O melhor investimento para 2024 inclui o Tesouro Direto, CDBs, LCIs, Fundos, investimentos no exterior e Ações

Parece muita coisa, né? Mas se engana quem pensa que é preciso ser um especialista na hora de escolher onde investir em 2024. A verdade é que para enfrentar essa complexidade e ter bons resultados financeiros, você precisa de um planejamento que seja condizente com seus objetivos.

Pensando nisso, separamos os melhores investimentos em 2024 para te ajudar a alavancar sua carteira e tirar o máximo do seu dinheiro.

Mas atenção! Antes de tomar qualquer decisão, considere seu perfil de risco. Ele vai te ajudar a encontrar os ativos que melhor correspondem a seu momento de vida. Então, vamos descobrir em que investir em 2o24 a partir de agora.

Banner Joe Ruas - Finanças na prática

Como saber meu perfil de investidor

Antes mesmo de começar a investir, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor. Nem todo mundo está disposto a correr grandes riscos, ou conta com uma reserva de emergência suficiente para passar momentos adversos.

Por isso, não se deixe seduzir por promessas de rentabilidade ou fórmulas prontas. Cada investidor tem uma realidade diferente, e você deve sempre construir uma carteira de investimentos que respeite a sua capacidade financeira e sua tolerância ao risco, por exemplo.

Ah, você não conhece muito bem o seu perfil como investidor e quer saber qual o melhor investimento para iniciante? Não tem problema, no Inter, ao acessar a Inter Invest pela primeira vez, você fará um teste de perfil de investidor, também conhecido como Suitability. Nele, responderá algumas perguntas que nos ajudarão a entender em que etapa da jornada do investidor você está.

O resultado do teste apontará se você é um investidor conservador, moderado ou arrojado. E isso te ajudará a montar sua carteira. E sempre que você quiser revisitar o teste, é só refazê-lo clicando na aba Investir > Configurações > Perfil de Investidor > Alterar.

Você ainda tem a opção de Reenquadrar Perfil para manter as recomendações do seu perfil original, mas ter acesso a outros tipos de investimento como o Home Broker, por exemplo.

Quais são os 3 perfis de investidores?

Os três perfis de investidor são Conservador, Moderado e Arrojado. Basicamente, a maior diferença entre eles é a disposição para se expor a riscos. Perfis arrojados se arriscam mais buscando retornos maiores, perfis conservadores preferem segurança com rendimentos mais baixos e o moderado busca um equilíbrio entre as duas coisas.

Essa é a diferença básica entre os três perfis, para quem busca onde investir com segurança em 2024. Mas na prática, isso impacta diretamente na forma de investir, vejamos:

1. Perfil Conservador

O perfil conservador tem os melhores investimento para quem está começado. Focados em renda fixa, os investidores conservadores priorizam ganhos pequenos, mas constantes. Com rendimentos mais previsíveis, a carteira de um investidor conservador tem ganhos recorrentes.

Uma carteira conservadora geralmente é composta por CDBs, LCIs e LCAs, Tesouro Direto, Poupança e Fundos de Investimento em Renda Fixa. Geralmente, o CDB de Liquidez Diária é o melhor investimento para quem está começando.

Uma alocação estratégica para carteiras de investimento conservadoras tem como objetivo gerar ganhos recorrentes e consistentes com a maior parte da alocação em produtos com horizontes mais curtos de investimento. Um exemplo:

Melhor carteira de investimento para perfil conservador

  • 55% em Renda Fixa Pós-Fixado
  • 25% em Renda Fixa Indexado
  • 10% em Fundos Multimercado
  • 5% em FIIs
  • 2,5% em ações brasileiras
  • 2,5% em ações internacionais

2. Perfil Moderado

Nesse perfil o investidor está um pouco mais disposto a correr riscos e já sabe onde investir o dinheiro para aumentar os ganhos, mas ainda se orienta por taxas de juros básicas como a Taxa Selic e CDI. Comparado com o investidor conservador, o moderado aplica menos em renda fixa e começa a inserir renda variável na carteira.

Essa proporção tem o objetivo de controlar a exposição ao risco, ou seja, ele busca ganhos maiores na renda variável mantendo uma zona de segurança na renda fixa.

