Para simplificar a vida Inter Invest

O que é Tesouro Selic e como investir?

Publicado em 22/09/2021

A taxa Selic é a taxa de juros da economia brasileira e, por isso, influencia no rendimento de vários investimentos, tanto de títulos privados quanto de títulos emitidos pelo governo.

Um dos papéis afetados diretamente pelo desempenho da taxa é o Tesouro Selic, negociado pela plataforma do Tesouro Direto.

Entenda tudo sobre o investimento, a seguir.

O que é o Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um tipo de papel de Renda Fixa negociado pela plataforma Tesouro Direto

Através dele, você empresta dinheiro para o governo em troca de uma remuneração indexada pela Selic. Isso significa que o rendimento que será resgatado na data de vencimento do papel é diretamente influenciado pelo desempenho da nossa taxa básica de juros durante todo o período da aplicação.

Como funciona o Tesouro Selic: características

São títulos pós-fixados: ou seja, a rentabilidade só é conhecida na data de resgate;

São títulos com prazo para resgate: ao investir em Tesouro Selic, o investidor se compromete a manter o papel em carteira até a data de vencimento. Porém, é um dos papéis que oferece o menor risco no caso de resgate ou venda antecipada;
São títulos seguros: os títulos do Tesouro Selic são emitidos pelo Governo Federal e não têm histórico de calote ou atraso no pagamento.

Qual o rendimento do Tesouro Selic e como ele é calculado?

O rendimento do Tesouro Selic é determinado pela variação diária da Selic entre a data de compra até a data de resgate do título. Em poucas palavras, quando a taxa estiver em alta esse tipo de investimento performará melhor, e quando estiver em queda ele também renderá menos.

Quais tributos são cobrados no Tesouro Selic?

Títulos do Tesouro Direto não são investimentos isentos do Imposto de Renda. A tributação segue a tabela regressiva do IR, proporcional ao tempo de aplicação. Ou seja, quanto mais tempo seu dinheiro ficar aplicado menor será a taxa cobrada sobre ele.

Tabela com base de cálculo do Imposto de Renda
Tabela Regressiva do Imposto de Renda

A tributação é feita na fonte (no momento do resgate) e só sobre o rendimento. Por exemplo, se um papel com prazo de 5 anos, teve um rendimento de R$100, o valor cobrado será de R$15 (15%).

Tesouro Selic x Outros títulos do Tesouro Direto

A diferença entre o Tesouro Selic e outros títulos de Tesouro Direto começam na categoria.

Enquanto o Tesouro Selic é uma aplicação pós-fixada, existem opções Pré-fixadas, cuja rentabilidade é conhecida no momento da contratação, e papéis híbridos, indexados pelo IPCA + um percentual fixo.

Outra diferença entre os papéis pré e pós-fixados é que os saques antecipados no Tesouro prefixado estão mais expostos à marcação a mercado. Eles terão liquidez diária assegurados pelo Governo Federal que garante a recompra do papel, mas estão mais sujeitos aos preços praticados na data de resgate.

>> Veja as diferenças entre papéis pré, pós-fixados e híbridos.

Para quem o Tesouro Selic é mais indicado?

A partir das características citadas no texto, concluímos que o Tesouro Selic é mais recomendado para pessoas com perfil conservador e que tenham objetivos a curto prazo, pois oferece menor risco para quem precisar resgatar o papel antes do prazo.

Ele também pode ser uma opção para construir reservas para emergências, uma vez que tem liquidez diária e tem a recompra garantida pelo Governo Federal.

Vantagens de investir em Tesouro Selic

  • Rentabilidade garantida: seu investimento sempre vai render 100% da variação da Taxa Selic durante o período da aplicação;
  • Segurança: quem investe em Tesouro Selic está emprestando dinheiro para o Governo Federal e, portanto, corre menos risco de calote;
  • Acessibilidade: Os aportes iniciais desse tipo de título são baixos quando comparado com outros tipos de investimentos;
  • Facilidade para investir: Os investimentos podem ser feitos de forma 100% digital, por meio de plataformas de investimento, pelo site ou pelo aplicativo do Tesouro Direto.

Como investir em Tesouro Selic?

Para comprar um título do Tesouro, você deve ter uma instituição credenciada no Tesouro Nacional como agente de custódia, que é o caso do Inter.

Veja o passo a passo para investir pela Inter Invest:

  1. Pelo aplicativo clique em Investimentos > Investir
  2. Selecione a opção Tesouro Direto disponível no menu;
  3. Escolha os títulos de Tesouro Selic;
  4. Insira a quantidade de papéis desejada;
  5. Clique em Investir;
  6. O débito será feito em sua Conta Digital, portanto, certifique-se de ter o valor disponível. 

É seguro investir em Tesouro Selic?

A resposta é: sim! Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Federal que é uma instituição sólida financeiramente, e que tem acesso amplo a recursos para pagamento dos credores, o que reduz consideravelmente o risco de calote. 

Outra vantagem é que ele esses papéis rendem diariamente, acompanhando as variações da Selic, e não estão expostos à volatilidade do mercado financeiro. Isto é, mesmo que a taxa Selic caia durante o período da aplicação, você receberá 100% da variação da taxa na data de resgate do título. 

E por falar em resgate, uma atualização recente do Tesouro Direto agora permite que os resgates solicitados antes das 13h em dias úteis caiam na conta do investidor no mesmo dia da solicitação, o que garante a liquidez diária do investimento. 

Ainda ficou na dúvida? Veja porque títulos do Tesouro Direto são um dos ativos mais seguros do mercado

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe