As startups são negócios criados para alcançar uma grande quantidade de clientes e gerar lucro em um curto espaço de tempo. Para tanto, esse tipo de organização se dedica a estruturar serviços inovadores, que gerem impacto positivo na sociedade e simplifiquem a vida das pessoas em suas mais variadas rotinas.

Se tem algo que aqui no Inter é regra é simplificar a vida do máximo de pessoas possível. Então, para fortalecer cada vez mais esse propósito, fomentamos interações com o ecossistema de startups, indo desde a aquisição até a criação de ações para conectá-las com outras grandes empresas.

Inter e suas participações em startups

Somente nos dois últimos anos, 2020 e 2021, compramos participação societária em quatro startups, cada uma de um segmento diferente:

  • Granito –  focada em soluções de pagamento por transações;
  • Meu Acerto –  especialista em negociação de dívidas;
  • Duo Gourmet – serviço de descontos em restaurantes;
  • IM Designs – desenvolvedora de softwares de realidade virtual;
  • USEND – fintech americana que representa um passo importante para a nossa expansão internacional.

"Esse contato com as startups é feito pensando em soluções que possam impulsionar ambas as iniciativas. Desempenhamos o papel de investidores estratégicos e não somente de investidores financeiros, que visam o lucro após a venda da startup. Sempre buscamos uma associação de longo prazo com o objetivo de extrair as sinergias entre os negócios", afirma Eduardo Lopes, Head de Novos Negócios do Inter.    

Essas conexões geram benefícios que se estendem para a sociedade, e tornam possível promovermos desenvolvimento sustentável e impacto socioeconômico. "A Meu Acerto, por exemplo, possui um grande diferencial que é o protagonismo do cliente durante todo o processo de negociação, o que gera um grande valor socioeconômico. Já a IM Designs, ao conseguir desenvolver realidades virtuais, gera valor ambiental, uma vez que elimina a necessidade de criação de espaços físicos que demandam diversos insumos, muitas vezes não reutilizáveis", esclarece Lopes.

Eduardo Lopes posando sorrindo, de braços cruzados, vestindo uma camisa preta. Ao fundo uma parede com o logo do "Inter".

Conexão para inovar e impactar

Antes mesmo das recentes aquisições citadas, o Inter já se relacionava com o ecossistema de inovação por meio do Órbi, em parceria com a MRV, Localiza e outras empresas. O HUB de Inovação & Empreendedorismo foi lançado em 2017 para conectar startups, organizações e comunidade de empreendedores para impulsionar a transformação digital. Só em 2021, 150 conexões foram realizadas. Além disso, o Órbi promove encontros, eventos de capacitação e mentorias para as startups ligadas à rede.

Um marco importante no último ano foi o Órbi Academy Techboost. O programa concedeu mais de 100 mil bolsas de estudos para formação de desenvolvedores em todo o Brasil fazendo com que a iniciativa fosse recebida como o maior programa gratuito de formação e contratação de mão de obra na área de tecnologia do Brasil. Os alunos não só estudam como têm a oportunidade de participarem de processos seletivos dentro do Inter e de outras parceiras do projeto.

Para 2022, o plano é manter a conexão com as startups para continuarmos investindo em inovação, tanto indiretamente, via Órbi, quanto diretamente via aquisições e parcerias. No Inter, trabalhamos com a premissa de parcerias ganha-ganha-ganha, em que todos crescem juntos. Seguiremos trabalhando com foco em manter um relacionamento estruturado que acelere os dois modelos de negócio, o da startup e o do Inter. Pra gente, a inovação agrega muito em todas as suas formas. Por isso, estamos sempre em busca de novas soluções por meio das quais possamos contribuir para um mercado mais justo e inclusivo, enquanto colocamos em prática o nosso propósito de simplificar a vida das pessoas.

Gostou? Compartilhe