Para simplificar a vida Inter Invest

Por que investir em Tesouro Direto é seguro?

Publicado em 25/08/2021

Segurança. Palavra-chave que milhares de investidores iniciantes buscam quando começam a aplicar seu dinheiro. As dúvidas ainda aparecem com frequência e o conhecimento em relação a cada aplicação é cercado por insegurança. Será que vale a pena?

A alternativa que muitos escolhem nesse momento é a renda fixa. Mais especificamente o Tesouro Direto. Mas por que esses títulos são mais seguros? Nesse post explicamos um pouco dessa tendência, as garantias oferecidas pelo Tesouro Direto e se o momento atual é bom para tê-lo na carteira.

Comecei a investir agora. O tesouro é uma boa?

Sim. Os títulos públicos do Tesouro Direto são considerados os investimentos mais seguros do Brasil. O motivo? São garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, pelo próprio governo. 

Citação

Os títulos do Tesouro Direto existem há aproximadamente 15 anos e nunca houve um calote da União. Considerando que esse governo pode gerar novas dívidas para pagar as antigas, não faz sentido pensar que vá acontecer algum descumprimento do combinado.

- Joe Ruas, especialista em investimentos na Inter Invest.

Quais garantias essa modalidade oferece?

O governo federal é a garantia. Isso mesmo. O único risco de ele não honrar com o pagamento do investimento seria se o Brasil declarasse falência. O que é muito mais improvável acontecer do que a falência de qualquer instituição financeira. 

Opções de título e quando ter cada um

Depois que o investidor decidiu por ter o Tesouro Direto é possível saber qual o melhor momento de investir? De acordo com Joe Ruas, depende. 

Existem 3 modalidades principais de títulos do tesouro e cada uma é mais adequada a um momento. Confira:

Tesouro Selic: 

O título que rende conforme a taxa Selic, que hoje está em 5,25%. É a opção com menor oscilação, mas também com menor rendimento. No entanto, é o mais seguro e rende mais que a poupança.

  • Ideal para: Objetivos de curto prazo, como reserva de emergência ou uma viagem programada.

Tesouro IPCA

É um título que paga uma taxa fixa mais a inflação no período até a data de vencimento da aplicação. Como o valor oscila muito (inclusive para baixo) até chegar na data de vencimento é importante que o investidor “segure” a aplicação até o final para não ter risco de perdas.

  • Ideal para: Proteger o poder de compra no longo prazo e ter um ganho a mais, principalmente em cenários de alta da inflação.

Tesouro pré-fixado

Essa modalidade também oscila até a data de vencimento, porém conta com um ganho fixo, independente do IPCA ou da Selic.

  • Ideal para: Cenários de queda de juros e inflação. Mas, assim como o Tesouro IPCA, fundamental que se mantenha o investimento até o final para evitar os riscos de perdas.

O Tesouro Direto é uma boa opção no atual cenário econômico?

A pergunta deve levar em consideração vários fatores, como perfil do investidor e objetivos a curto, médio e longo prazos, por exemplo. Mas em linhas gerais a resposta é sim. 

Mas diversificar é regra fundamental para se proteger de diferentes cenários econômicos. 

Citação

Devemos levar em conta o objetivo de cada pessoa e o prazo para realizar o investimento. Caso a intenção seja resgatar o dinheiro em alguns meses, melhor ter mais em Tesouro Selic. Se existe a opção de esperar alguns anos, o IPCA tende a ser o ideal pela proteção contra inflação. É bom saber o que quer e variar a carteira.

- Joe Ruas, especialista em investimentos na Inter Invest

Quero investir em Tesouro Direto pelo Inter

Para comprar um título do Tesouro, você deve ter uma instituição credenciada no Tesouro Nacional como agente de custódia.

Se você já é correntista do Inter, ficou fácil. Siga o passo a passo abaixo:

  • Pelo aplicativo clique em Investimentos > Investir
  • Selecione a opção Tesouro Direto disponível no menu;
  • Escolha os títulos do seu interesse;
  • Insira a quantidade de papéis;
  • Clique em Investir.
passo a passo do Tesouro Direto dentro do aplicativo do Inter

Siga a Inter Invest

Para mais conteúdos sobre investimentos e análises do mercado em tempo real, siga o perfil da Inter Invest e acompanhe nossas lives no YouTube todas as segundas e quartas-feiras, às 17h. 

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe