No mundo dos investimentos diversos são os termos que podem confundir ou causar estranheza à primeira vista. Mas, relaxa, que a gente está aqui pra te explicar tudinho!

Saiba o que é uma empresa securitizadora, o que ela faz e qual a sua relação com mercado financeiro e os seus investimentos.

O que é?

Vamos começar explicando o que é a securitização: uma maneira de transformar a dívida que uma empresa tem a receber, em títulos negociáveis que serão vendidos aos investidores. Sendo assim, são os investidores que assumirão a dívida e a empresa receberá os seus pagamentos de forma adiantada.

A securitização pode ser um bom caminho caso a empresa tenha um alto montante a receber, queira realizar novos projetos, mas acaba sendo impedida por ter que esperar que o credor pague toda a sua dívida — como acontece nas vendas parceladas. Dessa forma, para evitar inadimplência e acelerar o recebimento, essa empresa pode entrar em contato com uma empresa securitizadora.

As empresas securitizadoras são instituições não-financeiras que agrupam diversos ativos financeiros e os convertem em títulos negociáveis no mercado de capitais interno e externo. Ao fazer isso, os investidores podem comprar esses títulos e quando a dívida for quitada, serão eles que receberão o pagamento total.

A empresa que buscou a securitização receberá adiantado por conta da venda dos títulos, porém, ela é cobrada por esse serviço o que a fazer receber um valor menor do que o total da dívida inicial.

Fazer a securitização é uma maneira segura da empresa garantir dinheiro no caixa antecipadamente e uma boa oportunidade para investidores, que podem obter maior rentabilidade na negociação desses títulos.

Debêntures: um exemplo de securitização

As debêntures são títulos privados emitidos por empresas que as permitem captarem recursos para ampliações, melhorias ou outras necessidades internas. Ou seja, esses títulos funcionam como um empréstimo que a empresa faz com os investidores. É a mesma lógica da securitização que explicamos anteriormente.

Por serem um investimento de renda fixa, as debêntures trazem mais segurança ao investidor. Ao mesmo tempo, é uma maneira de aumentar a diversificação da carteira e traz um retorno rentável bastante atrativo.

Saiba onde investir

No Inter você encontra uma plataforma de investimentos completa com diversas opções de renda fixa, como as debêntures, e também de renda variável. Tudo isso com muita autonomia e praticidade.

Acesse o app e conheça a Inter Invest.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
3 motivos para investir em Renda Fixa

Com a Taxa Selic em baixa a poupança ficou ainda menos rentável. Conheça opções de...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
9 termos de investimentos que você precisa conhecer

Criamos um minidicionário com os principais termos deste mercado. Confira. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como transferir investimentos entre corretoras

Confira o passo a passo para transferir seus investimentos de forma rápida e segura. ...

Leia mais