Para simplificar a vida Inter Bank

Como abrir uma Conta Digital para menores de 18 anos

Publicado em 02/04/2020

Abrir uma Conta Digital para menores é uma ótima forma de ensinar seus filhos como poupar desde cedo

E com o Inter dá para abrir uma Conta Digital gratuita para menores de idade de forma muito prática e rápida usando o aplicativo.

Para te ajudar, trouxemos um tutorial de 3 passos bem simples para abrir uma Conta Digital para menores de 18 anos. Veja só como é fácil!

1. Primeiro passo: preencha os dados

Antes de começar nosso tutorial é importante destacar que, de acordo com a Lei brasileira, somente maiores de 18 anos ou menores emancipados podem ser titulares do cartão de crédito. Dessa forma, a Conta Digital para menores de 18 anos só permite o uso da função débito.

Outras funcionalidades como a aba de investimentos também estão disponíveis para os pais e guardiões que desejam iniciar uma reserva financeira, exceto o Home Broker e Tesouro Direto. 

O processo de abrir a abrir a conta para menores é bem semelhante ao da abertura de uma Conta Digital comum no Inter:

  • Baixe o aplicativo do Inter;
  • No primeiro acesso clique em Abrir conta gratuita;
  • Forneça os dados solicitados. Os dados devem ser os mesmos que aparecem nos documentos para evitar pendências na abertura da conta;
  • Caso tenha o aplicativo baixado no celular para movimentar sua conta, clique na opção Trocar ou Abrir Conta > Abra uma conta gratuita;
  • Prossiga com o preenchimento das informações, normalmente.

Abrindo conta pelo desktop:

  • Acesse o Internet Banking;  
  • Clique em Abra sua conta gratuita;
  • Preencha as informações solicitadas;
  • Baixe o aplicativo e continue o processo de cadastro por ele.

2. Segundo passo: Reúna os documentos necessários

Após colocar o número do CPF do menor que será o titular da conta e outras informações como nome completo e data de nascimento, alguns documentos serão pedidos para confirmar a veracidade da conta. Saiba quais são eles:

  • Documento de identificação do menor e do responsável, obrigatório ser mãe ou pai. Não aceitamos certidão de nascimento, somente RG, CNH (no caso dos pais), RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e RNM (Registro Nacional Migratório);
  • Se o responsável não for o pai ou a mãe, envie junto com a foto do documento de identificação do responsável algum documento que comprove a guarda;
  • Selfie do rosto do menor titular da conta.

Importante: Para os menores de idade emancipados não será necessário o envio da documentação do responsável, somente do titular da conta. Junto com o documento de identificação deve ser enviado o documento que comprove a emancipação. Além disso, também poderá ser solicitado análise para habilitar a função de crédito.

3. Terceiro passo: Envio dos documentos e abertura de conta

O Inter é totalmente digital, assim como todos os nossos processos.

Por isso, para abrir a Conta Digital de menores nenhuma documentação física será exigida. Basta seguir as instruções na tela do aplicativo e tirar as fotos dos documentos usando a câmera do celular.

Na hora de tirar as fotos vá para um local bem iluminado e fique atento para que elas não fiquem embaçadas, escuras ou que tenham sido cortadas as bordas do documento.

Se isso acontecer, será preciso repetir o processo novamente até que todas as informações estejam legíveis. Após concluir o cadastro e enviar todos os documentos, nossa equipe vai analisá-los e te retornar em até 10 dias. Para as contas aprovadas o Cartão chegará no endereço informado em até 7 dias após a aprovação do cadastro.

Seu cadastro foi recusado?

Se encontrarmos alguma pendência, enviaremos uma mensagem explicando o motivo. Caso a abertura de conta não seja aprovada no momento por um motivo que não seja qualidade das fotos ou ausência de dados, você poderá solicitar uma nova análise após 180 dias.

Menor de idade pode investir?

No vídeo abaixo a gente te explica!

Menor de idade pode investir?

Digital de verdade é no Inter!

Agora que você já sabe como abrir uma Conta Digital para menores no Inter, que tal convidar todo mundo para fazer parte da nossa revolução e ter uma conta completamente livre de tarifas?

Simples, digital e gratuito.

Agora que você já sabe como abrir a conta, veja os investimentos mais indicados para menores de idade. 

* Atualizado em 22/12/20.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Conta Kids: a primeira conta digital do seu filho

Quer começar a planejar e a investir no futuro dos seus filhos? Descubra a nossa...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Invest
Menor de idade pode investir?

Existem muitas opções de investimento para quem tem menos de 18 anos e já quer...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Mesada: a educação financeira desde cedo

Uma dúvida que muitos pais têm quando querem ensinar mais sobre o valor do dinheiro aos...

Leia mais