Operar na bolsa de valores pode ser uma grande vantagem pra quem busca mais diversidade de investimentos. Porém, para investir em renda variável e aumentar suas chances de rentabilidade é preciso ter cuidado, afinal, estamos falando de um mercado volátil e instável.

Uma das principais seguranças para quem opera na bolsa de valores é o limite operacional. Para entender melhor como ele funciona, qual a sua funcionalidade e como utilizá-lo no Home Broker do Inter, é só continuar a leitura!

O que é o limite operacional?

O limite operacional é um conceito criado pela B3 (a bolsa de valores oficial do Brasil), que funciona como uma forma de proteção contra os riscos existentes ao operar na bolsa. É o valor máximo que você pode operar de acordo com sua capacidade financeira.

Como o limite operacional possibilita que você faça operações mais condizentes com seu patrimônio financeiro, ele calculado pela corretora de acordo com o saldo total disponível na sua conta corrente, o valor aplicado em renda fixa, Tesouro Direto e metade do saldo aplicado na Bolsa de valores.

Aqui no Inter a plataforma de investimentos é integrada à sua conta digital, então tendo saldo na conta corrente você já pode utilizar o Home Broker. Lembrando que somente o saldo que estava presente no início do dia será considerado e o débito em sua conta ocorre em até 2 dias úteis após a ordem das compras.

>>> Saiba como usar o Home Broker do Inter 

Importante lembrar que mesmo tendo um bom limite operacional, isso não significa que você precise ou deva investir todo o montante. Como já dito anteriormente, estamos falando de um mercado de renda variável em que, apesar da rentabilidade ser maior, os riscos também são.

Por isso, não se desespere e procure se informar antes de investir. Uma forma de fazer isso é nos acompanhando pelo Twitter oficial @interinveste e também pelo nosso podcast Inter Invest no Spotify, em que toda semana a nossa economista-chefe Rafaela Vitória fala sobre as principais notícias e novidades do mercado.

Atualização do limite operacional

Como o limite operacional acompanha a sua capacidade financeira, as movimentações em sua conta fazem com que esse limite seja alterado. Por exemplo, ao fazer um novo depósito ou investimento entendemos que você poderá ter mais liberdade para investir, então esse valor máximo pode ser aumentado.

O limite operacional é atualizado no início do dia. Ou seja, as transferências e movimentações que você fizer no restante do dia não serão consideradas. Essa atualização do limite ocorre em 1 dia útil após cada novo depósito em conta ou investimento realizado.

Para conferir qual é o seu limite operacional atual, siga o passo a passo:

  • Acesse o Home Broker pelo app;
  • Clique na opção “Mais”;
  • Depois em “Financeiro”.

O valor descrito ali é o quanto está disponível para realizar as suas operações. E se preferir, você também pode consultar o limite na aba de Renda Variável, dentro da Inter Invest.

Limite operacional na BM&F

A Bolsa de Mercadorias e Futuros, ou BM&F, é o segmento da bolsa de valores em que o preço é definido já no momento da operação, mas que possui data de vencimento no futuro. Dessa forma, o rendimento se dá pela valorização do título até o fim do contrato.

>>> BM&F: o que você precisa saber para investir 

Em nosso Home Broker, é possível operar com contratos de mini índice e mini dólar na BM&F. Diferente de quando você opera na B3, aqui o seu limite operacional precisa ser alocado em dinheiro e você indica o valor que quer ter como limite. Para fazer isso basta usar o nosso app na aba de “Renda variável”.

Lembrando que o valor alocado para o limite operacional na BM&F não é considerado no cálculo feito para determinar o seu limite na B3. São limites distintos e que não se influenciam.

Para consultar seu limite de operações na BM&F, basta acessar a mesma aba de “Renda variável”. A atualização desse limite é feita toda vez que alocar um novo valor no app. Mas, só será possível alocar novos valores se você não estiver com nenhuma ordem ou posição em aberto.

Sua plataforma de investimentos Inter Invest

Acesse o app e conheça a Inter Invest. São várias opções de renda fixa ou variável para você escolher. E você ainda conta com um Home Broker para operar na bolsa de forma segura e transparente.

Qualquer dúvida, deixa nos comentários!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Home Broker do Inter: Passo a passo

Mais uma funcionalidade totalmente gratuita para investidores o Home Broker também dá mais autonomia para...

Leia mais
Para simplificar a vida
Home Broker: o que é, para que serve e como usar?

Quer saber mais sobre Home Broker? Neste post vamos explicar tudo sobre a funcionalidade...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
O que é CRI e como investir

Os Certificados de Recebíveis imobiliários (CRI) são alternativas de renda fixa não atreladas à Selic....

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Onde investir com a queda da Selic?

A taxa básica de juros da economia agora é de 7 5% ao ano. Devo...

Leia mais