Para simplificar a vida Inter Seguros

O que é carência de seguro?

Publicado em 21/10/2021

O segurês — apelido carinhoso para a linguagem complicada de seguros — pode transformar o contrato de seguro em uma verdadeira confusão. Com tantos termos ambíguos, é importante sempre verificar se o que está escrito condiz com o que você entende das cláusulas.

Para te ajudar, hoje vamos falar sobre a carência de seguro. Uma palavra comum no nosso cotidiano, mas que tem um significado bem diferente quando falamos em segurês.

Período de carência

O período de carência do seguro é uma da informação importante que consta na apólice (o contrato). Isso porque, durante os dias de carência, a seguradora não faz a cobertura do seu bem e se algo acontecer nesse meio tempo, ela não terá obrigações legais de pagar uma indenização.

Esse período varia em cada tipo de seguro e seguradora. Aqui no Inter, por exemplo, o Seguro de Vida já começa a valer assim que houver a quitação da primeira parcela. Ou seja, o período de carência equivale ao tempo que você levar para fazer o pagamento.

No Plano Odonto, o período de carência começa a contar a partir do pagamento da primeira mensalidade e varia de acordo com a especialidade. Para procedimentos de urgência e emergência são 24 horas, outros procedimentos são 90 dias e próteses 180 dias. Lembrando que todos esses detalhes ficam especificados no contrato e devem ser consultados pelo segurado.

E quando não há carência?

Um ponto importante de entender é que em alguns casos o período de carência pode não existir. Quando o cliente já possui um seguro, por exemplo, mas deseja fazer alguma alteração no plano, a carência pode não ocorrer.

Em casos de renovação do seguro, esse período também é desconsiderado e a cobertura é contínua. Para saber se o seu caso entra nesse grupo, é só consultar a sua seguradora ou checar a apólice do seu seguro.

Decifrando o segurês

Falar de seguros, é falar complicado? Aqui no Inter, não!

Para te ajudar a decifrar o segurês, nós criamos o Dicionário de Seguros (parte I e parte II) onde unimos algumas das palavras mais comuns dos contratos de seguros.

Além disso, acessando a nossa Plataforma de Proteção você confere quais seguros oferecemos, suas vantagens e contrata o ideal para você em apenas alguns minutos. Sem asteriscos ou letras miúdas, tudo feito para simplificar a sua vida!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Seguros
Dicionário de segurês: parte II

Vós voltamos com a segunda parte do Dicionário de Segurês trazendo mais alguns dos...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Seguros
Por que contratar um plano odontológico?

Muito além de um belo cartão de visitas a saúde bucal é essencial para uma...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Seguros
O que é um plano de saúde com coparticipação?

Entenda como funciona a modalidade e suas vantagens! ...

Leia mais