Desde 2009 é permitido fazer a portabilidade de operadora de celular ou telefone fixo sem mudar de número no Brasil. E adivinha quem ganhou com a aprovação de tal medida? O consumidor brasileiro! 😀 🥳

Afinal, desde então os clientes das operadoras de telefonia podem aproveitar as melhores condições de mercado sem precisar mudar de número. 

O procedimento é super simples e somente em 2021 mais de 7 milhões de números de celular trocaram de operadora.

Quer saber melhor sobre o que é e como fazer sua portabilidade de número? Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é portabilidade?

A portabilidade de operadora de celular é a facilidade de manter o número de telefone fixo ou móvel independentemente da operadora a qual o número estiver vinculado.

Com ela, veio a liberdade de escolha de operadoras, de forma a facilitar a troca de plano celular com base em benefícios oferecidos como:

  • Melhor cobertura;
  • Qualidade do atendimento;
  • E preço justo.

Além disso, a troca troca de operadora ficou mais fácil, econômica e a boa notícia é que você não precisa permanecer em contratos de longo prazo ou seguir com contas mensais altas com uma determinada operadora.

Simplificando a portabilidade celular: guia para portabilidade para Inter Cel

Quais são os tipos de portabilidade?

Há basicamente três tipos de portabilidade numérica: portabilidade de operadora, portabilidade de endereço e portabilidade de plano. Confira:

1. Portabilidade de operadora:

Permite que você mude de operadora e mantenha o mesmo número de telefone.

2. Portabilidade de endereço:

Modalidade em que você mantém o número telefônico ao mudar para um novo endereço, trocando ou não de operadora.

3. Portabilidade de plano:

Permite que você mantenha o mesmo número de telefone ao mudar de plano de serviço - com ou sem mudança de operadora. Esse tipo de portabilidade acontece quando, por exemplo, você opta por trocar de um plano pré-pago para um pós-pago, e vice-versa.

4. Quanto custa a portabilidade?

A portabilidade entre operadoras tem o valor máximo de 4 reais a ser pago a cada solicitação, sendo que a prestadora poderá isentar o usuário dessa taxa. Para mudança de endereço ou de modalidade de serviço (pré ou pós-pago) na mesma operadora, não há cobrança.

Como fazer a portabilidade celular?

Para fazer a portabilidade você deve buscar a prestadora para a qual deseja migrar e informar as seguintes informações:

  • Dados pessoais;
  • Número de telefone;
  • Prestadora atual.

Após a confirmação das informações, a nova operadora agendará a habilitação do serviço e fornecerá o número de protocolo do pedido. 

Provavelmente você também comprará um novo chip da operadora, utilizado na troca conforme as instruções da nova operadora. Para os usuários de celulares pré-pagos, se houver divergência cadastral e não houver registro de bloqueio por roubo, perda ou extravio, a atualização deverá ser presencial na prestadora de destino.

Veja alguns pontos importantes para checar antes de fazer a portabilidade:

O que fazer antes de pedir a portabilidade?

Após escolher a nova operadora e plano, é importante verificar alguns pontos de pedir a portabilidade. Confira as principais dicas:

  1. Para realizar a portabilidade, as duas linhas devem estar no mesmo CPF e devem ser do mesmo DDD;
  2. Linhas com pendências financeiras na operadora de origem não podem ser portadas. Resolva qualquer tipo de pendência antes de iniciar o processo;
  3. Deixe para fazer a portabilidade perto do vencimento da fatura da sua antiga operadora. Assim você evita pagar 2 faturas no mesmo mês;
  4. Verifique o seu contrato atual (se há fidelidade, por exemplo, para evitar eventuais multas por quebra de contrato);
  5. NUNCA cancele o seu número. Quando você solicitar a portabilidade, seu plano com a operadora antiga será automaticamente cancelado.
chip inter cel para portabilidade celular

Como fazer a portabilidade Vivo para Inter Cel?

Caso você seja cliente VIVO ou de uma das operadoras móveis virtuais VIVO, você precisará pedir sua migração. Veja abaixo o procedimento completo.

Importante: se o seu plano Vivo for pós-pago, controle ou selfie, você só poderá pedir a migração após solicitar uma mudança para Vivo pré-pago.

  1. Contrate um Plano Inter Cel no Super App do Inter;
  2. Depois de receber o chip, realize o seu desbloqueio;
  3. Após essa etapa você deverá escolher "Sim, minha operadora é uma dessas" quando perguntado se sua operadora é Vivo;
  4. Clique em "Quero migrar meu número";
  5. Informe seu número Vivo ou da operadora móvel virtual Vivo que você deseja realizar a portabilidade para Inter Cel;
  6. Clique em "Aceitar e Concluir" após ler e marcar o termo de aceite;

Pronto! O processo de migração foi realizado e será concluído em até 24 horas!

Como fazer a portabilidade Claro, Tim, Oi ou Nextel para Inter Cel?

Se você for cliente Claro, Tim, Oi ou Nextel, para fazer sua portabilidade para a Inter Cel você deverá seguir o passo a passo descrito abaixo.

  1. Contrate um Plano Inter Cel no Super App do Inter;
  2. Depois de receber o chip, realize o seu desbloqueio;
  3. Após essa etapa você deverá escolher "Não, sou de outra operadora" quando perguntado se sua operadora é Vivo;
  4. Leia o termo de aceite e clique em "Aceitar e Concluir";
  5. Insira o chip no seu aparelho celular e aguarde pela mensagem de ativação;
  6. Depois que você receber o SMS com o novo número, reinicie seu aparelho;
  7. Após reiniciar o celular, acesse a home Inter Cel e conclua a ATIVAÇÃO. Clique em “receber código por sms”;
  8. Preencha o campo com o código recebido e clique em “confirmar código” para concluir a ativação;
  9. Na home da Inter Cel no Super App Inter, selecione a opção “Portabilidade para a Inter Cel”;
  10. Dê o check no termo de aceite e clique em “Solicitar Portabilidade”;
  11. Caso tenha mais de um número, selecione qual o número da Inter Cel que deverá ser substituído;
  12. Digite o número que deseja portar e clique em “Solicitar portabilidade”.

Pronto! A portabilidade irá ocorrer no terceiro dia útil às 20h.

Como consultar a portabilidade de número?

É muito simples fazer a consulta de portabilidade. A ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) disponibiliza uma plataforma online para fazer a consulta da portabilidade. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a página de consulta de Operadora da ABR;
  2. Digite o número do telefone sem o número 0 do DDD;
  3. Faça a atividade para comprovar a veracidade das informações;
  4. Clique em “Consultar” para confirmar a data da portabilidade e a nova operadora;
  5. Você ainda pode confirmar o número de celular, após a troca do chip e finalização da portabilidade, com a operadora: Veja como saber seu número de celular.

O pedido de portabilidade pode ser negado?

Se você for cliente Claro, Tim, Oi ou Nextel, para fazer sua portabilidade para a Inter Cel você deverá seguir o passo a passo descrito abaixo.

  1. Contrate um Plano Inter Cel no Super App do Inter;
  2. Depois de receber o chip, realize o seu desbloqueio;
  3. Após essa etapa você deverá escolher "Não, sou de outra operadora" quando perguntado se sua operadora é Vivo;
  4. Leia o termo de aceite e clique em "Aceitar e Concluir";
  5. Insira o chip no seu aparelho celular e aguarde pela mensagem de ativação;
  6. Depois que você receber o SMS com o novo número, reinicie seu aparelho;
  7. Após reiniciar o celular, acesse a home Inter Cel e conclua a ATIVAÇÃO. Clique em “receber código por sms”;
  8. Preencha o campo com o código recebido e clique em “confirmar código” para concluir a ativação;
  9. Na home da Inter Cel no Super App Inter, selecione a opção “Portabilidade para a Inter Cel”;
  10. Dê o check no termo de aceite e clique em “Solicitar Portabilidade”;
  11. Caso tenha mais de um número, selecione qual o número da Inter Cel que deverá ser substituído;
  12. Digite o número que deseja portar e clique em “Solicitar portabilidade”.

