Dias corridos, um milhão de coisas para fazer. Identificou-se com esse cenário? Pois, em meio a tantas tarefas importantes, uma delas é sempre fundamental: pagar as contas. Missão árdua, necessária e...fácil de esquecer. Quantas vezes você ou alguém próximo não se esqueceu do vencimento de algum boleto e teve que correr atrás do prejuízo, lidando com juros altíssimos, multas, nome sujo e inconvenientes com o credor?

Inegável. Deixar de pagar uma conta pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Para evitar essa situação, o controle e planejamento financeiro são essenciais.  Eles evitam que você fique sem dinheiro na hora de pagar uma conta e evitam a inadimplência por esquecimento. E é justamente aí que entra um aliado interessante:  o pagamento agendado.

Mas como ele funciona? Quais os benefícios de se agendar uma conta a pagar? Tem essas e outras dúvidas sobre o assunto? Vamos responder todas estas questões neste artigo 🧡

Como funciona o pagamento agendado?

O nome é autoexplicativo. Pagamento agendado nada mais é que programar um pagamento para data futura. O cliente pode realizar a ação pelo código de barras do boleto ou da conta em questão. Simples assim. Dessa forma, no dia do agendamento, o banco automaticamente faz o débito na conta do pagador para compensar o pagamento daquele boleto ou fatura.

Os benefícios do agendamento

Agendar pagamentos é interessante principalmente para casos em que suas contas vencem em dias diferentes, mas você não costuma acessar sempre o aplicativo do seu banco. Com o agendamento é possível, de uma única vez, programar o pagamento de todas as contas para serem debitadas nas datas exatas do vencimento.

O dinheiro ainda não chegou no seu bolso? Não se preocupe! Isso mesmo. O usuário pode fazer o agendamento de pagamentos mesmo sem ter dinheiro na conta. No entanto, vale lembrar que, na data que for agendada, o dinheiro precisa estar lá. Caso contrário, o débito não ocorrerá e a conta continuará pendente.

Apesar de o objetivo ser o mesmo, cada banco opera da forma que entende ser mais prática e simples para seus clientes. Neste caso, é importante entender o passo a passo com a instituição financeira que você trabalha.

Como agendar pagamentos no Super App do Inter?

No Inter, como não poderia ser diferente, o agendamento de pagamentos é muito simples. Dentro do Super App é possível pagar títulos (boletos emitidos por alguma instituição financeira, como plano de saúde, academia, condomínio e escola), convênios (boletos emitidos por concessionárias de serviços, como telefonia e energia elétrica), transferências, Pix, entre outros.

Para isso, basta realizar as etapas iniciais do processo de pagamento pelo seu smartphone e, antes de finalizá-lo, inserir a data que você deseja que a transação seja efetuada. Os passos são os seguintes:

  1. Abra o Super App do Inter e acesse sua conta;
  2. Toque no botão indicado para expandir todas as opções;
  3. Em seguida, toque na função “Pagamentos”;
  4. Selecione a maneira de pagamento (escaneamento, digitação, tributos ou Pix)
  5. Altere a data de pagamento

Se preferir, ainda pode ativar o modo DDA (Débito Direto Autorizado) e concentrar vários pagamentos em um lugar só.

Qual horário o pagamento agendado é debitado?

O pagamento de títulos (boletos emitidos por alguma instituição financeira, como condomínio, escola, academia, plano de saúde, etc ) ocorre até as 22:00. Já o pagamento de convênios (boletos emitidos por concessionárias de serviços, como água, luz, telefone, etc) são processados até as 19:45 em dias úteis.

Pagamentos realizados após este horário e em fins de semana e feriados são agendados automaticamente para o próximo dia útil.

Caso não haja saldo disponível em conta no momento do processamento, novas tentativas serão feitas ao longo do dia. Se não houver saldo disponível em conta após a última tentativa, o pagamento não será processado.

E na conta PJ do Inter? Os pagamentos agendados nessa modalidade serão processados às 4:00 em dias úteis. Caso não haja saldo disponível em conta no momento do processamento, novas tentativas serão feitas ao longo do dia. Caso não haja saldo disponível em conta após a última tentativa, o pagamento não será processado.

  • Processamento de pagamento de Convênio agendado: Primeira tentativa às 5:00 e última tentativa às 19:30.
  • Processamento de pagamento de Título agendado (Abaixo de R$ 250 mil): Primeira tentativa às 5:00 e última tentativa às 21:30.
  • Processamento de pagamento de Título agendado (Acima de R$ 250 mil): Primeira tentativa às 5:00 e última tentativa às 16:50.

Como cancelar um pagamento agendado?

Enganou-se? Não se desespere. 

É possível cancelar um pagamento agendado. A função pode estar disponível diretamente no aplicativo do banco ou até mesmo em algum tipo de teleatendimento, direto com os atendentes. No caso do Inter, tudo é feito pelo Super App ou pelo Internet Banking.

E por que cancelar um agendamento de pagamento? Bom, se após agendar o pagamento de uma fatura o cliente nota alguma inconsistência, como erros de cobrança, valores indevidos ou até uma compra não efetuada, essa é a ação a ser tomada. "Como assim?". Nesses casos, o primeiro passo é entrar em contato com a administradora do cartão – ou a loja em que a compra foi feita – para fazer a contestação. Até aí, ok.

Ocorre que a instituição provavelmente pedirá que a fatura em si não seja paga para que uma nova possa ser enviada. Dessa forma, o agendamento pode ser cancelado para que a cobrança não seja sequer feita.

E como cancelar um pagamento agendado no Inter? O processo é bem fácil, didático e pode ser feito através do Super App e do Internet Banking. Confira:

Para realizar o cancelamento de um agendamento pelo app ou Internet Banking, siga os passos abaixo:

  • Pelo Super App:
  1. Acesse sua conta através do aplicativo;
  2. Clique em "Ver extrato";
  3. No extrato, clique em "Mostrar agendamentos";
  4. Clique no agendamento que deseja cancelar;
  5. Dentro da nova tela, em ações, clique em "Excluir agendamento";
  6. Sucesso! A programação da operação está cancelada.

  • Pelo Internet Banking:
  1. No menu CONTA DIGITAL, clique em AGENDAMENTOS;
  2. Selecione o período a ser consultado;
  3. Identifique a transação dentro do período selecionado e clique no botão CANCELAR;
  4. Sucesso! A programação da operação está cancelada.

Ainda não é cliente Inter? Abra agora sua conta digital gratuita!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/7558e8a826e941cfa4e7b35657d82b85_microsoftteams-image-95.png
Alexandre DinizAnalista de conteúdo

Jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em comunicação estratégica. Um completo apaixonado por esportes, viagens, comportamento e comida. O tempo todo à procura de boas histórias, gente que faz a diferença e de alternativas para otimizar o dinheiro.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Conheça as formas de antecipar o pagamento do cartão de crédito

Antecipar o pagamento do cartão de crédito é uma das maneiras de ter limite de...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Pagamento por boleto: o que é e como funciona?

Sabe aqueles números que aparecem no boleto? Nesse post a gente te conta o que...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Pagamentos pelo WhatsApp: faça pagamentos do mesmo jeito que envia fotos

Você já fez um pagamento pelo WhatsApp? O mensageiro on-line agora permite fazer transferências de...

Leia mais