Quando o assunto é a compra de um bem os caminhos mais conhecidos são o financiamento e o empréstimo, mas uma alternativa menos falada, mas que pode ser igualmente eficiente, é o leasing.

Apesar do termo em inglês essa operação também é realizada com o nome de arrendamento mercantil e tem um funcionamento bem parecido com o aluguel.

Mas pera aí: é financiamento ou aluguel?

Nesse post resumimos o que você precisa saber sobre o Leasing.

O que é leasing?

Leasing, termo em inglês para arrendamento mercantil, é uma modalidade de crédito que tem o funcionamento semelhante a um aluguel, mas com uma diferença crucial que vamos explicar a seguir.

No aluguel o cliente paga um valor periodicamente pelo usufruto de um bem (como um carro, uma casa ou um maquinário) até o término do contrato, quando ele pode optar por renovar ou romper aquele vínculo.

Enquanto no leasing, ao término do contrato de aluguel, o cliente pode optar pela compra do bem e pagar o valor residual, ou seja, o valor de mercado do bem menos o valor que já foi pago. 

Como funciona na prática?

No leasing o bem é arrendado por uma instituição financeira e o cliente é o arrendatário. Ao término do contrato ele poderá renovar o aluguel por mais tempo, adquirir o bem ou devolvê-lo para a instituição.

E é justamente nessa etapa que ele se difere do financiamento, já que financiamento ocorre a transferência de propriedade após a quitação das parcelas.

Tipos de leasing

  • Leasing financeiro;
  • Leasing operacional;
  • Leasing back; 
  • Leasing imobiliário. 

Leasing Financeiro

 O Leasing financeiro é um tipo de crédito com bem como garantia e tem prazos maiores, de no mínimo 2 ou 3 anos. Nele, o arrendatário poderá adquirir o bem ao término do contrato por um valor acordado com a instituição financeira, renovar o contrato de aluguel ou devolver o bem.

Lembrando que no caso da compra do bem, o valor pago durante o período de aluguel é abatido do valor total.

Leasing operacional

O leasing operacional se difere do exemplo anterior pela duração do contrato, que nessa opção é de no mínimo 90 dias. No leasing operacional, a responsabilidade de manutenção do bem é compartilhada entre o arrendador e o arrendatário, e ao término do contrato, caso o cliente decida pela compra do bem, ele precisará pagar o valor de mercado e não apenas o valor residual.

Leasing Back

O Leasing Back é uma modalidade voltada para empresas que desejam captar recursos financeiros para sua operação. Funciona assim: a empresa vende um imóvel para uma arrendadora, mas no contrato existe a cláusula de que ela terá prioridade para recompra do bem no futuro.

Leasing imobiliário

No Leasing imobiliário a empresa arrendadora compra um terreno e constrói um imóvel, a pedido do arrendatário, e ao término do contrato de aluguel, o arrendatário tem a opção de fazer a compra.

Quais as vantagens e riscos do leasing?

Como vantagens o leasing é uma operação isenta de IOF e em alguns casos têm um bem como garantia, o que faz com que as parcelas sejam mais acessíveis quando comparadas a outras modalidades de crédito.

Outro ponto positivo do leasing é que ele possibilita a dedução total dos pagamentos devidos no cálculo do Imposto de Renda (IR), o que não ocorre em outros tipos de crédito.

No leasing financeiro o arrendatário que decide pela compra paga o valor residual do bem, isso significa que a quantia dispensada no período de usufruto é abatida do valor total o que não acontece no aluguel convencional. Sem contar que ainda existem as opções de renovar o contrato por mais tempo e fazer a devolução do bem para a instituição financeira ou empresa arrendadora.

Em contrapartida, os prazos de pagamento no leasing são menores do que em outras modalidades de crédito e pode haver cobranças por quebra de contrato, caso o arrendatário desista da operação antes do período mínimo previsto.

Gostou de entender mais sobre o leasing? Aproveite para saber mais sobre outras modalidades de crédito nos conteúdos relacionados.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Empréstimo consignado: o que é e como contratar?

Se você está precisando de dinheiro para pagar dívidas realizar um sonho ou investir no...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Empréstimo pessoal: como funciona e dicas na hora de solicitar

Está pensando fazer um empréstimo pessoal? Saiba como ele funciona e confira algumas dicas na...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Financiamento Imobiliário: o que você precisa saber

Preparando-se para o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais