Cuidando do seu dinheiro

Negocie suas dívidas no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

Publicado em 12/11/2021

Em uma iniciativa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal, foi criado o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira que está acontecendo nesse mês, do dia 01 a 30 de novembro.

Esse é o período ideal para que você renegocie suas dívidas, limpe seu nome no Serasa, melhore seu score de crédito e organize seu orçamento. Quer saber mais? Continue a leitura!

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira

Principalmente nos últimos tempos a situação financeira média do brasileiro sofreu oscilações consideráveis, o que complicou o orçamento familiar de muita gente.

A pesquisa trimestral da Radar FEBRABAN, aponta que 55% dos brasileiros não espera que sua situação financeira melhore em 2021. Um dado que condiz com o atual cenário da economia, de instabilidade e pandemia.

Unindo esse fator com diversos outros que contribuem para o acúmulo de dívidas, foi desenvolvido o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Durante o mês de novembro, quem se enquadrar nas situações abaixo pode tentar a renegociação:

  • Dívidas em nome de uma pessoa física;
  • Dívidas em atraso;
  • Dívidas com bancos ou financeiras;
  • Dívidas que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos e imóveis.

Se esse for o seu caso, você também pode descobrir como andam suas dívidas. No site do Banco Central você consegue tirar o seu Registrato, um extrato das suas dívidas com todas as informações que você precisa.

Para fazer isso, é só acessar esse link.

Como negociar dívidas

Sabendo quais são suas dívidas, chegou o momento de negociar para regularizar sua situação financeira. Para isso, é importante estar bem-informado sobre as possibilidades e a melhor forma de fazer uma negociação.

Nesses dois textos temos algumas dicas:

Já se informou e está se sentindo preparado?

Acesse consumidor.gov.br, busque o nome da empresa em que você tem pendências e veja se ela está inclusa no mutirão. São mais de 160 instituições, incluindo o Inter.

Agora é só seguir o passo a passo:

  • Localize a empresa;
  • Clique em “Registrar reclamação”;
  • Preencha as informações necessárias;
  • No campo PROBLEMA, selecione a opção “RENEGOCIAÇÃO / PARCELAMENTO DE DÍVIDA";
  • Se não tiver cadastrado, faça o seu cadastro no portal;
  • Pronto, agora é só enviar a sua reclamação e esperar a resposta.

A importância da educação financeira

Não deixe de aproveitar o mutirão para resolver sua situação financeira e renegociar em um valor que seja mais condizente com sua renda. Fazendo isso, você dá um grande passo rumo a um futuro mais tranquilo, afinal, cuidar da sua saúde financeira é essencial e faz toda a diferença, principalmente em momentos incertos.

Também não deixe de continuar aprendendo, no site da FEBRABAN você encontra cursos e outros materiais de educação financeira. Para saber mais, é só acessar a plataforma Meu Bolso em Dia e começar o seu curso.

Além disso, nós do Inter, temos como missão te ajudar a melhorar seu planejamento financeiro. O primeiro passo é montar o seu orçamento familiar.

Continue nos acompanhando aqui no blog e se inscreva para receber a newsletter, assim você terá acesso a diversas dicas que podem te ajudar nessa trajetória. Simplifique a forma que você lida com o seu dinheiro!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
9 pensamentos que atrapalham a sua vida financeira

Todo mundo tem sonhos e objetivos. Fazer um curso comprar uma casa viajar…mas nem sempre...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Inter e Interpig ajudam você a organizar suas finanças

Preparamos um material para te ajudar em sua jornada financeira. Acesse aqui!...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Inicie sua reserva financeira com R$10

Ainda dá tempo de juntar R$ 1 5 mil até dezembro e finalmente ter a sua...

Leia mais