Realize a transferência de custódia dos seus ativos financeiros para o Inter, de forma gratuita e segura!

Se você possui ativos em outra corretora e está considerando fazer a portabilidade de investimentos para o Inter, seja por razões de custo, serviços oferecidos ou outros fatores relacionados a investimentos, é importante saber que a transferência de custódia permite mover seus ativos de uma conta para outra, preservando sua propriedade e histórico.

Geralmente, a portabilidade de investimentos é feita por meio de um procedimento estabelecido pelas instituições envolvidas, que pode exigir a assinatura de formulários, fornecimento de documentos e a coordenação entre as partes.

Sendo assim, ao solicitar a portabilidade, os investidores têm a flexibilidade de escolher a instituição financeira que melhor atenda às suas necessidades e objetivos. É o que vamos entender a partir de agora.

O que é portabilidade de investimentos?

A portabilidade de investimentos, também conhecida como transferência de custódia, é um processo pelo qual você pode transferir seus ativos de uma instituição para outra, sem precisar resgatar seu dinheiro e reinvestir.

Geralmente, esse processo costuma ser bastante simples e as transferências dos seus ativos para o Inter podem ser realizadas para os seguintes tipos de investimentos:

O que exatamente faz o agente de custódia?

O agente de custódia são instituições que guardam os valores mobiliários dos investidores. É comum que a própria corretora seja o agente de custódia dos seus clientes perante a Câmara de Compensação, Liquidação e Gerenciamento de Riscos, que, por sua vez, possui diferentes agentes ligados a ela.

A Câmara é responsável pela guarda centralizada dos títulos e pela compensação e liquidação das operações realizadas em bolsa. Instituições como as corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários (categoria na qual a Inter DTVM se encaixa), os bancos de investimento, os bancos comerciais e bancos múltiplos podem atuar.

Como funciona a portabilidade de investimentos?

A portabilidade de investimentos é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e é gratuita para o investidor. Para fazer a portabilidade, você precisa:

  • Abrir uma conta na nova instituição financeira onde deseja transferir seus investimentos.
  • Preencher um formulário de solicitação de portabilidade.
  • Enviar o formulário de solicitação para a instituição financeira de origem.

A instituição financeira de origem tem até dois dias úteis para processar a solicitação de portabilidade. Após esse prazo, os seus investimentos serão transferidos para a instituição financeira de destino.

Antes de fazer a transferência de títulos, é importante comparar as condições oferecidas pelas diferentes instituições financeiras. Você também deve verificar se os investimentos que deseja transferir são elegíveis para a transferência de custódia.

Qual é a vantagem de fazer a portabilidade de investimentos?

Uma vantagem da portabilidade é a eliminação da necessidade de resgatar e reinvestir os investimentos. Sendo assim, a portabilidade é gratuita e não está sujeita a tributação, o que evita custos adicionais e não afeta os benefícios fiscais do investidor. Também é possível receber cashback de fundos, consolidar o Imposto de Renda em um só lugar e desfrutar de outros benefícios. Essa abordagem também resulta na economia de taxas associadas ao resgate, preservando os lucros reais obtidos.

Quanto tempo demora a portabilidade de investimentos?

De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o prazo para transferência de valores mobiliários, é necessário seguir procedimentos adequados ao transferir os valores mobiliários para outro custodiante, levando em consideração as necessidades dos investidores e a segurança do processo. Essa transferência deve ser concluída em até 2 (dois) dias úteis após o custodiante receber o requerimento válido feito pelo investidor.

É importante ressaltar que a corretora não pode recusar uma transferência de forma arbitrária. No entanto, é possível ocorrerem situações em que o ativo a ser transferido não esteja disponível.

Um exemplo disso são os títulos públicos do Tesouro Direto que foram utilizados como garantia em operações de crédito, os quais ficam indisponíveis até que o evento de risco que justifica a necessidade de depósito e manutenção de garantias seja encerrado, reduzido ou quando o investidor oferecer outro ativo como substituto dos títulos que deseja transferir.

Como fazer a portabilidade de investimento para o Inter?

Para trazer seus investimentos de outra corretora ou banco para o Inter, basta seguir as instruções de acordo com o tipo de ativo que você quer trazer pra cá:

Sabia que você pode fazer a portabilidade de fundos de investimento aqui para a Inter Invest e ganhar cashback em vários deles.

Portabilidade de Fundos de Investimento

1. Certifique-se de que seu cadastro de investidor no Inter está ativo e atualizado. Para isso, é só assinar o Termo de Adesão DTVM e manter o seu Perfil atualizado. Você pode fazer tudo isso em Configurações, dentro do menu Investir, no Super App.

