Você foi fazer um Pix no Inter e se deparou com a mensagem "Pix fora do ar"? Isso pode acontecer por diferentes motivos.

Neste artigo vamos te explicar mais detalhes dos problemas que podem ter acontecido com o Pix e te dar algumas dicas para não ficar na mão.

Pix fora do ar hoje

O Pix é um produto tecnológico e pode sofrer algumas interrupções momentâneas.  Uma dica para identificar se o Pix está fora do ar hoje é acessar o site Downdetector .

Ele monitora a estabilidade de grandes sites espalhados pelo mundo, inclusive o site do Banco Central, responsável pela criação, monitoramento funcionamento seguro do Pix junto as instituições.

É importante lembrar que esse site não é oficial.

Os dados apresentados são coletados a partir de relatórios de problemas que as pessoas enviam no próprio site, análise de comentários sobre o assunto nas redes sociais e outras fontes do sistema.

>> Você sabe o que é o Pix Saque e Pix Troco?  

Como saber se o Pix não está funcionando só comigo?

Outra vantagem do site Downdetector é que ele mostra os comentários mais recentes das pessoas que visitam aquela página. Dessa forma você pode acompanhar a quantidade de mensagens reportando o erro de Pix fora do ar e entender se a instabilidade está afetando outras pessoas.

Como os comentários são feitos a partir do Facebook, você também pode identificar de qual região aquela pessoa está falando e entender se aquele problema é apenas em sua região ou em vários locais do país.

Só eu estou com o Pix fora do ar. O que fazer?

Caso o Pix esteja com problemas apenas com você, será necessário fazer algumas validações para tentar resolver o problema.

Os erros podem acontecer por diferentes motivos. Veja os principais a seguir:

Conexão de internet ruim ou inexistente

O Pix funciona por meio da transmissão de dados via internet, se você estiver com a conexão ruim ou sem conexão, o sistema não conseguirá executar a operação desejada.

Nesse caso, desligue o Wi-Fi de seu aparelho celular e ligue novamente, tente usar os dados móveis ou desligue seu roteador, espere 10 segundos e ligue novamente.

App do banco desatualizado

Talvez a versão que você esteja usando do app do Inter esteja desatualizada e isto compromete seu bom funcionamento.

Aqui o ideal é entrar na sua loja de aplicativos, buscar pelo Super App Inter e verificar se tem alguma atualização disponível.

Sistema do seu banco com instabilidade

Pix foi construído pelo Banco Central, cuja sigla é BACEN, e funciona em parceria com sua instituição financeira. Se o seu banco estiver com falha no sistema, a transação não será efetuada.

Você pode tentar executar uma outra ação no app (como ver extrato, acessar fatura do cartão ou fazer uma transação via TED) para confirmar se o problema de instabilidade está no app do seu banco mesmo.

Aqui, nossa dica é: tenha uma chave Pix cadastrada em mais de um banco, caso falhe em um deles, você pode recorrer aos demais para fazer um teste e conferir se é uma falha no sistema do seu próprio banco ou do Banco Central

Sistema do Banco Central com problemas

Se você observou que sua conexão está funcionando normalmente e o sistema do seu banco está funcionando sem instabilidades, pode ser que o erro esteja acontecendo no Bacen.

Nesse caso, o ideal é aguardar o restabelecimento do sistema.

O que fazer em caso de Pix com problema hoje?

Em caso de Pix fora do ar você pode recorrer a outras formas bancárias de realizar transações, como TED e DOC. Outra possibilidade é fazer o pagamento via boleto ou cartão de crédito.

A vantagem do Inter nesses casos, é que assim como no Pix, não é cobrada nenhuma taxa para realizar TED, DOC ou gerar boleto.

Além disso, nenhum dos cartões de crédito Inter possuem anuidade e você pode usar sem preocupações com cobranças extras!

Perguntas frequentes sobre Pix fora do ar

Qual o problema do Pix?

Alguns problemas podem afetar o funcionamento do Pix, como: baixa ou nenhuma conexão com a internet, erro no aplicativo do seu banco, erro no sistema geral do Pix, aplicativo desatualizado, entre outros.

Quando o Pix vai voltar ao normal?

Dependendo da causa da instabilidade do Pix, não é possível prever um período de tempo até a normalização do sistema, uma vez que existem muitas variáveis que podem causar esse mau funcionamento no sistema.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Chave Pix: O Que É, Como Cadastrar e Como Funciona!

O que é a chave e para que ela serve?...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como registrar as chaves do Pix?

O Pix já tá quase chegando! Veja como cadastrar suas chaves. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O Pix é mesmo gratuito?

Entenda mais!...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O que é Pix: guia completo sobre o meio de pagamento

O Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que promete “balançar”...

Leia mais
Para o empreendedor
O que muda com o Pix Cobrança?

Dia 14 de maio chega o Pix Cobrança. Saiba o que muda! ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Pix Saque e Pix troco: quando as modalidades devem entrar em vigor?

Veja o que o Banco Central diz sobre as novidades. ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Pix é Seguro? Veja As Medidas De Segurança do Banco Inter!

A pergunta que não quer calar é: O Pix é seguro? ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Posso Ter Pix Em Mais de Um Banco? Sim, Entenda Mais!

A resposta curta é sim! Mas existem alguns detalhes para ficar atento. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Pix tem limite de valor?

Entenda tudo nesse post! ...

Leia mais
Para o empreendedor
Pix para empresas: saiba como funciona

Entenda como funciona esse meio de pagamento e as vantagens que sua empresa terá com...

Leia mais