O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à organização financeira promovida por seus gestores e funcionários.

E não é para menos, afinal, se não existe um controle do que está entrando e saindo da conta bancária da empresa, não é possível estabelecer o quanto ela fatura mensalmente e muito menos quanto ela gasta com despesas.

Para tornar a gestão financeira das empresas mais eficiente, existe uma ferramenta conhecida como fluxo de caixa. Quer saber tudo sobre o assunto? Continue com a gente! 🧡🚀

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia no controle financeiro de uma empresa e, basicamente, se trata do acompanhamento de todas entradas e saídas do seu caixa.

Nesse sentido, cada centavo que entra ou sai das contas jurídicas deve ser registrado. Desde as movimentações financeiras relacionadas a pagamentos de despesas, recebimentos por vendas, investimentos e até mesmo rendimentos.

A frequência com que esse controle deve ser atualizado pode variar conforme as particularidades de cada negócio, podendo ser realizado diariamente, semanalmente ou de forma mensal.

O importante aqui é que nada seja esquecido! Isso porque o fluxo de caixa é uma importante ferramenta de auxílio na tomada de decisão por parte dos gestores e, nesse sentido, caso erros passem despercebidos, a saúde financeira da empresa pode ser abalada e trazer prejuízos.

Por que é importante?

Manter um fluxo de caixa atualizado traz várias vantagens para a gestão empresarial. Veja abaixo por que essa ferramenta é tão importante para o seu dia a dia.

Auxilia no controle financeiro

Essa é a principal razão para utilizar essa ferramenta.

Com a organização de todas as receitas e despesas em uma planilha ou software financeiro, é possível ter uma visão ampla de tudo que ocorre no âmbito financeiro de uma empresa. Sendo possível identificar, por exemplo, períodos com maiores gastos, maiores receitas ou até mesmo investimentos com pouca rentabilidade.

Essas informações são de grande valor para os gestores, uma vez que podem guiar toda a estratégia empresarial nos meses seguintes.

LEIA TAMBÉM >> Como funciona o processo de conciliação bancária?

Auxilia no planejamento financeiro

Conhecer o comportamento financeiro da sua empresa mês a mês é essencial para realizar projeções e planejar financeiramente determinado período de tempo.

É preciso fazer associações entre os gastos da empresa com o seu faturamento, por exemplo. Se os gastos estiverem altos e esse aumento não estiver sendo refletido no faturamento, pode ser um sinal para repensar a estratégia.

Portanto, no momento de realizar um planejamento financeiro, é importante usar como base os registros financeiros de meses anteriores e, de acordo com o momento da empresa, propor metas de crescimento.

Com relação aos gastos, é necessário fazer uma previsão para os próximos meses e avaliar se a empresa terá condições de arcar com seus compromissos financeiros. Caso o cenário não seja favorável, será preciso adaptar os planos para a realidade da empresa.

Auxilia na tomada de decisões

Tendo acesso aos registros financeiros da empresa, a gestão pode avaliar períodos de sazonalidade e analisar se a estratégia desenvolvida está fazendo sentido. Assim, ela pode poupar ou aumentar esforços de venda em períodos específicos, de acordo com a possibilidade de retorno financeiro.

Enfim, os valores descritos no fluxo de caixa podem indicar vários cenários e ajudar o gestor a pensar em soluções para seus problemas.

Auxilia na redução de gastos

Quando todas as despesas estão documentadas no fluxo de caixa, o gestor pode pensar em maneiras de economizar e otimizar a utilização do capital da empresa.

Assim, sobra mais dinheiro em caixa, e investimentos em outras áreas podem se tornar viáveis.

>> SAIBA COMO A CONTA PJ DO INTER PODE TRAZER ECONOMIA AO SEU NEGÓCIO

Como fazer um fluxo de caixa?

Você já viu que a utilização do fluxo de caixa ajuda a gestão empresarial de diversas maneiras. Agora, chegou o momento de entender como fazer o fluxo de caixa para colocar em prática as análises sobre o financeiro da empresa. Confira abaixo um passo a passo simplificado para montar um fluxo de caixa.

1- Determine categorias para suas despesas e receitas

Como as despesas e as receitas de uma empresa podem ter origens diversas, é necessário categorizá-las a fim de facilitar o entendimento sobre os lançamentos no fluxo de caixa.

Elas te ajudarão a ter uma visão 360° sobre o comportamento financeiro da empresa. Quando falamos de despesas, podemos criar categorias como folha salarial, investimentos e impostos. Já quando falamos em receitas, podemos criar outras categorias, como vendas, juros, retorno sobre investimento (ROI), etc.

2- Atualize seus dados

É indispensável que a planilha ou software financeiro seja alimentado regularmente com os dados financeiros da empresa. Caso contrário, o fluxo de caixa não será mais útil, já que nenhuma análise poderá ser feita com base em dados desatualizados.

3- Analise seus resultados sempre

Ao analisar os números do fluxo de caixa, é possível identificar gargalos e oportunidades de crescimento.

Faça comparações com períodos anteriores e acompanhe a evolução das vendas frequentemente. Essa análise dirá muito sobre o seu planejamento estratégico para a empresa, podendo indicar caminhos para alcançar os resultados mais rapidamente.

Como um Sistema de Cobrança pode ajudar a controlar o fluxo de caixa?

Você sabia que um sistema de cobrança pode automatizar todo o processo de cobrança e de recebimento de pagamentos na sua empresa?

Essa solução pode ser muito útil para o seu negócio, já que permite acompanhar em tempo real a sua situação financeira, simplificando o controle sobre o fluxo de caixa.

A conta PJ do Inter oferece esse sistema de forma totalmente gratuita, assim como todos os seus demais produtos. Incrível, né? 😁

Quer saber mais sobre as funcionalidades do sistema de cobranças Inter Empresas? Não perca tempo: clique aqui e saiba tudo sobre essa solução!

Perguntas frequentes sobre Fluxo de caixa

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro empresarial feita para acompanhar todas as entradas e saídas na conta bancária da empresa.

Para que serve o fluxo de caixa?
  1. Auxilia no controle financeiro;
  2. Auxilia no planejamento financeiro;
  3. Auxilia na tomada de decisões;
  4. Auxilia na redução de gastos.
Como fazer um fluxo de caixa?
  1. Determine categorias para seus gastos e receitas;
  2. Atualize os dados financeiros no fluxo de caixa regularmente;
  3. Analise os resultados e transforme os dados em oportunidades de crescimento.
Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
Como fazer uma gestão empresarial eficiente?

Gestão empresarial é um processo que objetiva alavancar os resultados de uma empresa através do...

Leia mais
Para o empreendedor
Como funciona o processo de conciliação bancária?

Conciliação bancária é o processo de conferência dos valores de todas as entradas e saídas...

Leia mais
Para o empreendedor
Lucro Real: como funciona?

Entenda como funciona o Lucro Real um regime de tributação que as grandes empresas brasileiras...

Leia mais