Para o empreendedor

No Inter sua empresa não paga nada para usar o Pix

Publicado em 05/04/2021

Desde o lançamento do Pix, e m novembro do ano passado, o Banco Central determinou que o meio de pagamento deveria ser disponibilizado de forma gratuita pelas instituições financeiras para todos os clientes pessoa física.

Porém, a mesma isenção nunca foi obrigatória para clientes pessoa jurídica.

De acordo com as regras do Banco Central, a cobrança é proibida apenas para as contas de empresários individuais e microempresários individuais (MEI). Para os demais, vale o que é definido por cada instituição.

O resultado disso não demorou a aparecer: os bancos tradicionais já começaram as cobranças sobre os valores transacionados pelo Pix e, em alguns casos, a taxa pode chegar a R$145.

Se a notícia é ruim para os correntistas de outros bancos, por aqui não muda nada: o Pix continua sendo gratuito para as contas PJ. A seguir te explicamos tudo tim-tim por tim-tim.

Aina não conhece o Pix?

As transações realizadas pelo Pix já ultrapassaram as transações realizadas via Ted ou DOC, mas caso você ainda não conheça o Pix, vamos te con textualizar.

O Pix é um meio de pagamentos instantâneo, criado e regulamentado pelo Banco Central, que permite fazer pagamentos e transferências sem limites de valor, dia e horário. As transações podem ser feitas através de Qr Code ou por meio das chaves Pix (CPF, e-mail, telefone e aleatória) cadastradas nos bancos participantes, e o melhor de tudo: o dinheiro cai na hora.

Quais as vantagens de adotar o Pix para sua empresa?

Recentemente, escrevemos um artigo falando sobre as 5 vantagens de adotar o Pix para sua empresa (confere lá!), mas de forma bem resumida o Pix pode melhorar performance financeira do seu negócio, pois os pagamentos são feitos de forma ágil e sem intermediários. Ou seja, você não precisa esperar para receber o dinheiro na conta, como acontece com os pagamentos feitos por cartão de crédito e boleto, por exemplo.

E como no Inter o Pix continua sendo gratuito para pessoa jurídica, sua empresa não tem nenhum ônus ao usá-lo. Logo, por que não?

É importante destacar aqui que não estamos sugerindo que você abandone os meios de pagamento tradicionais aos quais é acostumado, apenas que considere incluir o Pix em sua estratégia para sua empresa chegar a mais clientes 😀

Porque o Pix continua sendo gratuito para PJ?

Aqui no Inter a gente realmente quer ser parceiro dos nossos clientes. Oferecemos a conta digital PJ totalmente isenta de tarifas, pois acreditamos que quando esse cliente precisar contratar algum serviço ele se lembrará da gente. Dessa forma, todos crescemos juntos.

E o que mais é gratuito?

Clientes MEI e PJ não pagam taxas no Inter, mas continuam tendo acesso a várias funcionalidades e vantagens para o dia a dia de seus negócios, como:

  • 100 TEDs e 100 boletos por mês;
  • Boletos de cobrança e de depósito;
  • Transferência de domicílio bancário;
  • Antecipação de recebíveis; 
  • API para serviços de boleto;
  • Gestão de acessos e aprovações;
  • Login por QR Code. 

Quer economizar nas taxas para poder investir no que realmente importa? Veja como abrir sua conta PJ no Inter.  

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe