Para o empreendedor

Open Banking para empresas: o que muda?

Publicado em 06/05/2021

O Inter que já revolucionou o sistema bancário uma vez, ao lançar a primeira conta do Brasil 100% digital e isenta de tarifas, se prepara para implementar o Open Banking ao longo de 2021.

Recentemente, fizemos um post e um vídeo em nosso canal explicando os impactos do novo sistema no dia a dia dos correntistas pessoa física. Hoje, vamos mostrar as vantagens do Open Banking para os clientes MEI e PJ.

Relembrando o Open Banking

O Open Banking – também conhecido como Open Finance – é um sistema de compartilhamento de dados entre instituições via API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações). Na prática, os dados deixam de pertencer ao banco e passam a pertencer ao cliente que conseguirá visualizar toda sua vida financeira em um único aplicativo.

É sempre bom lembrar que o novo sistema não será compulsório, isso significa que o cliente precisará entrar em contato com as instituições nas quais tem conta para autorizar o compartilhamento de dados.

Quais as vantagens do Open Banking para o empreendedor?

Que o Open Banking vai simplificar a gestão financeira dos correntistas já deu para perceber, mas o que sua empresa pode esperar do novo sistema?

Melhores opções de crédito

Com o surgimento de novas instituições e novos produtos, os clientes MEI e PJ passam a ter acesso a mais ofertas de crédito e poderão comparar as taxas praticadas no mercado antes de contratar qualquer serviço de crédito.

E isso também é bom para a gente, afinal, mais pessoas vão conhecer nossas soluções e poderão compará-las com os serviços que já utilizam.

Otimização de tempo e custos

Com o Open Banking não será mais preciso acessar múltiplos apps para ter acesso a todas as informações financeiras da sua empresa e isso pode gerar economia de tempo e do dinheiro que você contrataria com ferramentas de gestão.

Quem tem conta no Inter já consegue fazer essa gestão facilmente pelo aplicativo ou pelo Internet Banking, mas a expectativa é que as integrações com outras fontes de informação deixem a experiência ainda mais fluída para os clientes.

Menos burocracia

Se sua empresa já tem uma maquinha de cartão, mas quer receber o valor das vendas pelo Inter, dá para fazer a portabilidade do domicílio bancário para nossa conta PJ. A gente acredita que os pedidos de portabilidade podem aumentar com o open banking, pois os correntistas de outros bancos terão mais informações sobre os serviços do Inter como antecipação de recebíveis do cartão, ente outros, com as menores taxas do mercado.

Ainda mais segurança

O sistema do Open Banking será implementado pelas instituições financeiras, a partir de uma API regulamentada pelo Banco Central.

As APIs são tecnologias que permitem integrar aplicativos e sistemas desenvolvidos com diferentes linguagens e contam com várias camadas de segurança para que pessoas de fora não acessem os dados. Ou seja, além da segurança do banco, os clientes contarão com uma camada de segurança extra.

Confira o cronograma de implementação do Open Banking

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
6 vantagens de ter cartão de crédito para sua empresa

Nesse post explicamos porque sua empresa tem que ter um cartão de crédito...

Leia mais
Para o empreendedor
Conta Digital PJ: vantagens e como abrir a sua

Conheça o passo para abertura de conta e os documentos necessários. ...

Leia mais
Para o empreendedor
Digital e sem tarifas: Saiba tudo sobre a Conta MEI do Inter

Entenda como funciona a nossa conta para microempreendedores. ...

Leia mais
De olho no mercado
O que é Open Banking e o que ele vai mudar no seu dia a dia?

O Open Banking permitirá o livre compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Entenda a novidade!...

Leia mais