Conservador, moderado, arrojado são adjetivos que podem ser usados em vários contextos, inclusive no mundo dos investimentos para classificar os diferentes perfis de investidor. A partir dessa classificação é possível descobrir os investimentos mais adequados considerando o momento de cada investidor, seu nível de conhecimento sobre o mercado e sua aversão à risco.

E você: sabe onde se enquadra? A seguir, apresentamos os 3 perfis de investidor e mostramos como você pode descobrir o seu.

Banner Joe Ruas - Finanças na prática

Como é feita a análise do perfil?

A análise do perfil do investidor depende de alguns fatores, entre eles: idade, patrimônio acumulado, conhecimento dobre o mercado e objetivo a longo prazo. No Inter, a gente determina essas características por meio do teste de Suitability, logo no primeiro acesso do cliente à nossa plataforma de investimentos. Isso é importante para qualquer pessoa que deseja começar a investir em qualquer modalidade.

E por que é importante conhecer seu perfil? Simples! Se o perfil é diferente, a necessidade também é. Uma pessoa com patrimônio menor e que precisa de ativos com alta liquidez terá uma carteira recomendada, enquanto uma pessoa com um patrimônio maior e que não vai precisar do dinheiro a curto e médio prazo, pode se dar ao luxo de investir em ativos com menor liquidez, mas que, em contrapartida, podem dar um retorno maior.

Perfil conservador

O perfil conservador é o mais comum entre os investidores brasileiros. São pessoas que prezam pela segurança de seu patrimônio, que conhecem pouco o mercado financeiro e, por isso, costumam focar em investimentos de renda fixa, com alta liquidez e que sofrem poucas oscilações.

Os investimentos mais recomendados para esse grupo incluem: CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto e Renda Fixa. Esse investidor também pode buscar opções de renda fixa privada como as debêntures.

Perfil moderado

O perfil moderado está um passo “a frente” do perfil conservador em termos de conhecimento de mercado e, por isso, se sente mais à vontade para correr riscos em alguns momentos, se isso significar maior rentabilidade.

Pessoas com esse perfil também investem em renda fixa, mas conseguem se planejar para investir em papéis com diferentes prazos de resgate, pois, têm um patrimônio já em crescimento e não precisam acionar o dinheiro aplicado a qualquer momento. Os Fundos são ótimas opções para esse perfil.

Perfil arrojado e Perfil Sofisticado

Os investidores arrojado e sofisticado são perfis mais tolerante à risco. Sabem que perdas podem acontecer no curto prazo, mas privilegiam investimentos com retornos mais agressivos. Em geral, tem um patrimônio maior, conhecimento acumulado sobre o mercado e navegam com facilidade pelo mercado de ações.

Como descobrir seu perfil de investidor?

Você pode descobrir o seu perfil de investidor, a qualquer momento, pelo nosso aplicativo, antes de saber onde investir com segurança. Se você é cliente pessoa jurídica, o teste deve ser feito através do Internet Banking.

Para pessoas físicas siga o passo a passo:

  1. Acesse sua Conta Digital Inter;
  2. Clique no menu Investir;
  3. Caso seja seu primeiro acesso, você será convidado a fazer o teste, automaticamente;
  4. Caso não seja seu primeiro acesso, clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela;
  5. Clique em Perfil de Investidor > alterar;
  6. Preencha as informações necessárias.

Para pessoas jurídicas:

  1. Acesse sua Conta Digital PJ pelo Internet Banking
  2. Insira seu código de operador e senha;
  3. Clique em IDTVM e, em seguida, em Perfil do Investidor;
  4. Clique em Realizar teste de perfil do investidor (suitability);
  5. Preencha o formulário com suas informações.
  6. Seja qual for o resultado, você ainda tem a opção de Reenquadrar Perfil para manter as recomendações do seu perfil original, mas ter acesso a outros tipos de investimento, como o Home Broker, por exemplo.

Seja qual for seu perfil é possível diversificar

Conhecer seu perfil é importante para descobrir os ativos mais adequados para seu momento de investidor, mas isso não significa que você está restrito a certas aplicações. Inclusive, é essencial que você diversifique, mesmo dentro de renda fixa, para aumentar a eficiência da sua carteira a longo prazo.

Independentemente do perfil de investidor, seja ele conservador, moderado ou agressivo, é essencial buscar orientação profissional para garantir que as escolhas estejam em consonância com as necessidades e expectativas individuais. O planejamento financeiro adequado, baseado no perfil de investidor, permite a busca por oportunidades de crescimento, a mitigação de riscos e a maximização dos resultados.

No mundo dos investimentos, não existe uma abordagem única e definitiva. Cada pessoa é única e tem suas próprias circunstâncias e objetivos. Portanto, é importante avaliar constantemente o perfil de investidor, adaptando-o conforme necessário ao longo do tempo. A educação financeira contínua e a busca por informações atualizadas são fundamentais para tomar decisões financeiras sólidas e alcançar os resultados desejados.

Em suma, entender o perfil de investidor é um passo crucial para investir com sabedoria e construir um futuro financeiro sólido. Ao combinar conhecimento, orientação profissional e uma abordagem alinhada às próprias metas, qualquer investidor pode trilhar um caminho de sucesso e alcançar seus objetivos financeiros.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Melhor investimento para 2024: Descubra onde investir com segurança

Está em dúvida onde investir o seu dinheiro em 2024? Este guia vai te ajudar!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2024

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Qual a taxa Selic hoje? Acompanhe o relatório atualizado 2024

Acompanhe a taxa Selic hoje em tempo real!...

Leia mais