Pronto! A portabilidade irá ocorrer no terceiro dia útil às 20h.

Posso pedir portabilidade se meu plano tiver fidelização?

Atualmente, as operadoras de telefonia móvel podem oferecer contratos de até 12 meses de fidelização. Portanto, caso você queira mudar de operadora antes do fim do contrato poderá ser necessário realizar o pagamento de uma multa.

O Instituto de Defesa do Consumidor determina o valor da multa não pode ultrapassar 10% da quantia máxima devida até o fim do período de vigência do contrato.

Perguntas Frequentes sobre Portabilidade de Operadora

O que é portabilidade de operadora?

A portabilidade numérica, ou de operadora, é a facilidade de manter o número de telefone fixo ou móvel independentemente da operadora a qual o número estiver vinculado. Com ela, veio a liberdade de escolha de operadoras, de forma a facilitar a troca de plano celular com base em benefícios oferecidos como: Melhor cobertura; Qualidade do atendimento; E preço justo.

Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Como fazer a portabilidade Claro, Tim, Oi ou Nextel?

Basicamente, para fazer sua portabilidade você deverá entrar em contato com a operadora para a qual deseja migrar e informar as seguintes informações: Dados pessoais; Número de telefone; Operadora atual. Após a confirmação das informações, a nova operadora agendará a habilitação do serviço e fornecerá o número de protocolo do pedido. Provavelmente, você precisará comprar um novo chip conforme as instruções da nova operadora. Para os usuários de celulares pré-pagos, se houver divergência cadastral e não houver registro de bloqueio por roubo, perda ou extravio, a atualização deverá ser presencial na prestadora de destino.

Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Em quanto tempo a portabilidade é concluída?

Para completar a portabilidade, a operadora deve terminar a operação em até três dias úteis após o pedido. É recomendável que você tenha o chip em mãos antes de fazer o pedido de portabilidade. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

O telefone deixará de funcionar com a portabilidade?

Poderá haver um período de transição de até duas horas informado pela nova operadora. Apenas nesse intervalo, o telefone poderá não funcionar. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Posso desistir da portabilidade?

Você pode desistir da portabilidade em até dois dias úteis, sem ônus. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Como serão cobrados os serviços utilizados na operadora da qual estou saindo?

Os serviços já utilizados na antiga operadora são cobrados normalmente, proporcionalmente aos dados utilizados. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Posso transferir meu pré-pago para outra operadora como pós-pago e vice-versa?

Sim, a portabilidade é possível para diferentes modalidades de serviços. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Quantas vezes posso mudar de operadora?

É possível migrar entre operadoras fixas ou móveis sempre que decidir, observadas as condições acordadas no contrato. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Posso pedir a portabilidade para outro estado?

Sim, desde que você mantenha a área de registro (DDD) do seu estado de origem. Para os usuários de telefonia fixa, é possível fazer a portabilidade desde que fique dentro da mesma Área Local (município). Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

É possível pedir a portabilidade de uma linha cancelada?

Não. Para que o usuário tenha direito à portabilidade, a linha deve estar ativa. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Posso portar um número de uma operadora para outra com tecnologia diferente?

Sim. Mas fica a cargo do usuário a aquisição do aparelho compatível. Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

Posso portar um número de pessoa jurídica para pessoa física?

Não. Para portar a linha, é preciso usar o mesmo DDD e ser o mesmo titular. Por isso, só é possível fazer portabilidade de CPF para CPF (pessoa física) e CNPJ para CNPJ (pessoa jurídica). Clique aqui e saiba mais sobre Portabilidade de Operadora.

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Fonte site Teleco. Maior cobertura em Internet Móvel, considera a quantidade de municípios cobertos pela Vivo considerando as tecnologias 3G, 4G e 4.5G (Ref. Jun/2021). Consulte a disponibilidade na sua localidade. Para mais informações consulte www.bancointer.com.br/intercel.

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