A alocação para carteira de investimentos moderada tem a melhor relação entre risco e retorno para os investidores de médio e longo prazo. O objetivo é gerar ganhos acima do mercado, com uma divisão de 50% em renda fixa e 50% nas outras classes:

Melhor carteira de investimento para perfil moderado

  • 30% em Renda Fixa Pós-fixado
  • 25% em Renda Fixa Indexado
  • 15% em Fundos Multimercado
  • 10% em FIIs
  • 10% em ações brasileiras
  • 10% em ações internacionais

3. Perfil Arrojado ou Sofisticado

Geralmente, investidores arrojados são aqueles que sabem onde investir o dinheiro. Eles estão mais dispostos a correr riscos para ter maiores rendimentos e aceitam perdas no curto prazo com objetivos mais focados no longo prazo.

Como conhecem mais o mercado, procuram opções de renda variável que vão maximizar os ganhos. Também têm mais abertura para retornos flexíveis, com carteiras dinâmicas. Outro diferencial do investidor arrojado é o tempo destinado a carteira.

Diferente dos outros perfis, o arrojado deve ficar atento ao mercado financeiro para aproveitar as oportunidades de compra e venda das ações.

Já o arrojado tem uma estratégia única. Nessa alocação, o foco está no longo prazo, procurando as oportunidades de investimento com as melhores perspectivas de retorno, com parcela maior em investimentos no exterior:

Melhor carteira de investimento para perfil arrojado ou sofisticado

  • 20% em Renda Fixa Pós-fixado
  • 20% em Renda Fixa Indexado
  • 20% em Fundos Multimercado
  • 20% em FIIs
  • 10% em ações brasileiras
  • 20% em ações internacionais

Qual o melhor investimento para 2024?

Títulos de Renda Fixa pós-fixados

Títulos cujo rendimento acompanha um indexador econômico (ex: CDI) como CDBs, LCI e LCA.

Títulos de Renda Fixa indexados pela inflação

Investimentos com rendimentos compostos de uma parcela pré-fixada, que você conhece no momento da contratação, e de uma parcela pós fixada que acompanha o índice de preços ao consumidor (IPCA).

Fundos multimercado

Fundos que mesclam diferentes tipos de investimentos como renda fixa, ações e câmbio, geridos por uma empresa administradora que faz a captação dos recursos em cotas visando maior rentabilidade. Por serem administrados por terceiros cobram taxas de administração.

Renda Variável

Categoria de investimento dinâmica que não possui retornos previsíveis e podem ser impactados por múltiplos fatores, ex: ações de empresas.

Investimentos no exterior

Aplicações feitas em empresas de capital aberto sediadas e outros países, por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Esses investimentos são interessantes, pois as aplicações são feitas em Real, mas a reserva é feita em Dólar. Lembrando que esse tipo de investimento no exterior, precisa ser declarar IR.

Fundos Imobiliários

O mercado imobiliário sempre esteve na mira de investidores que faziam a compra do imóvel com o objetivo de alugá-los para terceiros e viver desta renda, mas a gente sabe que não é tão simples assim adquirir imóveis, quando pensamos em escolher o melhor investimento para 2024.

Os fundos imobiliários funcionam como um condomínio onde um grupo de pessoas se une para aplicar em ativos imobiliários. A rentabilidade é proporcional ao valor aplicado por cada um.

Qual o melhor tipo de investimento para 2024?

Enquanto o Copom não reduzir a taxa Selic, ativos de renda fixa continuam entre os melhores investimentos em 2024. Se você ainda não sabe em que investir ou ainda não começou, a renda fixa é a porta de entrada ideal.

Com um cenário incerto, a taxa de juros deve manter-se elevada e com maiores retornos para investimentos mais arriscados, junto a uma expectativa de alta da inflação. O ideal nesse cenário é distribuir os investimentos de renda fixa entre pós fixados, atrelados ao CDI e indexados em inflação.

Os melhores investimentos hoje são aqueles que te protegem do cenário da inflação e aproveitam a alta para te dar rentabilidade

Como montar uma carteira de investimentos para iniciantes

Basicamente, uma carteira de investimentos é o conjunto de aplicações feitas por um investidor. Levando em conta objetivos e perfil, a carteira pode conter inúmeras combinações de títulos, entre renda fixa e renda variável.

Mais acima demos alguns exemplos de carteira de investimentos para cada perfil. Mas é fundamental compreender como montar uma carteira.

