Em nosso artigo sobre cartão de crédito clonado falamos como todo cartão tem um código de identificação único, que tem como objetivo proteger o cliente. Por isso, é tão importante que essas informações não sejam compartilhadas com terceiros.

Mas você sabe o que os números do cartão de crédito significam e para que servem? Descubra a seguir.

Quais números têm no cartão de crédito?

  • Número do cartão;
  • Data de validade;
  • CVV: Código de verificação.

Número do cartão de crédito

O número do cartão é um código único composto de 16 dígitos, separados de quatro em quatro, que podem aparecer na frente ou no verso do cartão.

Nele estão contidas todas as informações para concluir a transação como bandeira do cartão (Visa, Mastercard, Elo, etc), o emissor (Inter ou qualquer outra instituição financeira), conta e identificação do cliente.

Ou seja, muita coisa!

O 1º dígito identifica a bandeira do cartão, sendo as mais comuns:

  • 3- American Express
  • 4- Visa
  • 5- Mastercard e Elo

O restante dos dígitos se divide da seguinte forma:

  • Do 2º ao 6º: informações sobre a instituição financeira emissora do cartão;
  • Do 7º ao 15º: dados da conta e identificação (que são únicos de cada cliente);
  • O dígito final é um dígito verificador que segue um padrão matemático para evitar fraudes.

Sobre o dígito verificador uma curiosidade interessante é que ele muda, se qualquer outro número do cartão for digitado incorretamente, o que inviabiliza a transação.

imagem mostra um modelo de cartão do Inter
Número do cartão

Data de validade

Outra informação numérica que vem estampada em seu cartão é a data de validade. Essa data é composta de 4 dígitos, representando mês e ano, e diz respeito a data máxima que o cliente poderá usar aquele cartão para suas compras. Ex: se seu cartão vence em 04/2022, você só poderá fazer transações até essa data.

É importante ficar atento a data de vencimento para não ter sua compra recusada, principalmente, no caso de pagamentos recorrentes como Netflix, Spotify, Deezer, etc., já que o cartão vencido determina a interrupção desses serviços.

Assim que perceber que seu cartão está se aproximando da data de vencimento, solicite uma nova via para sua instituição. Lembrando que no Inter oferecemos um serviço de atualização automática para os clientes, ou seja, assim que o novo cartão chegar até você, o número será atualizado nos sites e serviços onde o cartão antigo estava cadastrado. 

E quer outra dica que pode ajudar muito? Enquanto o cartão novo não chega você também pode usar o cartão virtual para suas compras online e até mesmo em estabelecimentos físicos, usando as carteiras virtuais como Google Pay , Samsung Pay e Apple Pay (todas elas disponíveis no Inter).

imagem mostra um modelo de cartão do Inter
Data de validade

CVV 

O CVV, Código verificador de segurança, é um número composto por 3 dígitos que fica no verso do seu cartão. Esse número não é solicitado nas compras físicas, apenas nas compras online, e funciona como uma camada extra de proteção para o cliente, já que sem ele a compra não pode ser concluída.

A ideia do CVV é mostrar que o cliente está com a posse do cartão no momento da compra, o que diminui o risco de alguém anotar o código do seu cartão ou tirar uma foto dele para usar depois.

Imagem de um cartão de crédito
CVV

Onde fica o número do cartão de crédito?

Como explicamos no tópico anterior, os números do cartão podem aparecer na frente ou no verso do cartão, dependendo do emissor. No caso do Inter, os números dos nossos cartões mais recentes ficam no verso.

Já no cartão virtual, todas as informações que você precisa estarão na área de Cartões do seu aplicativo. Para usá-lo nas compras, basta clicar sobre o cartão para visualizar os números e depois sobre o ícone de dois quadrados sobrepostos para copiar o código.

Para entender mais sobre cartões leia também:

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito clonado: o que fazer?

Veja como identificar e se proteger de fraudes com seu cartão...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como funciona o cartão de crédito: tudo o que você precisa saber

Como é feita a cobrança quem pode ter e como solicitar o seu! ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Meu pedido de cartão de crédito foi recusado, e agora?

Veja o que fazer para garantir seu cartão!...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Dicas para usar bem o seu cartão de crédito

Se você e o seu cartão de crédito não estão se entendendo chegou a hora...

Leia mais