Para simplificar a vida Inter Invest

O que é planejamento sucessório?

Publicado em 22/07/2021

Uma forma de garantir a segurança da sua família e do seu patrimônio é fazer o planejamento sucessório. Afinal de contas, além de ser algo extremamente importante, pode evitar burocracias e conflitos no futuro.

Por isso, aqui no Inter, quem é cliente Win tem a possibilidade de contar com especialistas que te auxiliam a montar seu planejamento patrimonial. Saiba como ele funciona:

O que é?

Em resumo, fazer um planejamento sucessório é organizar a maneira que seu patrimônio será distribuído, quais serão os indivíduos, a porcentagem para cada um, entre outros detalhes. Essa etapa é crucial para que seu empenho na construção e conservação do patrimônio não seja abalada.

Por que ele é importante?

Principalmente quando falamos sobre investimentos, sem um planejamento é possível que toda a sua dedicação acabe se perdendo pelo caminho e seus herdeiros sejam prejudicados.

Quando esse é um assunto já bem definido, ele traz mais tranquilidade à família e ao sucessor --- pois sabe que seus desejos serão atendidos e os herdeiros vão ser contemplados corretamente. Além disso, reduz o risco de irregularidades no momento da partilha de bens e deixa o processo mais ágil e eficiente.

Outro ponto que vale a pena destacar é como o planejamento sucessório pode diminuir despesas e preservar seu patrimônio. Sem tanta burocracia ou gastos com inventário, as despesas judiciais são menores e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), por exemplo, não será algo a se preocupar.

Quais as formas de planejamento sucessório?

- Doação dos bens

Nesse caso, o sucessor já determina e faz a doação em vida do seu patrimônio para os seus herdeiros. Ou, uma outra opção, é deixar o patrimônio em reserva de usufruto. Assim, os bens já estarão no nome dos herdeiros, mas o sucessor ainda poderá usufruí-los em vida.

- Holding familiar

Quando se opta pelo holding familiar é criada uma empresa, na qual os patrimônios ficam detidos. Dessa forma, as ações da empresa correspondem às cotas de cada herdeiro. Também é permitido que haja transferência dessas cotas entre os herdeiros, geralmente os filhos e cônjuge.

- Previdência Privada

Uma forma comum e simplificada de fazer o planejamento sucessório é por meio da previdência privada. Como ela não necessita de inventário ou outro aparato judicial, o processo se torna mais rápido.

Além disso, ao optar por um plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), a tributação sobre os rendimentos vai decaindo com o passar dos anos. Assim, há menos perdas do seu patrimônio para o pagamento de impostos.

- Testamento

Provavelmente o mais conhecido, o testamento permite que o sucessor realize a partilha a sua vontade, desde que respeitando legalmente a destinação de 50% para os familiares. Ou seja, o restante do patrimônio poderá ser repassado para qualquer outra pessoa escolhida pelo titular.

Importante ressaltar que algumas outras regras também estão presentes na construção do testamento. Com isso, para evitar complicações, é recomendado o auxílio de um profissional, que pode facilitar no processo e comprovar a validade legal do documento.

Vantagens para quem é cliente Win

O planejamento sucessório é só uma das vantagens do perfil de relacionamento Win. Além dela, os clientes também possuem o acompanhamento de um Advisor, uma equipe de Pesquisa Econômica, Research, Portfólios e outros diversos elementos para montar uma melhor estratégia de investimentos.

Sem contar o nosso cartão Win, que oferece 1,25% de cashback na fatura e zero anuidade! Com ele você terá acesso a salas vips em aeroportos e outros diversos benefícios do Mastercard Black.

Conheça as vantagens de se tornar um cliente Win! 

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe