Cuidando do seu dinheiro

O que é Apólice de seguro?

Publicado em 05/11/2021

Ter um seguro é trazer mais proteção para os seus bens e a sua família. Afinal de contas, quando o que importa pra você está segurando, a sua vida fica bem mais tranquila.

Infelizmente, sabemos que muita gente vê o universo dos seguros como muito complexo e cheio de burocracia. Por conta dos termos complicados e letrinhas miúdas, acaba dando vontade de desistir no meio do caminho...

Mas, calma! Estamos aqui pra simplificar e hoje viemos te explicar tudo sobre a Apólice, um dos documentos mais importantes e que define todas as regras do seu seguro.

Vem saber mais sobre ela!

Afinal, o que é Apólice de seguro?

Apesar do nome diferente, a Apólice tem um significado muito simples: é o contrato do seu bem segurado. Ou seja, é nela que estão todas as cláusulas que indicam qual será o bem segurado, qual a cobertura, o prazo de validade, as mensalidades, quem é o contratante e quem é a segurado, direitos e deveres, entre diversas outras informações.

Por isso, é muito importante manter a apólice do seu seguro a salvo. Qualquer dúvida em relação ao seu seguro, é lá que irá encontrar a resposta — claro, também dá pra checar com a seguradora, mas na apólice todas as normas estarão especificadas.

Quem acessa a nossa Plataforma de Seguros e fecha um contrato com a gente pode acessar a sua apólice a qualquer momento pelo Super App, na área de seguros contratados. Super fácil de achar e te fornece todas as informações necessárias na hora de acionar o seguro.

Quais informações estão na Apólice de seguro?

Como são diversas as cláusulas especificando o período de contrato, elas são divididas em três tipos: gerais, especiais e particulares.

As cláusulas gerais são aquelas que estipulam quais são os direitos e deveres de cada uma das partes (contratante e contratado), quais bens serão cobertos, o valor cobrado, como será pago o prêmio, o período de carência e o prazo de validade do contrato.

Enquanto isso, as cláusulas especiais estão relacionadas ao tipo de seguro e qual foi o bem segurado. Nelas estão especificadas informações mais direcionadas ao que está sendo segurado e depende também do tipo de apólice que foi firmada — vamos falar sobre elas mais à frente!

Por fim, existem as cláusulas particulares, que detalham qual é a cobertura do seguro, o início e fim da cobertura, os valores que podem ser recebidos (indenizações), quem poderá receber (beneficiários), as condições para cancelamento, etc. Além disso, elas também podem modificar disposições já existentes na apólice e/ou adicionar novas. Elas podem alterar de acordo com cada caso e estão relacionadas ao que será acordado com determinado cliente.

Quais os tipos de Apólice de seguro?

Assim como já comentamos, existem diferentes tipos de apólices e cada uma delas influencia na cobertura do seu seguro. Antes de fechar um contrato, é importante saber quais são elas e o que elas abordam:

- Apólice compreensiva ou multirrisco

É a mais utilizada nos contratos de seguros e pode cobrir várias linhas de seguros. Elas garantem ao bem segurado e ao beneficiário toda a proteção que precisam para diversos tipos de riscos.

- Apólice de riscos nomeados

Nela, o que será coberto pelo seguro está mais especificado e somente o que está previsto na apólice poderá ser indenizado. O contratante poderá definir quais coberturas ele quer que sejam adicionadas.

- Apólice de recibo

Ela tem uma finalidade temporária, como quando você faz uma viagem. Além disso, a apólice de recibo também pode funcionar como um comprovante que você fez o pagamento e, portanto, tem direito a cobertura do prêmio do seguro.

Não sabe o que é o prêmio de seguro? Conheça o nosso Dicionário de Seguros e entenda o que significam diversos termos desse universo.

- Apólice contra danos a terceiros

Nesse tipo de apólice o foco são os danos morais ou físicos causados a uma terceira pessoa, ou seja, que não está especificada no contrato. Assim, caso a pessoa segurada causar algum acidente que envolva terceiros, o seguro oferecerá indenização do valor.

Um exemplo é o nosso Seguro Auto Danos a Terceiros, em que protege o veículo segurado caso haja algum dano corporal ou material de outra pessoa.

- Apólice aberta e fechada

Na apólice aberta é possível alterar certas informações do contrato, como quais bens e pessoas estarão incluídos ou adicionar adesões, conforme as necessidades do contratante.

Já se a apólice for fechada, essas mudanças não são permitidas e será válido o contrato assinado no fechamento do acordo.

- Apólice de seguro resgatável

Esse é um tipo de apólice um pouco diferente das outras. Isso porque, nela é possível resgatar os seus pagamentos, ou seja, o valor do prêmio. Conforme você for investindo no seguro, maior vai ser a porcentagem que você poderá resgatar do que foi pago por ele

- Apólice individual e coletiva

A apólice individual é aquela que mais conhecemos, ela firma o acordo entre um único segurado (titular do contrato) e a seguradora.

Enquanto isso, a apólice coletiva pode conter mais pessoas incluídas. Ela geralmente é realizada por empresas ou associações e cobre diversas pessoas no mesmo acordo. Um exemplo de apólice de seguro coletiva é quando você é contratado por uma empresa e lhe é oferecido um seguro de vida.

- Apólice compulsória ou facultativa

Um exemplo de apólice de seguro compulsória é o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Ele é um seguro de trânsito obrigatório ao dono do veículo, portanto, as cláusulas especificadas na apólice não podem ser alteradas.

O seguro certo para o seu momento

Agora que você está mais por dentro de como funciona a contratação de um seguro e onde a apólice entra nisso, fica bem mais fácil contratar o seguro certo para você, não é mesmo?

Esse é sempre nosso objetivo: simplificar para que você tenha autonomia para escolher o melhor para você. Por isso, criamos a Plataforma de Seguros no Super App do Inter.

Lá você vê quais áreas da sua vida precisam de proteção, entende o que cada seguro oferece e pode contratar o que mais atende sua necessidade em poucos cliques.

Acesse e aproveite as vantagens!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Seguros
Dicionário de segurês: parte II

Vós voltamos com a segunda parte do Dicionário de Segurês trazendo mais alguns dos...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Seguros
Mapa astral dos seguros: um produto para cada signo

Diga-nos seu signo e te diremos o seguro ideal para você!...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Venda casada de seguro: não caia nessa armadilha

Apesar de ser proibida pelo Código de Defesa do Consumidor vendedores fazem a venda prometendo...

Leia mais