Como qualquer tipo de investimento, o COE oferece vantagens e desvantagens para o investidor. Além disso, é preciso avaliar seu perfil de investimento e como o produto cumpre as suas necessidades.
Vantagens
Como colocado, a maior vantagem do COE é garantir a rentabilidade de uma renda variável combinado à segurança da renda fixa. Além disso, ele é mais estável frente as oscilações do mercado devido a variedade de ativos.
Esse benefício da variedade também faz do COE um produto mais flexível, possibilitando ganhos com alta ou queda do mercado ou até mesmo em cenários de estabilidade.
Como a composição do produto pode ser diferente, ele abrange diferentes perfis de investidores. Assim, é possível investir em níveis de risco mais altos ou mais baixos.
Finalmente, ele é um produto que já diversifica sua carteira e dependendo da modalidade, garante que as perdas não serão grandes demais. Isso tudo sem grandes taxas de manutenção e com tributação regressiva do IR.
Desvantagens
Como os COEs possuem pouca ou nenhuma liquidez, o valor de venda no mercado secundário antes do vencimento pode ser menor que o valor investido. Por isso, é importante que você já tenha sua reserva de emergência formada antes de partir para o investimento em um COE.
Outro ponto importante é a falta de cobertura pelo FGC . Por isso, atente-se ao banco emissor do COE, que é quem vai garantir a proteção do capital no final do investimento. Em caso de falência do banco emissor, você pode não receber o valor investido