Quem usou o cartão ou teve que cadastrá-lo para fazer alguma compra online, já deve ter percebido que uma das informações solicitadas é a data de validade do cartão. Afinal, é por meio dela que o vendedor checa se o cartão está ok e ainda pode ser usado.

Mas, por que será que o cartão de crédito tem data de validade? Continua a leitura que a gente te explica.

O que é a data de validade do cartão

A data de validade indica quando o seu cartão expirou, ou seja, não é mais válido para compras. Então, caso você tente utilizá-lo, na maquininha irá aparecer a mensagem "erro 54”, que indica que o prazo de uso já passou.

O período de validade do cartão geralmente é de 1 a 5 anos após a emissão. Quando a data estiver próxima, nós te mandamos um novo cartão para que você possa continuar utilizando sem problemas.

Ah, e o seu cartão virtual também tem data de validade. Ela pode ser a mesma do cartão físico ou muito próxima. Para conferir, basta acessar o app, ir para a área de cartões e clicar no cartão virtual. Permitindo a visualização das informações, você consegue também ver a data de validade.

Pra quê ela serve?

Quando você recebe um novo cartão a data de validade muda e, com isso, todas as outras informações dele. Dessa forma, você fica mais protegido de fraudes e clonagens quando existe essa rotatividade de cartões.

Além disso, com o tempo e o uso contínuo, o seu cartão vai ficando desgastado. Aquela fita magnética, por exemplo, pode dar problemas e causar erros na hora das compras. Por isso, o melhor é receber um novinho e descartar o cartão antigo.

Por último, receber um novo cartão permite que você consiga aproveitar todas as atualizações que a sua instituição tem pra você. No Inter, por exemplo, temos três tipos de cartão: Gold, Platinum e Black. Um para cada tipo de perfil de cliente, ou seja, de acordo com a relação que você tem com a gente. Com o tempo, você pode realizar um upgrade do seu cartão e, assim, aproveitar benefícios exclusivos.

Onde fica a data de validade do cartão

É bem fácil de localizar a data de validade do seu cartão. Ela fica junto a outras informações importantes, como a sequência de números e o CVV. No cartão do Inter, ela fica posicionada atrás do cartão, assim como você pode ver aqui embaixo:

Data de validade do cartão de crédito Inter
Data de validade do cartão

Você sabe como o seu cartão de crédito funciona? Tem alguma dúvida sobre limites, fatura, juros, etc.? Relaxa que a gente te ajuda! É só clicar aqui e conferir o nosso texto explicando tudo o que você precisa saber.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito clonado: o que fazer?

Veja como identificar e se proteger de fraudes com seu cartão...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
5 vantagens de ter o cartão black

Com o Cartão Inter Black você poderá aproveitar diversos benefícios exclusivos. Conheça as principais vantagens!...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito

Veja tudo o que você paga (nos outros bancos) para ter um cartão de crédito...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Veja os benefícios do Cartão Platinum e formas de obter o seu sem anuidade!

Quem gosta de viajar já deve saber que o cartão Platinum possui os benefícios mais...

Leia mais