Para simplificar a vida Inter Invest

Perfil de Investidor: qual é o seu?

Publicado em 20/05/2021

Conservador, moderado, arrojado são adjetivos que podem ser usados em vários contextos, inclusive no mundo dos investimentos para classificar os diferentes perfis de investidor. A partir dessa classificação é possível descobrir os investimentos mais adequados considerando o momento de cada investidor, seu nível de conhecimento sobre o mercado e sua aversão à risco.

E você: sabe onde se enquadra?

A seguir, apresentamos os 3 perfis de investidor e mostramos como você pode descobrir o seu.

Como é feita a análise do perfil?

A análise do perfil do investidor depende de alguns fatores, entre eles: idade, patrimônio acumulado, conhecimento dobre o mercado e objetivo a longo prazo. No Inter, a gente determina essas características por meio do teste de Suitability, logo no primeiro acesso do cliente à nossa plataforma de investimentos.

E por que é importante conhecer seu perfil? Simples! Se o perfil é diferente, a necessidade também é.

Uma pessoa com patrimônio menor e que precisa de ativos com alta liquidez terá uma carteira recomendada, enquanto uma pessoa com um patrimônio maior e que não vai precisar do dinheiro a curto e médio prazo, pode se dar ao luxo de investir em ativos com menor liquidez, mas que, em contrapartida, podem dar um retorno maior.

Perfil conservador

O perfil conservador é o mais comum entre os investidores brasileiros. São pessoas que prezam pela segurança de seu patrimônio, que conhecem pouco o mercado financeiro e, por isso, costumam focar em investimentos de renda fixa, com alta liquidez e que sofrem poucas oscilações.

Os investimentos mais recomendados para esse grupo incluem: CDB, LCI, LCA, Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa. Esse investidor também pode buscar opções de renda fixa privada como as debêntures.

Perfil moderado

O perfil moderado está um passo “a frente” do perfil conservador em termos de conhecimento de mercado e, por isso, se sente mais à vontade para correr riscos em alguns momentos, se isso significar maior rentabilidade.

Pessoas com esse perfil também investem em renda fixa, mas conseguem se planejar para investir em papéis com diferentes prazos de resgate, pois, têm um patrimônio já em crescimento e não precisam acionar o dinheiro aplicado a qualquer momento. Os Fundos são ótimas opções para esse perfil.

Perfil arrojado e Perfil Sofisticado

Os investidores arrojado e sofisticado são perfis mais tolerante à risco. Sabem que perdas podem acontecer no curto prazo, mas privilegiam investimentos com retornos mais agressivos. Em geral, tem um patrimônio maior, conhecimento acumulado sobre o mercado e navegam com facilidade pelo mercado de ações.

Como descobrir seu perfil de investidor?

Você pode descobrir o seu perfil, a qualquer momento, pelo nosso aplicativo. Se você é cliente pessoa jurídica, o teste deve ser feito através do Internet Banking.

Para pessoas físicas siga o passo a passo:

  1. Acesse sua Conta Digital Inter;
  2. Clique no menu Investir;
  3. Caso seja seu primeiro acesso, você será convidado a fazer o teste, automaticamente;
  4. Caso não seja seu primeiro acesso, clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela;
  5. Clique em Perfil de Investidor > alterar;
  6. Preencha as informações necessárias.

Para pessoas jurídicas:

  1. Acesse sua Conta Digital PJ pelo Internet Banking
  2. Insira seu código de operador e senha;
  3. Clique em IDTVM e, em seguida, em Perfil do Investidor;
  4. Clique em Realizar teste de perfil do investidor (suitability);
  5. Preencha o formulário com suas informações.
  6. Seja qual for o resultado, você ainda tem a opção de Reenquadrar Perfil para manter as recomendações do seu perfil original, mas ter acesso a outros tipos de investimento, como o Home Broker, por exemplo.

Seja qual for seu perfil é possível diversificar

Conhecer seu perfil é importante para descobrir os ativos mais adequados para seu momento de investidor, mas isso não significa que você está restrito a certas aplicações. Inclusive, é essencial que você diversifique, mesmo dentro de renda fixa, para aumentar a eficiência da sua carteira a longo prazo.

No início de 2021, fizemos um texto com a carteira recomendada para cada perfil de investidor, de acordo com a aversão desses perfis ao risco, e nele você vai perceber que até mesmo o investidor conservador pode investir em bolsa, o que muda é a proporção. Confira as sugestões de carteira aqui

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe