O Pix, meio de pagamento, lançado em novembro de 2020, já se popularizou e se tornou o mais utilizado pelos brasileiros. Além de prático e fácil de usar, sua segurança e agilidade na transferência de dinheiro, fez com que ele logo caísse no gosto dos cidadãos e empresas. Opa, empresas? Exatamente.

Há diversas modalidades de pagamentos via Pix. A maioria, principalmente para pessoas físicas, é realizada de forma gratuita e sem taxas. Mas será que há diferença entre o tradicional e o Pix para empresas? Te mostraremos os detalhes dessa importante modalidade de pagamento.

O que é o Pix para empresas?

O Pix veio para facilitar a vida das pessoas jurídicas na hora de realizar transações com seus fornecedores ou clientes, além de ser mais uma opção de forma de pagamento entre os já conhecidos cartões de crédito ou débito, dinheiro, transferência bancária (TED e DOC) e boleto, por exemplo.

Como funciona?

O Pix para empresa funciona da mesma forma daquele para pessoa física. As transferências podem ser realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo concluídas com muita agilidade e segurança, substituindo as modalidades de TED e DOC.

Porém, uma grande diferença é que no Pix para empresas é possível cadastrar até 20 chaves para receber ou realizar pagamentos, muito mais que as cinco disponibilizadas para a conta de pessoas físicas. Só fique atento: você não pode repetir a chave em diferentes instituições financeiras. Se usou o CNPJ no cadastro da chave em um banco, não poderá usar em outro.

Quem pode usar?

Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento, pode utilizar o Pix para empresas ou Pix para PJ. Para isso, basta que você tenha uma conta ou carteira digital no banco que escolheu cadastrar uma chave Pix, seja ela CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave numérica aleatória.

Quais são as vantagens do Pix para empresas?

O Pix para empresas tem algumas vantagens em relação aos outros meios de pagamentos, incluindo o próprio Pix para pessoas físicas. Inicialmente, você não tem um limite de valor por transação, sendo muito mais flexível que o TED ou DOC, por exemplo, indo de R$ 0,01 ao infinito, cabendo a instituição financeira definir os mecanismos de segurança.

Além disso, algumas instituições financeiras não cobram nada pelos pagamentos feitos ou recebidos, tornando as taxas totalmente gratuitas e sem custo para sua empresa. Sem falar que, independentemente do dia ou hora, sendo feriado ou final de semana, seu Pix será feito de forma totalmente ágil, quase instantânea. Com modelos como o TED, por exemplo, as empresas tinham que esperar até três dias úteis para a transação ser concluída.

Outra vantagem é que o Pix empresarial está disponível para múltiplas transações durante o dia ou ao mesmo tempo, não atrapalhando o fluxo de pagamento ou recebimento de dinheiro da sua empresa, com fornecedores, funcionários ou clientes, de forma fácil e ágil.

Como cadastrar chaves Pix na conta PJ do Inter?

O Inter facilita a adoção ao Pix para empresa, através da sua conta PJ, pois todo o processo é feito de forma rápida e fácil. Além de ter zero de taxa para as transações, é realizado de forma gratuita e através do nosso Super App.

  1. Acesse o Super App do Inter;
  2. Clique na aba PIX;
  3. Clique no botão CADASTRAR CHAVE;
  4. Escolha qual chave você quer cadastrar (CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave numérica aleatória);
  5. Confirme seus dados.

Quantas chaves Pix posso ter na minha conta Inter PJ?

No Inter você pode ter até 20 chaves cadastradas no seu Pix para empresas, sejam elas CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave numérica aleatória. Porém, vale lembrar que você não pode repetir a mesma chave em diferentes instituições financeiras.

O Pix para empresas no Inter é gratuito?

Sim. Totalmente gratuito e sem taxas.

Pix para empresas X outros meios de pagamento

O Pix chegou como mais uma opção de meio de pagamento. Por sua agilidade e facilidade, logo se tornou o mais popular. Mas você sabe a diferença entre o Pix e as demais modalidades de pagamento? É importante para você e sua empresa conhecê-los e entender qual o mais indicado para cada situação.

Cartão de crédito

Na sua empresa, é essencial aceitar cartão de crédito e débito como meio de pagamento. O parcelamento de compras é uma das opções mais escolhidas pelo consumidor, por exemplo. Porém, para o empreendedor, existem alguns ônus.

As transações realizadas nas maquininhas de cartão são taxadas e o empresário pode levar até 30 dias para receber os valores cobrados dos clientes. Nesse sentido, o Pix para empresas é uma ótima opção, pois não tem taxas e o dinheiro cairá na mesma hora na sua conta.

Boleto bancário

Os boletos bancários levam até 72 horas para serem compensados e o dinheiro cair na conta. Isso pode atrasar totalmente o seu fluxo de pagamentos e logística. Além disso, só contam dias úteis, não sendo compensados em finais de semana e feriados. Já o Pix é instantâneo e pode ser feito em qualquer dia e horário.

TED e DOC

Antes do Pix, a forma remota de fazer transações eram o TED e o DOC. Porém, existem várias limitações para este meio de pagamento, como ser feita apenas em dias úteis, das 7h às 17h30, caindo no mesmo dia ou no dia seguinte.

Além disso, as transações via TED e DOC são limitadas. O cliente que ultrapassar o limite acordado em contrato com as instituições financeiras paga uma taxa para cada movimentação. Além disso, há também um limite de valor, de R$ 4.999,00.

Com o Pix para empresas o cliente PJ não pagará pelas transações, além de não ter limitação mensal de transferências, nem de valores e de horário.

Conheça a conta empresarial do Inter

No Inter, as contas MEI e PJ para empresas são totalmente gratuitas e fáceis de abrir, além de oferecer diversas vantagens em relação a outros bancos digitais.

Com a conta MEI do Inter sua empresa contará com serviços essenciais para a organização das finanças. Além de ser totalmente gratuita, o que não é comum no mercado, você terá taxa zero para manutenção, emissão de boletos, Pix e um exclusivo cartão de crédito sem anuidade.

Para saber mais, acesse e abra agora uma conta MEI no Inter para sua empresa.

Já com a conta PJ, sua empresa terá zero de taxas com o Pix, em qualquer hora e em qualquer valor. Além de ser sem tarifas e com a agilidade que sua empresa precisa, a abertura da sua conta é gratuita e seu negócio terá diversas vantagens, todas com taxa zero:

  • Pix gratuito e ilimitado;
  • 100 TEDs e 100 boletos por mês;
  • Boletos de cobrança e de depósito;
  • Transferência de domicílio bancário;
  • Antecipação de recebíveis;
  • APIs para sua gestão;
  • Gestão de acessos e aprovações;
  • Liveness e i-safe;
  • Login por QR Code.

Para saber mais, acesse e abra agora uma conta PJ no Inter para sua empresa.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0788a3f4dbd1460cbc4ed7899a2056e0_microsoftteams-image-93.png
Denner PerazzoAnalista de Conteúdo

Jornalista especialista em tecnologia e jogos.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida
Chaves do Pix: 5 motivos para registrar a sua no Inter

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central  que poderá ser utilizado...

Leia mais
Para simplificar a vida
Como registrar as chaves do Pix?

O Pix já tá quase chegando! Dia 16 de novembro já vai ser possível usar esse novo...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Guia do Pix: tudo sobre o novo meio de pagamento

O Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que promete “balançar”...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
O Pix é seguro? Especialistas do Inter explicam

A pergunta que não quer calar> O Pix é seguro? ...

Leia mais
Para simplificar a vida
Tudo sobre sua chave Pix

Lembra do Pix? Aquele meio de pagamento prático  rápido e gratuito que funciona 24h por dia durante todos os dias...

Leia mais
Para o empreendedor
Como abrir conta MEI no Inter?

Abra sua conta MEI 100% gratuita e livre de tarifas do Inter e simplifique a...

Leia mais