Em nosso blog já explicamos o que é IPO.  

Agora que você já sabe como funciona o processo de entrada das empresas na bolsa, daremos um passo adiante e explicaremos um outro tipo de oferta pública inicial, mais restrita e com algumas peculiaridades. Continue a leitura para entender mais sobre oferta restrita. 

O que é Oferta 476 ou oferta restrita? 

A Oferta 476, também conhecida como oferta restrita, é uma outra modalidade oferecida para que as companhias acessem o mercado de capitais. Diferentemente da tradicional Oferta 400, a 476 visa a agilizar o processo de entrada na bolsa, pois é menos rigorosa. 

Diferenças entre a Oferta 476 e um IPO 

A oferta restrita dispensa registro e análise junto à CVM, também não é necessária a confecção de prospecto. Para a companhia isso significa uma vantagem, pois torna o processo mais rápido, além de menos custoso. 

Por outro lado, o público-alvo da oferta, como o próprio nome diz, é restrito. Apenas investidores profissionais (mínimo R$ 10 milhões em patrimônio ou com conhecimento analítico reconhecido, via certificações, por exemplo) podem participar, e esse público é limitado a 75 investidores, sendo que apenas 50 podem realizar o investimento. 

Após a realização da oferta, a negociação pode ser operada apenas por investidores profissionais até o prazo de 18 meses subsequentes - e é responsabilidade das corretoras essa verificação. Essa restrição normativa tem o intuito de inibir a volatilidade de curto prazo, já que a oscilação na Oferta 476 tende a ser maior devido ao menor número de investidores e ações. 

Quais os riscos de investir em uma Oferta 476?

Embora pareça muito vantajosa a princípio, dadas as oportunidades de investimento em empresas promissoras, com menos burocracia e com alta capacidade de ganho de capital no curto prazo, a Oferta 476 oferece dois riscos consideráveis para o investidor. 

O primeiro é a ausência de um agente estabilizador, presente na Oferta 400, capaz de buscar o equilíbrio da ação no curto prazo, zelando por um processo menos volátil. O segundo ponto é a ausência do lote suplementar, conhecido como green shoe, que também age como instrumento estabilizador no preço dos ativos.

Saiba mais sobre investimentos

Esse post foi retirado do Inter Dica da Semana, enviado pela nossa equipe de Research. Para ter acesso a mais conteúdos assim, continue acompanhando nosso blog ou inscreva-se para receber os relatórios em sua caixa de entrada.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
De olho no mercado
O que é IPO e como ele funciona

Tem dúvidas ou ainda não sabe o que é IPO? Confira nesse post como ele...

Leia mais
De olho no mercado
A Bolsa subiu, a Bolsa caiu: o que significam os pontos do índice Ibovespa?

... E quais os impactos deles para o investidor? Entenda nesse post!...

Leia mais
De olho no mercado
Por que tem tanta gente investindo na Bolsa?

Neste post explicamos os motivos do aumento e damos dicas para quem quer começar!...

Leia mais