Para simplificar a vida Inter Bank

Pagamento por boleto: o que é e como funciona?

Publicado em 11/10/2021

Entra mês e sai mês a única certeza que uma pessoa pode ter é que os boletos vão chegar.

Cobrança de aluguel, escolha do filho, prestações diversas e fatura do cartão de crédito são exemplos de cobranças que são feitas através de boletos bancários.

Mas você já teve curiosidade em saber como um boleto funciona? Quais informações ele tem que conter e porque o pagamento demora tanto?

Continue a leitura para entender mais sobre esse meio de pagamento.

O que é um boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança utilizado para fazer um pagamento. Esse documento contém o valor da cobrança, a data de vencimento, e outras informações bancárias que permitem conectar o crédito à conta do prestador de serviço.

como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário funciona como um documento que facilita o caminho entre a pessoa devedora e seu credor.

Além do valor da cobrança e da data de vencimento, o boleto deve conter: 

  • O banco que vai processar o pagamento; 
  • Os dados do pagador e do cedente, ou seja, da empresa que vai receber a conta (normalmente razão social do beneficiário, CPF ou CNPJ);
  • E informações sobre cobrança de juros e multa em caso de atraso no pagamento.

O que significam os números do boleto?

O código de barras ou a linha digitável tem a mesma finalidade: permitir que a instituição financeira identifique e processe o pagamento do boleto.

Quando a leitura do código de barras não é possível o pagamento é feito digitando os números do boleto. Essa linha numérica é composta por 47 ou 48 dígitos distribuídas em 5 campos. Sendo:

  • Do 1° ao 3° dígitos está o código do banco emissor (aqui no Inter o nosso código é 077);
  • O 4° dígito identifica a moeda do país emissor, que no caso do Brasil é o 9;
  • Do 5° ao 29° dígito estão os números que carregam as informações do boleto, como dados do cobrador e data de emissão;
  • O 30º dígito é um dígito verificador, atribuído por um algoritmo;
  • Nos quatro dígitos seguintes informam a data de vencimento do boleto;
  • E os 10 últimos dígitos se referem ao valor da cobrança (considerando os centavos). Por exemplo, se o valor do boleto for R$ 100, os números finais do código serão 0000010000.

Quem pode emitir boleto?

Os boletos são comumente associados a pessoa jurídica, por serem muito usados em cobranças, mas a verdade é que qualquer um pode emitir um boleto, desde que o processo seja intermediado por uma instituição financeira.

Tanto é que o boleto é um dos meios utilizados pelos nossos correntistas para fazerem depósitos em suas contas digitais.

Como emitir um boleto?

Como falamos anteriormente, a emissão do boleto precisa ser intermediada por uma instituição financeira, para que o valor do pagamento seja creditado na conta do cobrador.

Nesse processo o banco pode te cobrar um valor pelo serviço. Vale lembrar que no Inter esse serviço não é cobrado dos correntistas, nem no caso de clientes MEI e PJ, que podem emitir até 100 boletos gratuitos por mês. O processo pode ser feito tanto pelo app como pelo Internet Banking, veja o passo a passo.

Como pagar um boleto?

No boleto estarão todas as informações necessárias para fazer o pagamento em qualquer instituição financeira até a data de vencimento. Você só precisa fazer a leitura do código de barras ou informar a linha digitável.

Caso opte pelo pagamento em estabelecimentos físicos como casas lotéricas, por exemplo, fique atento aos valores, pois existe um limite para cobranças de bancos que não sejam da Caixa Econômica.

Outra informação importante é que o boleto vencido só será aceito na instituição emissora da cobrança. Por causa dessa restrição pode ser interessante emitir uma segunda via do boleto com os valores atualizados.

Quanto tempo demora para cair o pagamento de um boleto?

O prazo para um boleto ser compensado pode chegar a 72 horas. Isso acontece porque a instituição onde foi feita o pagamento deve encaminhar os recursos para a instituição da cobrança, para ser creditada na conta do cedente. No caso de boletos emitidos e pagos na mesma instituição esse fluxo é mais rápido.

Isso não significa que o pagamento só cairá dentro de 3 dias, existem situações em que ele é reconhecido antes, porém, se você tem pressa para o pagamento ser reconhecido pode ser interessante buscar meios alternativos como o pagamento via Pix, no qual o valor cai na hora.

Evite também fazer pagamentos de boletos em finais de semana, pois o prazo para compensação considera apenas dias úteis. Sendo assim, se você fez um pagamento no sábado, o banco terá até a quarta-feira seguinte para dar baixa no boleto.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe