O Pix chegou ao Brasil, há menos de um ano, trazendo inovação, praticidade e rapidamente se tornou um dos meios de pagamento favoritos dos brasileiros. 

Conforme informações do Banco Central, 274.374.807 pessoas físicas e jurídicas ativaram chaves até o último dia 30 de junho. Sim, o número é superior ao da população brasileira (213 milhões, segundo o IBGE), já que é permitido o cadastro de várias chaves por pessoa. Hoje, existem cerca de 1,30 chave para cada habitante em solo nacional.

Ainda de acordo com o Banco Central, cerca de 88,5 milhões de pessoas operam as chaves do Pix por dia! Para se ter uma ideia do tamanho da adesão do serviço, foram realizadas mais de 2 bilhões de transações e mais de R$1 trilhão movimentados só até junho deste ano, ultrapassando o montante de transações como TEDs, DOCs e cheques.

Pix só perde para cartões

O único "concorrente" páreo para o Pix são os cartões, que seguem sendo a preferência dos brasileiros. Foi o que mostrou a pesquisa Experiência Brasileira com Serviços Financeiros, feita pelo Fiserv, empresa de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros.

Os resultados mostraram que 22% dos participantes tinham preferência ao Pix, enquanto 28% preferiam usar o cartão pela comodidade. Carteiras digitais (11%),pagamento por código de barras (9%) e dinheiro (8%) completam as cinco formas de pagamentos mais utilizadas.

Confiança no Pix

Em relação à segurança dos métodos, 66% dos entrevistados afirmaram acreditar que o Pix é seguro. (Nossos especialistas já opinaram sobre a tecnologia e a resposta é sim!).  

A porcentagem é maior até mesmo que o dinheiro em espécie, apontado por 57%, seguido por cartão com chip (56%), código de barras (57%) e carteira digital (51%). A pesquisa foi conduzida entre os dias 7 e 11 de maio de 2021 e contou com a participação de mil voluntários.

E você, já tem sua chave cadastrada? Veja como cadastrar chaves aqui no Inter. 

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
4 formas de pagar usando o Pix

Veja o passo a passo para fazer seus pagamentos. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como agendar um Pix com sua conta?

Veja o passo a passo para usar a funcionalidade ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Guia do Pix: tudo sobre o novo meio de pagamento

O Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que promete “balançar”...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O Pix é mesmo gratuito?

Entenda mais!...

Leia mais