2. Verifique se o seu fundo de investimento está disponível no Inter. Você pode transferir todos que estão listados na seção de Fundos no Super App, inclusive os que estão fechados para captação.

3. Inicie um chat com a Babi, nossa assistente virtual, e escreva “Portabilidade de fundos”. Após responder às perguntas da Babi, ela vai te enviar uma carta de portabilidade por e-mail.

4. Preencha a carta com os fundos que você deseja trazer para o Inter e assine.

5. Para concluir o processo, é só enviar a carta assinada para a corretora ou banco de origem dos seus fundos, solicitando a portabilidade para o Inter. Alguns documentos e procedimentos adicionais podem ser exigidos pela sua instituição de origem.

Portabilidade de Renda Variável no Brasil ou Tesouro Direto

O fluxo de transferência de ativos de Renda Variável negociados na bolsa é igual ao de títulos do Tesouro Direto.

Já, a portabilidade de investimentos de Renda Variável vale para todos os ativos negociados na B3 (ações, fundos imobiliários, BDRs e ETFs).

Vale lembrar que você não precisa enviar nenhum documento para o Inter, apenas para a instituição onde estão seus ativos atualmente. Siga o passo a passo:

1. Verifique se o seu cadastro de investidor está ativo e atualizado no Inter. Para isso, é só assinar o Termo de Adesão DTVM e manter o seu Perfil atualizado. Você pode fazer tudo isso em Configurações, dentro do menu Investir, no Super App.

2. Para transferir ativos negociados em bolsa, certifique-se de que eles não estão alugados na corretora/banco de origem. Caso estejam, é só desabilitar o aluguel antes de solicitar a portabilidade para o Inter.

3. O próximo passo é preencher a carta de portabilidade, conforme os seguintes campos:

Identificação de Cedente (origem dos ativos)

  • Nome/Razão social, CPF/CNPJ, Endereço e Código do Investidor na instituição de origem (com dígito);
  • Instituição Cedente (origem dos ativos);

Identificação de Cessionário (destino dos ativos)

  • Nome/Razão social, CPF/CNPJ e Código do Investidor no Inter (com dígito);
  • Instituição Cessionária (destino dos ativos): Inter DTVM Ltda / 1099-5;
  • Se o Investidor Cessionário é vinculado ao Inter ou não;

Identificação dos ativos que deseja trazer para o Inter

  • Ticker do ativo para Renda Variável e nome completo do título para Tesouro Direto; 
  • Tipo de ativo para Renda Variável: ON, PN, FII, BDR...
  • Quantidade de ativos que deseja trazer para o Inter.

Tenha em mãos o seu Código de Investidor no Inter! Esse passo é muito importante, pois é através desse código que você será identificado para poder receber seus ativos aqui.

Caso você já tenha realizado alguma operação no nosso Home Broker, é só conferir o seu Código em qualquer uma das notas de corretagem disponíveis no app.

Você pode fazer isso em Investir > desça até a seção de Renda Variável > Notas de corretagem > fazer o download ou enviar por e-mail. Na nota, o seu Código de Investidor fica no campo Cliente, logo antes do seu nome completo.

Caso você ainda não tenha notas de corretagem no Inter, é só acessar o Portal do Investidor da B3 ou entrar em contato com a gente pelos canais de atendimento.

Para concluir a transferência de títulos, é só enviar a carta preenchida e assinada para sua corretora ou banco, solicitando a transferência de custódia dos seus investimentos para o Inter. Alguns documentos e procedimentos adicionais podem ser exigidos pela instituição de origem.

Portabilidade de Renda Variável e investimentos no EU

Você também pode transferir seus ativos dos EUA para nossa Plataforma Global de Investimentos, realizada por meio da Inter&CO Securities! A portabilidade de investimentos internacionais vale para todos os ativos negociados nas bolsas de valores dos EUA (ações, REIT's , ETF's e ADR's).

Vale lembrar que a instituição americana onde estão seus ativos pode cobrar algumas taxas para transferir seus investimentos pra cá.

1. O primeiro passo (e o mais importante) é abrir uma conta americana de investimentos na Plataforma Global de Investimentos disponível no Super App do Inter.

2. Com sua conta americana aberta, chame a Babi, nossa assistente virtual, e escreva "Portabilidade de investimento". Selecione a opção "de outra instituição para a Inter&CO Securities" e siga as instruções no chat.

3. Tenha em mãos o número da sua conta da Inter&CO Securities. Ele está disponível na tela inicial da Plataforma Global de Investimentos, no app.

4. Você também vai precisar de alguns dados da instituição de origem dos seus ativos, ou seja, onde eles estão atualmente.

