Clientes que usam o Pix como meio de pagamento conseguirão efetuar suas compras sem internet, de modo offline, e com poucos cliques. A novidade, que deverá ser lançada ainda neste ano, foi apresentada nesta semana pelo Banco Central, no Fórum Pix, e outras características da funcionalidade QR Pagador foram reveladas na ocasião.

A proposta tem alguns objetivos desenhados. O primeiro é possibilitar que o pagador consiga fazer uma transação mesmo que não tenha um pacote de dados ou que a loja onde deseja fazer uma compra não tenha sinal de Wi-Fi. Já o segundo é reduzir fricção, com uso recorrente em aplicativos, por exemplo, e realizar pagamentos instantâneos, como em estacionamentos, metrô e até em pedágios.

Para entender na prática como vai funcionar, veja o fluxo:

  1. Ao realizar uma compra, o estabelecimento vai apresentar o valor total.
  2. Em seguida, o cliente gera um QR Code no valor da compra.
  3. O estabelecimento lê o código e transmite as informações do pagador para o Provedor de Serviço de Pagamento (PSP) do recebedor.
  4. Logo após, o PSP do recebedor envia uma mensagem ao Banco Central.
  5. O BC, por sua vez, encaminha para o PSP do pagador.
  6. Ele valida e conclui a transação!

Modalidades

O QR Pagador, conforme a apresentação do Banco Central, contará com duas modalidades. Uma, chamada pelo BC de “Básica”, será obrigatória a todas as instituições participantes do Pix. Nela, o QR Code, por exemplo, não poderá ser reutilizável e pode expirar em cinco minutos. O limite máximo para essas transações será de R$ 200 – mas com a possibilidade de ser reduzido, conforme a preferência do cliente.

Já a modalidade “Avançada” será facultativa e terá mais opções. Ou seja, o QR Code poderá ser gerado para uma determinada empresa, com o valor a ser gasto naquele lugar. Também será possível imprimir e até atribuir a terceiros a possibilidade de fazer aquele pagamento.

Mas, vale lembrar que o QR Pagador ainda está em fase de consulta. Por isso, continue atento aos artigos do Blog do Inter para ficar por dentro das novidades. Caso queira saber mais sobre o Pix, como cadastrar chaves e as possibilidades desse meio de pagamento, clique aqui.

>> Pix saque e Pix troco: saiba como funciona

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
4 formas de pagar usando o Pix

Veja o passo a passo para fazer seus pagamentos. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como agendar um Pix com sua conta?

Veja o passo a passo para usar a funcionalidade ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Pix Saque e Pix Troco: o que a gente sabe sobre as novidades do Pix

Como as novidades vão funcionar?...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como registrar as chaves do Pix?

O Pix chegou! Veja como cadastrar suas chaves. ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Pix é Seguro? Veja As Medidas De Segurança do Banco Inter!

A pergunta que não quer calar é: O Pix é seguro? ...

Leia mais