Para simplificar a vida Inter Bank

Pix tem limite de valor?

Publicado em 20/07/2021

Com menos de um ano de vida o Pix já superou TED e DOC quando o assunto é transferir dinheiro. E não é para menos, já que o dinheiro enviado via Pix cai na hora.

Mas em termos de valores, o Pix tem limite para transferência? A resposta mais curta para a pergunta é: depende.

Ficou confuso? Calma que nesse post a gente te conta tudo.

Qual o limite de valor do Pix?

Desde a criação do Pix, o Banco Central não estabeleceu um valor máximo para transferências, mas cada instituição tem carta branca para definir seu valor, desde que o limite não seja inferior aos limites disponibilizados para TED ou para transações com o cartão de débito.

Esses limites também podem variar de acordo com o horário em que a transferência for feita. Pela regra, as transações feitas entre 20h e 6h devem ter, pelo menos, o mesmo limite das transações com o cartão de débito.

Como isso funciona na prática?

Como cada instituição pode determinar seu próprio limite para o Pix, uma pessoa com contas em diferentes instituições tem limites diferentes para usar o mesmo serviço.

Para dar um exemplo, no Inter, o limite diário para TED é de R$5.000. Isso significa que nossos clientes têm direito a transferir até esse valor pelo Pix para terceiros ou para contas da mesma titularidade.

É cliente Inter, mas precisou de transferir mais do que isso? A gente não te deixa na mão. Você pode solicitar um ajuste nos seus limites pelo app, seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Na home do app, clique no menu de três linhas no lado direito da tela;
  2. Na página seguinte, selecione Meus Limites e depois em Editar Limites;
  3. Informe o novo valor desejado em cada tipo de transação e vá em Solicitar;
  4. Depois do envio da sua solicitação, seu pedido será avaliado pela nossa equipe e te retornaremos em até 1 hora, se a solicitação for feita até às 17h. Caso o pedido seja aprovado, ele passará a valer para todas as futuras transações.
  5. Nas solicitações feitas fora do horário comercial, te retornaremos no dia útil seguinte.

É importante destacar que a análise dos novos limites levará em consideração suas movimentações financeiras no período antes da solicitação para oferecer um limite que seja compatível com sua conta.

Porque pode ser interessante ter um limite diário para o Pix?

Os limites estabelecidos pelo Pix ajudam a manter sua conta mais segura. Isso porque, apesar do Pix ser um meio de pagamento seguro, já existem vários relatos de golpes que vem sendo aplicados usando técnicas de engenharia social. Já falamos sobre eles aqui.

Ou seja, se uma pessoa, por algum motivo, tiver acesso à sua conta, ela não conseguirá transferir valores acima do seu limite diário, porque para ajustar os limites ela precisaria do token de segurança que só é gerado pelo seu dispositivo.

Assim, se você for notificado de qualquer pedido de ajuste de limite já saberá que alguém está tentando fazer transferências a partir da sua conta, e poderá entrar em contato com a gente para bloquear as transações.

Os limites também ajudam no seu controle financeiro, pois, ao reduzir os valores você evita compras por impulso e tem tempo de pensar bem até que seu novo limite seja aprovado. Lembrando que da mesma forma que você pode pedir aumento de limite, você pode pedir para reduzir o valor.

Agora que você já sabe como ajustar seus limites, aproveite para ver 4 formas de fazer pagamentos usando o Pix.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe