Entra mês e sai mês a única certeza que uma pessoa pode ter é que os boletos vão chegar.

Cobrança de aluguel, escolha do filho, prestações diversas e fatura do cartão de crédito são exemplos de cobranças que são feitas através de boletos bancários.

Mas você já teve curiosidade em saber como um boleto funciona? Quais informações ele tem que conter e porque o pagamento demora tanto?

Continue a leitura para entender mais sobre esse meio de pagamento.

O que é um boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança utilizado para fazer um pagamento. Esse documento contém o valor da cobrança, a data de vencimento, e outras informações bancárias que permitem conectar o crédito à conta do prestador de serviço.

Como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário funciona como um documento que facilita o caminho entre a pessoa devedora e seu credor.

Além do valor da cobrança e da data de vencimento, o boleto deve conter: 

  • O banco que vai processar o pagamento; 
  • Os dados do pagador e do cedente, ou seja, da empresa que vai receber a conta (normalmente razão social do beneficiário, CPF ou CNPJ);
  • E informações sobre cobrança de juros e multa em caso de atraso no pagamento.

O que significam os números do boleto?

O código de barras ou a linha digitável tem a mesma finalidade: permitir que a instituição financeira identifique e processe o pagamento do boleto.

Quando a leitura do código de barras não é possível o pagamento é feito digitando os números do boleto. Essa linha numérica é composta por 47 ou 48 dígitos distribuídas em 5 campos. Sendo:

  • Do 1° ao 3° dígitos está o código do banco emissor (aqui no Inter o nosso código é 077);
  • O 4° dígito identifica a moeda do país emissor, que no caso do Brasil é o 9;
  • Do 5° ao 29° dígito estão os números que carregam as informações do boleto, como dados do cobrador e data de emissão;
  • O 30º dígito é um dígito verificador, atribuído por um algoritmo;
  • Nos quatro dígitos seguintes informam a data de vencimento do boleto;
  • E os 10 últimos dígitos se referem ao valor da cobrança (considerando os centavos). Por exemplo, se o valor do boleto for R$ 100, os números finais do código serão 0000010000.

Como saber se um boleto é falso?

Na hora de fazer seus pagamentos, todo cuidado é pouco. Algumas dicas podem te ajudar a evitar fraudes:

  • Solicite seus boletos na versão digital, pois esses documentos geralmente são bloqueados por senhas de acesso;
  • Verifique os dados de pagamento, tanto os seus como os dados do cedente para ter certeza de que a cobrança é legítima;
  • Confira a ortografia e a aparência do boleto, incluindo o código de barra;
  • Verifique se os 3 primeiros dígitos da fatura correspondem ao código do banco;
  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, solicite uma segunda via para o emissor com os valores reajustados, ao invés de tentar fazer o cálculo manual.

Quem pode emitir boleto?

Os boletos são comumente associados a pessoa jurídica, por serem muito usados em cobranças, mas a verdade é que qualquer um pode emitir um boleto, desde que o processo seja intermediado por uma instituição financeira.

Tanto é que o boleto é um dos meios utilizados pelos nossos correntistas para fazerem depósitos em suas contas digitais.

Como emitir um boleto?

Como falamos anteriormente, a emissão do boleto precisa ser intermediada por uma instituição financeira, para que o valor do pagamento seja creditado na conta do cobrador.

Nesse processo o banco pode te cobrar um valor pelo serviço. Vale lembrar que no Inter esse serviço não é cobrado dos correntistas, nem no caso de clientes MEI e PJ, que podem emitir boletos gratuitos por mês. O processo pode ser feito tanto pelo app como pelo Internet Banking, veja o passo a passo.

Como pagar um boleto?

No boleto estarão todas as informações necessárias para fazer o pagamento em qualquer instituição financeira até a data de vencimento. Você só precisa fazer a leitura do código de barras ou informar a linha digitável.

Caso opte pelo pagamento em estabelecimentos físicos como casas lotéricas, por exemplo, fique atento aos valores, pois existe um limite para cobranças de bancos que não sejam da Caixa Econômica.

Outra informação importante é que o boleto vencido só será aceito na instituição emissora da cobrança. Por causa dessa restrição pode ser interessante emitir uma segunda via do boleto com os valores atualizados.

Como pagar boleto online?

O pagamento online é a opção preferida por pessoas que prezam pela comodidade e não querem perder tempo com filas. Ele pode ser feito pelos canais digitais da sua instituição como internet banking e aplicativo.

Para pagar boletos pelo app do Inter selecione a opção Pagamentos > Leitor de códigos e posicione o código de barras na área de leitura indicada. Em seguida, a câmera do seu dispositivo fará a leitura das informações e te direcionará para a próxima tela, na qual você poderá confirmar as informações e fazer o pagamento.

Também dá para fazer o pagamento sem o código de barras, caso você não tenha o boleto impresso ou ele esteja ilegível. Para isso selecione a opção Pagamentos > Digitar código > e cole a linha digitável do boleto no campo de código.

Como pagar boleto pelo Pix?

Outra opção de pagamento online é o Pix, que já está sendo disponibilizada em várias cobranças e tributos. Para fazer o pagamento do boleto pelo Pix, você precisa:

  1. Acessar o Super App do Inter;
  2. Clicar na seção Pix;
  3. Ir na opção "Pagar";
  4. Selecionar a opção Qr Code ou Copia e Cola;
  5. Seguir os passos do pagamento e confirmas a transação.

Fique atento: de acordo com as novas regras do Banco Central, o limite de pagamentos noturnos para boletos agora é de R$1.000,00. Então, se você tem uma fatura com um valor maior e que vence no mesmo dia, programe-se para fazer o pagamento em horário comercial.

Pagamento agendado de boleto e débito automático

Além de oferecer mais comodidade, os pagamentos online podem ser agendados online, o que reduz consideravelmente o risco de atraso no pagamento.

Esse agendamento pode ser feito de forma manual, quando você insere as informações do pagamento e programa uma data; ou pelo débito automático, serviço no qual o banco debita as cobranças na sua conta corrente na data de vencimento.

Para agendar um pagamento, basta seguir o mesmo passo a passo que indicamos no tópico anterior, e na página de confirmação preencher o campo Data de pagamento com a data desejada.

Aprenda a cadastrar cobranças em Débito automático.

DDA (Débito Direto Autorizado)

Agora pagar e consultar boletos ficou muito mais simples com o DDA (Débito Direto Autorizado), a nova funcionalidade do Super App.

Essa nova funcionalidade permite a visualização digital de boletos emitidos em um CPF ou CNPJ. Com ele, você pode ter acesso tanto aos boletos a vencer, como os já vencidos e pode agendar o pagamento para a melhor data, de acordo com a sua rotina.

O DDA veio para simplificar ainda mais os seus dias, auxiliar a sua organização financeira e automatizar os pagamentos dos seus boletos. Com ele, você faz o pagamento em poucos cliques, direto no Super App e nem precisa digitar o código de barras.

Quer saber como ele funciona e como acessar o DDA no Super App? Vamos lá!

Como acessar o DDA no Super App

O acesso ao DDA é feito diretamente pela conta de quem deve pagar o documento e, diferente do débito automático, o DDA apenas notifica sobre a existência dos boletos registrados.

Para realizar o pagamento com o DDA você só precisa ativar a funcionalidade no aplicativo. Simples, rápido e sem burocracias.

No Super App do Inter o passo a passo é esse aqui:

👉 Entre no Super App do Inter;

👉 Acesse a aba "pagamentos';

👉 Clique na opção DDA;

👉 Acesse o termo de adesão;

👉Verifique se está de acordo;

👉Faça a solicitação;

Pronto! A solicitação já foi aberta e agora é só aguardar o retorno do Inter, que chega rapidinho.

Após a aprovação, você poderá acessar, de forma simples e rápida, os pagamentos e conferir os boletos no seu CPF ou CNPJ.

É muito importante sempre verificar se todas as informações estão corretas antes de efetuar o pagamento. Ao pagar com DDA, o valor é debitado da conta e repassado ao emissor do boleto eletrônico.

Fique atento que mesmo efetuando um pagamento pelo DDA, é possível que o boleto físico ainda seja enviado. Então, cuidado para não pagar em duplicidade.

O que não pode ser pago com DDA

Apesar de ser uma funcionalidade que veio pra facilitar os nossos dias, infelizmente, nem todos os pagamentos podem ser feitos por meio do DDA.

Os boletos disponíveis nesta modalidade são os de cobrança, como por exemplo:

👉 Fatura do cartão;

👉 Seguros;

👉 Mensalidade escolar;

👉 Aluguel;

👉Condomínio.

Já os boletos de convênio como água, luz ou telefone não estão liberados no DDA.

Quer ficar por dentro de TUDO que você pode fazer com o DDA? Então vem que a gente contou tudinho no vídeo abaixo: 👇

Que tal pagar os boletos que estão registrados no seu CPF e CNPJ com apenas um clique, sem precisar digitar todo o código de barras? Com o DDA (Débito Direto Autorizado) isso é possível, e essa função já está disponível no seu Super App do Inter. Quer saber o que é o DDA e como ativar a função? Então dá o play nesse vídeo, que a gente simplifica tudo pra você.

Quanto tempo demora para cair o pagamento de um boleto?

O prazo para um boleto ser compensado pode chegar a 72 horas. Isso acontece porque a instituição onde foi feita o pagamento deve encaminhar os recursos para a instituição da cobrança, para ser creditada na conta do cedente. No caso de boletos emitidos e pagos na mesma instituição esse fluxo é mais rápido.

Isso não significa que o pagamento só cairá dentro de 3 dias, existem situações em que ele é reconhecido antes, porém, se você tem pressa para o pagamento ser reconhecido pode ser interessante buscar meios alternativos como o pagamento via Pix, no qual o valor cai na hora.

Evite também fazer pagamentos de boletos em finais de semana, pois o prazo para compensação considera apenas dias úteis. Sendo assim, se você fez um pagamento no sábado, o banco terá até a quarta-feira seguinte para dar baixa no boleto.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como gerar boleto pelo app do Inter?

Veja o passo para pessoa física e para empresas!...

Leia mais
Para o empreendedor
Como emitir seus boletos de graça?

Você utiliza o boleto na sua empresa? Esse post é para você!...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O que é Conta Digital e como abrir a sua

Mas afinal o que é Conta Digital quais suas vantagens e como abrir uma? Confira...

Leia mais