O pagamento por aproximação é uma comodidade para a maioria dos clientes. Com ele, basta o cliente aproximar o cartão de crédito da maquininha que o pagamento é concluído sem a necessidade de digitar a senha.

A modalidade de pagamento é também uma das que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), o número de transações feitas por aproximação aumentou 7 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento pode ter sido impulsionado pela pandemia e a possibilidade de concluir o pagamento sem contato com a maquininha.

Mas para se beneficiar das transações mais rápidas proporcionadas pelo cartão contactless é preciso tomar alguns cuidados. Confira nossas dicas de segurança!

É seguro pagar com aproximação do celular?

Além de usar o cartão contactless para fazer pagamentos por aproximação, muitas pessoas também usam o celular.

Por meio das carteiras digitais e um aparelho com tecnologia NFC você pode fazer pagamentos no crédito ou débito apenas aproximando seu smartphone na maquininha do estabelecimento.

Utilizar um celular NFC em transações é tão seguro quanto usar o cartão, mas mesmo assim é necessário ter atenção nos detalhes antes de efetuar o pagamento. As dicas a seguir servem para as duas modalidades de pagamento por aproximação, tanto com o celular quanto cartão.

Confira o valor antes de confirmar a transação

Quando você usa a senha para confirmar o pagamento tem a oportunidade de conferir o valor da transação, já que ele aparece o tempo todo na tela da maquininha.

O pagamento por aproximação faz com que as transações sejam mais dinâmicas e, muitas vezes, o cliente se esquece de conferir o valor antes de efetuar o pagamento. Portanto, redobre a atenção nesta etapa!

Fique de olho na distância entre o cartão e a maquininha

Com a tecnologia contactless o pagamento pode ser feito em uma distância de até 4cm entre o cartão e a maquininha. Por isso, é indicado manter o cartão afastado até que você possa conferir o valor da transação.

É importante destacar que as compras por aproximação são limitadas a R$200 por transação. Para qualquer valor acima será solicitada a senha.

Acompanhe o extrato das suas transações

Com os aplicativos de cartão ou de instituições financeiras você não precisa mais esperar a fatura chegar para conferir as compras que realizou no último mês. Aproveite essa comodidade para conferir seu extrato, periodicamente, para ter certeza que reconhece todas as transações.

No final do texto vamos mostrar o que você deve fazer em caso de compras não reconhecidas.

Ative as notificações do aplicativo

Além de ficar de olho no extrato, você pode ativar as notificações do aplicativo para ser avisado sempre que uma nova compra é realizada. Assim, você consegue identificar, rapidamente, quais compras são suspeitas e pode prosseguir para o bloqueio do cartão de crédito.

Desabilite a função se precisar

Os novos cartões do Inter já são emitidos com a tecnologia contactless, mas você pode desabilitar a função a qualquer momento. Para isso, acesse o menu de Cartões, e clique em Configurações > Bloqueios e Senhas.

Em Compras por aproximação clique sobre a bolinha para desativar. 

screenshot do aplicativo Inter
Bloqueios e Senhas

Tenha atenção redobrada ao cartão

Com a possibilidade de pagamento por aproximação é preciso ter ainda mais atenção com o lugar que você deixa seu cartão de crédito, pois ele pode ser usado por qualquer pessoa sem sua autorização. Pelo mesmo motivo você também deve evitar emprestar seu cartão para terceiros. 

Bloqueie o cartão em caso de perda ou roubo

Se você for assaltado ou perder o cartão prossiga para o bloqueio do cartão pelo aplicativo, e informe ao seu banco sobre o ocorrido, o quanto antes. Assim, você se resguarda de compras futuras. 

Para bloqueio basta clicar na opção Bloquear Temporariamente que aparece logo abaixo do cartão. 

Como reportar uma compra não reconhecida

Se você tomou todos os cuidados acima, mas, mesmo assim, foi vítima de alguma fraude envolvendo compras por aproximação, fique calmo que a gente te ajuda.

Veja como agir caso não reconheça uma compra feita no seu cartão de crédito Inter.

O primeiro passo é bloquear seu cartão pelo aplicativo. Em seguida, entre em contato com a Central de Cartões no chat ou por telefone 3003-4070 - opção 2 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 0007 - opção 2 (demais localidades). Para sua segurança, seu cartão será cancelado imediatamente e você receberá uma nova via em até 15 dias úteis. Lembrando que o prazo máximo para realizar a contestação é de no máximo 45 dias após a data da compra.

Antes de pedir a contestação, certifique-se que você realmente não fez uma compra com o mesmo valor e data. Isso porque o nome que consta na fatura muitas vezes é a razão social do estabelecimento ou mesmo uma abreviação que você não associa logo de cara. Além disso, vários sites ou aplicativos fazem uma verificação do cartão no momento do cadastro (tokenização), mas esse valor é estornado, posteriormente. 

Ainda com dúvidas sobre a tecnologia contactless? Esse artigos da nossa Central de Atendimento podem te ajudar.

Você já utilizou o pagamento por aproximação na hora de fazer as suas compras? A tecnologia NFC te proporciona essa facilidade em compras pelo seu cartão de crédito e débito e pelas carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. Nesse vídeo, a gente te conta tudo sobre pagamentos por aproximação: se é seguro usar a função, como ativar e como desativar a função no seu Super App Inter.

Perguntas frequentes sobre pagamento por aproximação

Quais são os riscos do pagamento por aproximação?

Alguns levantamentos apontam a existência de golpes e fraudes com o pagamento por aproximação. Um dos riscos é a prática de criminosos que conseguem passar a máquina de cartão próximo aos bolsos, carteiras, casacos e carteira de pessoas distraídas, realizando assim uma transação sem que a vitima perceba.

Como desativar o pagamento por aproximação no Inter?

Dentro do Super App, abra o menu "Cartões", aperte a engrenagem presente no canto direito da imagem de seu cartão e em "Compras por aproximação (contactless)" desative no ícone presente no canto direito.

Como ativar o pagamento por aproximação no Inter?

No Super App do inter, dentro do menu "Cartões", selecione a engrenagem localizada no canto superior direito da imagem do cartão de crédito, role a tela até "Compras por aproximação (contactless)" e ative a opção no ícone do canto direito.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito clonado: o que fazer?

Veja como identificar e se proteger de fraudes com seu cartão...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Compras virtuais: como ter seu pagamento aprovado?

Veja como liberar o uso do seu cartão para compras....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Crédito ou débito: quando usar cada um?

Entenda as diferenças entre os dois meios de pagamento....

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito

Veja tudo o que você paga (nos outros bancos) para ter um cartão de crédito...

Leia mais
Conta Digital
Super Extrato Inter – Você no controle das suas finanças

Se você é uma pessoa que quer ter o controle sobre as suas finanças então...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão Gold Inter: conheça benefícios e vantagens!

Se você é aquele tipo de pessoa que ama fazer compras online ou físicas saiba...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
Portabilidade de Operadora: o que é e como fazer?

A portabilidade de operadora permite que você mantenha seu número de telefone móvel mesmo quando...

Leia mais