Para simplificar a vida Inter Bank

O que é LCI e LCA?

Publicado em 12/10/2021

Quando falamos sobre investimentos renda fixa, os LCIs e LCAs são sempre mencionados como alguns dos mais vantajosos e aconselháveis para quem está começando. Isso porque, além de não precisar de fazer uma aplicação com valor muito alto e serem mais acessíveis, ambos investimentos não possuem taxas.

Mas, apesar de conhecidos pelo nome, muita gente pode não saber exatamente como o LCI e o LCA funcionam, de onde vem seus rendimentos e como começar a investir da melhor forma.

Qual a diferença entre LCI e LCA?

Esses dois tipos de investimento são semelhantes em vários pontos. Ao investir tanto em LCI, quanto em LCA, você emprestará dinheiro para a instituição financeira e em troca irá receber os juros referentes ao tempo da aplicação.

A principal diferença entre eles está relacionada ao lastro dos papéis de cada uma:

- O que é LCI?

O LCI, ou Letra de Crédito Imobiliário, são papéis ligados ao setor imobiliário. Quando o investidor aplica em uma LCI, ele empresta dinheiro para que instituição financeira gere crédito imobiliário. Esse empréstimo terá como garantia um imóvel físico.

- O que é LCA?

Já o LCA, ou Letra de Crédito do Agronegócio, os papéis são voltados para a cadeia de produção agrícola. Então, o valor aplicado será convertido em crédito para financiamentos relacionados ao agronegócio — tanto para produção, quanto comercialização.

Porque investir

As LCIs e LCAs possuem diversas vantagens principalmente para o investidor iniciante que quer algo mais rentável do que a poupança. Por serem investimentos de renda fixa e segurados pelo FGC, eles oferecem menor risco e se tornaram mais acessíveis nos dias atuais.

Acessando a Plataforma de Investimentos pelo app do Inter, você consegue encontrar várias opções que cabem no seu bolso. Com R$100,00 você já consegue fazer a aplicação e ir vendo seu dinheiro render com o tempo.

Como as letras de crédito são isentas de taxas, na hora da retirada você vai receber o dinheiro aplicado + os rendimentos, sem descontos.

Como funciona a rentabilidade

Antes de investir em LCI ou LCA observe se o título é pré-fixado, pós- fixado ou híbrido. Essa característica vai influenciar diretamente no valor total que você receberá ao retirar a aplicação.

Nos títulos pré-fixados a rentabilidade do investimento é definida no momento em que você aplicar o dinheiro. Nesse caso, o investidor sabe exatamente quanto irá receber no final.  Já nos títulos pós-fixados a rentabilidade é geralmente ligada ao CDI e varia conforme o tempo. Por isso, o investidor só saberá o quanto seu dinheiro rendeu no momento do resgate.

A rentabilidade híbrida, como o próprio nome já diz, é uma mistura entre as duas. Com essa combinação, parte dos rendimentos permanece estável, enquanto a outra oscila conforme um indicador — como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Escolher qual a modalidade é a ideal para você vai de acordo com o seu perfil de investidor. Se não quiser arriscar e quer ter uma ideia concreta do quanto vai lucrar com o investimento, o indicado é um título pré-fixado. Mas, se estiver mais disposto a arriscar, os papeis pós-fixados ou híbridos podem ser vantajosos.

Comece a investir com pouco

As LCIs e LCAs são apenas dois exemplos de investimentos acessíveis que você encontra no nosso app. Além deles, você encontra outras opções para investir com pouco dinheiro e que rendem mais do que a poupança.

Quer saber mais? Conheça a Inter Invest e aproveite as vantagens.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe