Cuidando do seu dinheiro

Pagamentos no WhatsApp: faça pagamentos do mesmo jeito que envia fotos

Publicado em 04/05/2021

A partir de hoje, alguns usuários selecionados pelo WhatsApp poderão fazer transferências de dinheiro para familiares e amigos, pelo aplicativo, da mesma forma que envia vídeos e fotos: de forma simples, segura e sem taxas.

O nome da tecnologia que vai permitir isso? Facebook Pay.

A função de pagamentos, aprovada recentemente pelo Banco Central, será disponibilizada gradualmente para os usuários do aplicativo no Brasil, ao longo de 2021.

Entenda como vai funcionar!

Como serão feitas as transferências?

As transferências pelo Facebook Pay serão feitas apenas com cartões de débito e de combos autorizados. Cada usuário poderá enviar até R$ 1.000,00 por transação, e receber até 20 transações por dia, limitadas a R$ 5.000,00 por mês.

As transações só serão feitas dentro do Brasil e em moeda local, e como já adiantamos o serviço é isento de taxas.

Quando você pode começar a usar?

As pessoas com serviço já habilitado poderão enviar convites para amigos e familiares utilizarem a nova funcionalidade de pagamentos.

Não será necessário que o usuário baixe nenhum aplicativo extra, apenas que tenha a versão mais recente do WhatsApp instalada no celular, configure as informações de pagamento e selecione o contato para o qual deseja enviar a transferência.

Outra forma de acessar o recurso de pagamentos no WhatsApp é recebendo uma transferência (ou uma solicitação), de qualquer valor, de um amigo que já está usando o serviço. Como resultado, a funcionalidade estará disponível para você também, permitindo o cadastro do seu cartão Inter.

O Facebook Pay é seguro?

Sempre que surge uma novidade no mercado, as pessoas querem saber se é segura. Principalmente quando se trata de ferramentas de pagamento.

Mas pode ficar tranquilo! Todas as transações realizadas pelo WhatsApp são protegidas por múltiplas camadas de segurança como o Facebook Pay PIN ou por biometria nos dispositivos compatíveis, e são seguramente processadas.

É importante destacar que o recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay, mas processado pelo Facebook Pagamentos e por um provedor de serviços de pagamentos local.Cada banco poderá acrescentar outros mecanismos de confirmação como o SMS, por exemplo.

Passo a passo para fazer sua primeira transferência

  1. Abra o chat com a pessoa para quem você deseja transferir dinheiro;
  2. Use o ícone de clip ou o + para anexar uma informação > selecione a opção Pagamento.
  3. Clique em Continuar para aceitar os termos e condições do Facebook Pay;
  4. Crie uma senha PIN de 6 números (essa senha será pedida para confirmação dos pagamentos), você também pode optar por usar a Impressão digital para confirmação;
  5. Insira seu CPF e os dados do cartão;
  6. Clique em Salvar;
  7. Verifique o cartão cadastrado e prossiga para o pagamento.

Para adicionar ou editar as formas de pagamento clique em Mais opções > Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar. E para acompanhar seu histórico de transações clique em Configurações > Pagamentos > Histórico.

Como configurar o serviço? - Conteúdo produzido pelo WhatsApp
Como enviar dinheiro no WhatsApp - Conteúdo produzido pelo WhatsApp

Vantagens de usar o Facebook Pay

Simplicidade

Envie dinheiro para os seus familiares e amigos pelo WhatsApp sem precisar abrir o aplicativo do banco. Todo o processo de pagamento, do valor à confirmação, é feito na própria conversa.

Segurança

Os pagamentos feitos no WhatsApp usando o Facebook Pay são protegidos por múltiplas camadas de segurança como o Facebook Pay PIN ou por biometria nos dispositivos compatíveis, e são seguramente processadas.

Faça pagamentos em grupos

Sabe aquele evento que várias pessoas precisam transferir dinheiro para uma só? Que tal usar os grupos para que todos façam sua transferência por ali? Assim, as transações ficam registradas para conferência de todos.

Personalização

Adicione recados e emojis aos seus pagamentos deixando tudo mais divertido.

Serviço sem taxas

O serviço do Facebook Pay é totalmente isento de taxas para transferências entre familiares e amigos.

Mais possibilidades de pagamento

O Facebook Pay é uma ferramenta a mais para enviar e receber dinheiro. Cabe a você escolher aquela que achar mais interessante.

Não é meme nem figurinha!

Agora, você já sabe como vai funcionar a função de pagamentos pelo WhatsApp. Em caso de dúvidas, acesse a FAQ sobre o serviço

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe