de ser apenas um sonho graças...

Leia mais
Para simplificar a vida
Consórcio: que bicho é esse?

Com o fim do ano chegando é o momento de começar a pensar nas próximas...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Financiamento ou consórcio? Entenda as diferenças

Consórcio ou financiamento? Neste post vamos te mostrar como diferenciá-las e escolher a que melhor...

Leia mais