Desde o início de 2021 uma nova palavra entrou no vocabulário dos brasileiros: o Open Banking.

O novo sistema permitirá o compartilhamento de informações e meios de pagamento entre instituições financeiras, com o objetivo de entregar serviços mais ágeis e a um preço mais justo para os consumidores, aumentando a concorrência entre os bancos e fintechs.

Mas antes mesmo das pessoas se acostumarem com a ideia de ter um “banco aberto”, um novo conceito ganhou força: o open finance.

É Open Banking ou Open Finance? Quais as diferenças entre eles? Descubra agora!

O que é Open Banking?

Como já demos spoiler no início do texto, o Open Banking é um sistema que está sendo implementado pelo Banco Central que vai permitir o compartilhamento de informações e meios de pagamento entre instituições financeiras, mediante ao consentimento do cliente.

Uma vez que o compartilhamento de informações e serviços é autorizado pelo cliente, essa pessoa poderá acessar os dados e fazer a gestão financeira em um único lugar sem precisar trocar de plataformas para concluir suas transações e pagamentos.

O que é Open Finance?

O Open Finance é visto pelo Banco Central como uma evolução natural do Open Banking. Neste modelo, o compartilhamento vai além das instituições bancárias, abrangendo outros sistemas financeiros como câmbio, investimentos, fundos de pensão, previdência, entre outros.

Essa tecnologia permite que um cliente que tem conta no banco A e queira compartilhar seus dados com o banco B para comprar um serviço qualquer, faça isso de um jeito muito fácil. Esta novidade faz parte do movimento de modernização do sistema financeiro que inclusive originou o pagamento via Pix.

Uma das vantagens é a função trazer dinheiro que simplifica suas operações entre contas.

O Trazer Dinheiro possibilita que você movimente seu dinheiro em contas de diferentes instituições financeiras e o traga para o Inter. E o melhor é que você faz tudo isso usando apenas o nosso Super App. A criação da novidade foi possível devido ao Open Finance, uma ferramenta ainda nova no mercado e que tem permitido muitas mudanças em instituições financeiras.

Qual a diferença entre o Open Banking e o Open Finance?

Em sua essência os dois sistemas visam o mesmo resultado: proporcionar um sistema financeiro aberto, no qual o cliente tenha mais autonomia e controle sobre suas informações e acesso à serviços melhores com menos burocracia.

A diferença seria que o Open Banking se restringe a serviços bancários, como cartão de crédito, empréstimo, Pix, etc., enquanto o Open Finance vai permitir que o cliente leve seu histórico de pagamentos e movimentações para qualquer instituição financeira, para ter acesso à melhores condições e serviços.

Vantagens do Open Finance para clientes

O Open Finance busca proporcionar mais facilidade e praticidade de serviços finaceiros que, consequentemente, acarreta no surgimento de soluções novas capazes de refinar o tipo de atendimento financeiro do mercado. Veja algumas vantagens:

  1. Melhores condições aos clientes;
  2. Oferta de produtos e serviços personalizados;
  3. Segurança e respeito aos seus dados;
  4. Inteligência na compatibilidade de produtos com o perfil do consumidor.

Open Finance no Inter

O Inter não compartilha seus dados ou suas informações de conta sem sua autorização. Continuamos simplificando sua vida, com a mesma segurança de sempre.

O processo de troca de banco é menos burocrático, há agilidade nas movimentações e consultas de sua conta, além da facilidade para realizar suas escolhas.

Com a função "trazer dinheiro" você começa sua transação entre sua conta do Inter e uma conta de outra instituição financeira, podendo trazer seu dinheiro para sua conta aqui no Inter. É mais liberdade pra você cuidar do seu dinheiro.

Vantagens do Open Finance para empresas

Confira as vantagens do Open Finance para empresas:

Melhores opções de crédito

Com os lançamentos, os empreendedores passam a ter acesso a mais ofertas de crédito e conseguirão comparar as taxas praticadas entre instituições antes de realizar as contratações.

Menos burocracias

É possível transferir entre contas com facilidade. Imagine que você tenha sua maquinha de cartão e deseje realizar a portabilidade do domicilio bancário ara sua conta PJ do Inter. Isso é possível, olha que facilidade!

Otimização de custos

Com um sistema unificado você não precisa acessar vários aplicativos já que suas informações financeiras estarão concentradas o que gera economia de tempo e facilidade para a gestão.

Fases de implementação do Open Finance

O Open Banking tem 4 fases de implementação, sendo que a última delas marca a expansão do modelo de instituições bancárias para instituições financeiras em geral, ou seja, o Open Finance. No momento, o sistema se encontra na Fase 2.

Confira o calendário completo no site do Banco Central.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/fdd72f263fb043aaa12c75e1d6664ace_img-20211222-wa0008.jpg
Rúbia GregórioAnalista de Conteúdo e CRM

Publicitária, especializada em Marketing Estratégico e técnica em Administração. Crio conteúdos que simplificam '')

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
De olho no mercado
O que é Open Banking e o que ele vai mudar no seu dia a dia?

O Open Banking permitirá o livre compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Entenda a novidade!...

Leia mais
Para simplificar a vida
Open Banking: próximas fases

O que esperar do novo sistema financeiro? A gente te conta! ...

Leia mais
Para o empreendedor
Open Banking para empresas: o que muda?

Conheça as vantagens do novo sistema para os empreendedores. ...

Leia mais
De olho no mercado
Por que confiar no Open Banking?

Te damos vários motivos para aderir sem medo! ...

Leia mais