5. Vamos te enviar uma carta de portabilidade por e-mail. É só preencher, assinar, e nos devolver a carta respondendo o e-mail que vamos cuidar de todo o resto por aqui!

6. Após o envio da carta assinada, o prazo médio para conclusão do seu processo de portabilidade é de 10 dias úteis.

Portabilidade de Renda Fixa

A portabilidade de investimentos de renda fixa vale para o s seguintes papeis: CDB, CRI, CRA, LCI, LCA, debêntures, RDB, LF, LC e títulos públicos.

1. Certifique-se de que seu cadastro de investidor no Inter está ativo e atualizado. Para isso, é só assinar o Termo de Adesão DTVM e manter o seu Perfil atualizado. Você pode fazer tudo isso em Configurações, dentro do menu Investir, no Super App.

2. O próximo passo é solicitar a portabilidade para o Inter junto à sua instituição de origem, ou seja, onde seus ativos estão atualmente.

3. Você vai precisar das seguintes informações:

  • Instituição Cedente – onde os ativos estão atualmente;
  • Instituição Cessionária – Inter DTVM Ltda;
  • Conta corrente no Inter;
  • CPF/CNPJ do investidor;
  • Código do(s) ativo(s) a ser(em) transferido(s);
  • Preço Unitário (PU) de aquisição (R$);
  • Quantidade;
  • Valor de aquisição (R$);
  • Taxa de compra do ativo.

A instituição de origem tem 2 dias úteis para concluir o seu processo de portabilidade após a solicitação. Após isso, você vai poder visualizar e acompanhar os seus investimentos diretamente do nosso Super App!

Portabilidade de Previdência Privada

A previdência privada vale a pena devido à sua simplicidade e segurança. Realizar a portabilidade da sua previdência para cá é um processo extremamente simples, o que reforça ainda mais a vantagem de optar por esse tipo de investimento. Veja só:

1. Na home do Super App, clique em “Investir”;

2. Depois vá até em “Previdência privada”;

3. Na página seguinte, selecione “Portabilidade de Previdência”;

4. Em seguida, “Pedir minha portabilidade”;

5. Informe o valor acumulado;

6. Finalize em "Solicitar a portabilidade".

Após finalizar o pedido, enviaremos um e-mail com os próximos passos. Se você já possui uma Previdência no Inter e deseja apenas mudar de fundo, siga o mesmo caminho informado acima e no campo "Selecione a instituição", escolha Outros. O prazo para finalização do processo é de 10 dias úteis, após a assinatura da proposta.

Como transferir investimentos de uma corretora para outra?

Se você quer saber como trocar de corretora de investimentos, é importante lembrar que, antes de iniciar o processo de transferência de custódia, é necessário esperar dois dias após a compra dos ativos, respeitando a regra de liquidação das operações da B3, que é de D+2. Portanto, a transferência não será feita se sua conta corrente estiver negativa!

Com tudo certo, é só seguir os passos abaixo:

1. Acesse o App ou Internet Banking do Inter para buscar seu código de investidor com dígito

2. Para solicitar a transferência de custódia dos seus investimentos do Inter para outra corretora, entre em contato com a gente através do chat e digite a frase: "Quero transferir custódia". Alguns instantes após a conclusão do atendimento, você receberá um formulário digital (STVM) para preencher e retornar, solicitando a transferência. O tempo médio de retorno para este tipo de solicitação é de 2 dias úteis, caso as informações preenchidas no formulário digital (STVM) estejam todas corretas

3. Para transferência de fundos, deve ser utilizado o modelo próprio de formulário, baixe aqui.

4. Para outros motivos, diferentes de mesma titularidade, deve-se verificar a documentação necessária à transferência.

5. Os documentos adequados a cada situação devem ser registrados em cartório, digitalizados e junto com a STVM preenchida e digitalizada, entre em contato no chat para saber os passos seguintes. Nos acione também para informações da documentação adicional necessária à transferência. A Declaração de Transferência entre Cônjuges está disponível aqui.

Atenção! O processo acima é válido para transferências de investimentos do Inter/INTER DTVM para outra instituição. Para mais informações, consulte a nossa FAQ  para fazer a portabilidade de investimentos com segurança.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/604c1ccd4dfa42329c2f5ad535bd4935_captura-de-tela-2022-05-27-as-155140.png
Thiago Henrique GomesAnalista de Conteúdo

Interessado em tecnologia, investimentos e cripto.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Portabilidade de Previdência para o Inter: descubra 5 vantagens que valem a pena!

Traga seu plano para cá e aproveite todas as vantagens de ser Inter...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2024

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Onde investir 1.000 reais: 7 opções mais procuradas

Descubra onde investir 1.000 reais com retorno rápido....

Leia mais