Sua carteira de investimentos vai te ajudar a decidir onde investir hoje e também a diversificar suas aplicações financeiras, te protegendo de cenários desfavoráveis. Para começar a montar sua carteira é só seguir o passo a passo a segui:

  1. Defina seu perfil de investidor e seus objetivos: isso vai orientar suas decisões de investimentos e como compor sua carteira.
  2. Construa sua reserva de emergência: antes de começar a investir, tenha uma reserva de emergência que cubra pelo menos seis vezes o seu gasto mensal.
  3. Escolha uma estratégia: com seu objetivo definido, escolha ativos que vão te ajudar a alcançá-lo.

Outra opção para iniciantes é seguir carteira de investimentos recomendada, planejada por especialistas para alcançar diferentes tipos de objetivo. Aqui no Inter você encontra as carteiras ideais para qualquer tipo de perfil.

Nesse vídeo, Joe Ruas conversa com a nossa economista-chefe Rafaela Vitória sobre o que você precisa saber antes de investir e quais pontos você precisa ficar atento para acompanhar a sua carteira de investimentos.

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?

O melhor investimento hoje para quem tem pouco dinheiro é o CDB de Liquidez Diária. Com ele você pode investir a partir de R$1,00 e conseguir uma rentabilidade maior que a poupança e resgatar a qualquer momento.

A maior vantagem do CDB de Liquidez Diária para novos investidores é a possibilidade de resgatar o dinheiro quando precisar. Logo, você não fica com dinheiro travado no investimento. Essa opção é ótima para construir sua reserva de emergência, já que rende mais que a poupança e o dinheiro parado combinado com a facilidade de resgate.

Como investir 100 reais e ter retorno rápido?

Se você quer saber onde investir 100 reais, mas não sabe onde colocar esse dinheiro? Conheça algumas opções para começar:

  • Tesouro Direto: você encontra títulos do Tesouro Direto a partir de R$30,00 com taxas atreladas a inflação, definindo a rentabilidade e o período que você quer manter o investimento.  

  • CDB: com opções a partir de R$1,00, você pode buscar CDBs pós-fixados, indexados ou pré-fixados.

  • LCI: uma opção com boa rentabilidade que não cobra imposto de renda, aumentando sua margem de lucro ao fim. Você encontra LCIs a partir de R$100,00.

Vale lembrar que rentabilidade passada não garante retornos futuros. Além disso, existem opções mais arriscadas para podem entregar retornos maiores, como criptomoedas, por exemplo. Mas as opções mais estáveis são os títulos de renda fixa com garantia.

Onde investir 1000 reais?

O melhor investimento hoje para quem tem R$1.000,00 são os títulos de renda fixa atrelados à inflação. Combine aplicações em LCI, LCA e CDB de acordo com seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Aproveite os ativos que vão te dar rentabilidade acima da inflação.

Onde investir 5000 reais?

Quando você já tem um dinheiro a mais guardado e não sabe onde investir R$5000,00, busque diversificar sua carteira de com ativos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA e inclua fundos multimercado. O objetivo é manter uma carteira equilibrada que potencialize os rendimentos enquanto te mantém protegido da inflação.

O que esperar em 2024?

Assumir uma postura mais conservadora ao investir é um jeito de manter a estabilidade das finanças. O Copom está comprometido a trazer a inflação à meta, logo, títulos de renda fixa continuam como uma boa opção para investir em 2024.

De acordo com nossa economista chefe Rafaela Vitória, o ano terminou com um crescimento do PIB, a taxa de desemprego mais baixa dos últimos anos, inflação em queda e superávit primário. Mas apesar disso, é importante olhar o cenário de 2024 com cautela. Com a transição de governo surgem incertezas econômicas e fiscais que impactam o mercado e resultam em oscilações.

Aqui no Inter você tem acesso aos melhores investimentos com uma corretora completa e gratuita (Home Broker)!. Comece a investir e desenvolva seu patrimônio com segurança. 😁

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/19aa9ea83c3740a889cdd3fec0fc860f_captura-de-tela-2023-03-17-as-120131.png
Joe RuasEspecialista em Investimentos

Responsável por simplificar a educação financeira e o mundo dos investimentos no Inter, através de redes sociais, lives, palestras e cursos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Como investir no Tesouro Direto em 4 etapas simples

Descubra como investir no Tesouro Direto com cerca de R$ 30 e quais os tipos...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2024

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Onde investir 100 reais e fazer o seu dinheiro render seguro

Descubra onde investir 100 reais e ganhar dinheiro mês a mês....

Leia mais